Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alterar essa fonte de 220v para 127v


Matthwus

Posts recomendados

5 minutos atrás, Paulo Poleze disse:

 

A corrente não cai para manter a potência, lembra sempre do básico, I(corrente) = V(tensão)/R(resistência)

Logo, se você subir a tensão e manter sua resistência/impedância a sua corrente vai subir.

Mas se meu transformador consegue entregar 280w

P=V.I

I=P/V

 

então se eu tenho a fonte entregando 20v e o transformador aguenta fornecer 280w a minha corrente tem que ser 280/20= 14A

E se eu pegar o mesmo transformador de 280w porém entregando 40v a corrente vai ter que ser 280/40= 7A

 

Não é ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Matthwus disse:

Mas se meu transformador consegue entregar 280w

A corrente não quer saber se teu transformador aguenta só 280W, se pedir mais corrente ele vai fornecer até queimar.

@Edit No caso vai queimar o ponto mais fraco do seu circuito, pode ser um diodo, resistor, transformador e etc.

 

26 minutos atrás, Matthwus disse:

então se eu tenho a fonte entregando 20v e o transformador aguenta fornecer 280w a minha corrente tem que ser 280/20= 14A

Você calculou a corrente máxima que você pode ter no circuito, não a corrente que você terá no circuito, a que você vai ter é I=V/R, grosseiramente falando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Paulo Poleze disse:

A corrente não quer saber se teu transformador aguenta só 280W, se pedir mais corrente ele vai fornecer até queimar.

@Edit No caso vai queimar o ponto mais fraco do seu circuito, pode ser um diodo, resistor, transformador e etc.

 

Você calculou a corrente máxima que você pode ter no circuito, não a corrente que você terá no circuito, a que você vai ter é I=V/R.

Mas meu tda7294 não vai consumir mais de 280w

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Matthwus disse:

Mas meu tda7294 não vai consumir mais de 280w

Perfeito, então você não terá problema. Agora só para esclarecer, vou exemplificar de acordo com suas alterações:

 

Secundário: 36V e 280W

Corrente máxima: I=280/36=>I=7,7A

 

Primário(Antes): 220V e 280W

Corrente máxima: I=280/220=>I=1,27A

 

 

Primário(Depois): 110V e 280W

Corrente máxima: I=280/110=>I=2,54A

 

Ou seja, a corrente no primário dobrou, muito provavelmente você não vai ter problema, mas gostaria que ficasse claro as mudanças de reenrolar o trafo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui está um link com os arquivos que utilizei para confeccionar a placa, com informações do transformador, e com alguns links de conteúdo a respeito da placa:

 

https://www.mediafire.com/file/olcdgh2802dre3k/Fonte_280W.rar/file

adicionado 18 minutos depois

Outra coisa, descobri que a proteção contra curto funciona, deu problema em um retificador da saída, o diodinho ferveu, a fonte desarmou na hora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Vai entrar em curto.

 

Pergunta: qual a frequência aplicada no primário desse trafo?

Achei uns diodos bons, mais ou menos 15kHz, mas também dependendo do tamanho do núcleo e da boa construção do trafo, essa frequência pode alterar um pouco, li um relato de um cara que colocou um núcleo maior e a fonte oscilou em 18khz.

adicionado 47 minutos depois

Infelizmente mais um problema ocorrido, mas já solucionado, um lado parou de oscilar do nada, 0 de tensão na bobina, e o outro lado normal, a fonte até funcionava, porém não era mais simétrica, depois de quebrar a cabeça um pouco aqui, um dos capacitores novos que comprei para por na saída, apresentou fuga, efetuei um teste com um outro capacitor, de fonte atx, e pimba, voltou a funcionar normalmente.

IMG-20200131-122827.jpg

agora vou providencia outro e ja substituir o secundário do trafo para obter os 36+36

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Perguntar (mais uma vez) não custa. Possuis osciloscópio? Ou (mais uma vez) a indelicada resposta...

Em 30/01/2020 às 08:21, Matthwus disse:

Eu não tenho o esquema dela, se não já teria postado,

(esquema entenda osciloscópio)

Ele ajuda um pouco mais quem for te ajudar.

Se bem que...

Certas feitas eu fizera circuitos por intuição mesmo... sem osciloscopio, sem esquema, sem placa. Boa parte funcionava, uma ainda maior... não kk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Perguntar (mais uma vez) não custa. Possuis osciloscópio? Ou (mais uma vez) a indelicada resposta...

(esquema entenda osciloscópio)

Ele ajuda um pouco mais quem for te ajudar.

Se bem que...

Certas feitas eu fizera circuitos por intuição mesmo... sem osciloscopio, sem esquema, sem placa. Boa parte funcionava, uma ainda maior... não kk.

Não tenho osciloscópio, apenas um multímetro esse comuns, e um amperímetro dos comuns também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue a ultimas alterações, durante os testes andei tendo um problema de aquecimento no indutor de saída, refiz ele utilizando dois fios 18 awg em paralelo, e parece que foi resolvido, o único problema agora é uma diferença de 2v na saída, um lado com os 36, o outro lado com 38, e o mais engraçado que foi enrolado junto, com os fios em paralelo, mas fazendo mais uns testes aqui, até chegar onde preciso, parece funcionar muito bem essa fontezinha, para pequenos amplificadores, vai ser uma belezinha.

IMG-20200201-131151.jpg

Quem se interessar( @Isadora Ferraz que achou bacaninha) pode montar que é sucesso, o mais trabalhoso é acertar as bobinas osciladoras, tem que bobinar praticamente idênticas para funcionar. 

na postagem #30 está os arquivos para download com layout da placa, e algumas informações da montagem do transformador.

 

Informações que faltaram no arquivo:

Indutor 2cm de diâmetro externo 8 voltas com dois fios em paralelo 18 awg, pode ser um fio só mais grosso, mas vai dar um trabalho danado para enrolar, estava fazendo com o fio mais grosso, mas desisti, muito pouco espaço no indutor para enrolar ele.

 

 

 

Bom logo mais vou acertar essa diferença de tensão na saída, e ai vou fechar o trafo de vez, alguém tem ideia de que tipo de cola é utilizado nesses transformadores ?

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
35 minutos atrás, Matthwus disse:

um lado com os 36, o outro lado com 38,

Troque um multímetro pelo outro. Talvez a diferença vá junto 😁

 

O teste completo é com carga máxima. Deve colocar dissipadores nos diodos. Se os tr ficarem gelados, aí sim hein. Interessante também é saber a freq do chaveamento - se  seu multimetro tiver frequencímetro...

 

Fonte chaveada é um ramo específico da eletronica. Tem vários 'ajustes finos' e macetes. Um deles é o tal de gap do trafo que faz toda a diferença. Este e outros motivos me impedem de aventurar por estas veredas. Portanto receba minhas congratulações. Mesmo com parcos conhecimentos obtiveste um relativo sucesso.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Troque um multímetro pelo outro. Talvez a diferença vá junto 😁

 

O teste completo é com carga máxima. Deve colocar dissipadores nos diodos. Se os tr ficarem gelados, aí sim hein. Interessante também é saber a freq do chaveamento - se  seu multimetro tiver frequencímetro...

 

Fonte chaveada é um ramo específico da eletronica. Tem vários 'ajustes finos' e macetes. Um deles é o tal de gap do trafo que faz toda a diferença. Este e outros motivos me impedem de aventurar por estas veredas. Portanto receba minhas congratulações. Mesmo com parcos conhecimentos obtiveste um relativo sucesso.

Testei com gap, nesse transformador, quase pegou fogo em tudo, a corrente na entrada subiu um monte, ai deixei sem mesmo, mas fiz dois transformadores aqui, e estou fazendo uns testes, tenho um núcleo toroidal para testar também, ver o comportamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Matthwus disse:

Testei com gap, nesse transformador, quase pegou fogo em tudo

Só chuto pois não sou do ramo. O gap tem um pouco de relação com a frequencia, características do ferrite e alguns etc. Por isso há importância nos instrumentos de medição que você não possui. E claro, muita teoria chata, senão a mais chata de todo o universo conhecido.

 

8 minutos atrás, Matthwus disse:

alguns é diferentes, mas

... o circuito é a lesma lerda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Matthwus disse:

Testei com gap, nesse transformador, quase pegou fogo em tudo, a corrente na entrada subiu um monte,

O gap é legal porque aumenta absurdamente a capacidade de se acumular energia num núcleo pequeno mas tudo tem seu preço: a indutância cai terrivelmente. Na fonte flyback o método é acumular energia e depois repassar a energia acumulada. Um motor de 2 tempos. O uso do gap obriga o projeto a ter um rápido controle sobre a corrente, normalmente a frequência fica entre 60kHz e 100kHz e no final do primeiro ciclo a injeção de energia é totalmente interrompida. Aguarda-se a transferência de energia e só depois se reinicia o ciclo. Nesse projeto a transferência e injeção de energia é contínua, não há necessidade de se acumular energia no núcleo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até pode ser resistência mas devo lembrá-lo que um amplificador de áudio é bem menos exigente de potência que a resistência. No áudio temos curtos momentos em que a potência máxima é exigida. Uma resistência consome de forma contínua. Se der um bom resultado em resistência dará um excelente em áudio. Por falar em áudio lembre-se que a maior exigência dele são os ruídos de fonte que passam para o áudio. Os 18kHz vai dar um apito e tanto se não for corretamente filtrado.

Está legal poder acompanhar a sua aventura, continue postando a evolução.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Até pode ser resistência mas devo lembrá-lo que um amplificador de áudio é bem menos exigente de potência que a resistência. No áudio temos curtos momentos em que a potência máxima é exigida. Uma resistência consome de forma contínua. Se der um bom resultado em resistência dará um excelente em áudio. Por falar em áudio lembre-se que a maior exigência dele são os ruídos de fonte que passam para o áudio. Os 18kHz vai dar um apito e tanto se não for corretamente filtrado.

Está legal poder acompanhar a sua aventura, continue postando a evolução.

Boa sorte.

Olhe essa aventura, já enrolei diversos ferrites, toroides, vários modelos de núcleos esses quadradinho iguais de fontes atx, e descobri uma coisa interessante, peguei um ferrite de flyback, enrolei ele meio de qualquer jeito, e ele praticamente funciona de qualquer maneira, já o trafinho ERL-35 da fonte atx, tem que enrolar praticamente perfeito, igual maquina e mesmo assim, as vezes ainda falha.

IMG-20200202-192238.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em tempo recente li e muito a respeito desses ferrites, os cálculos, etc. É um inferno de parâmetros e conceitos. Espero que em algum dia consigam fazer uma modelagem mais simples para os núcleos magnéticos. No livro do Colonel há um roteiro simplificado de apenas 60 cálculos. Quanto mais eu lia sobre o tema mais burro me sentia. Parei de ler quando estava prestes a zurrar. kkk

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Matthwus disse:

Consegui a simetria agora vou subir para uns 35+35, para alimentar o TDA 7294, depois vou postar uma testes de corrente dela, para ver a potencia, sugere alguma carga ? Pode ser resistência mesmo ?

IMG_20200202_173512.thumb.jpg.e4399329541e2ccf2db3d2eb6cf496cf.jpg

Estou com um pequeno problema que esta me deixando louco kkkkk

olha ai a simetria praticamente perfeita, note que o transformador esta fora da placa, atras dela, retificado fora da placa também e sem indutor, e tudo lindo na tensão, pois bem, esquentei o ferro e soldei o transformador na placa, e para minha surpresa, alteração na tensão de saída de novo, entre 2 a 4 volts de diferença, sera que pode ser alguma coisa que esta a frente do trafo, afinal, ele estrava tudo certo fora da placa, simplesmente coloquei na placa, e pimba tensão se alterou, o que muda além do trafo esta na placa, é os diodos, indutor, e capacitor, sera que podem ser algum deles ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus  O comprimento dos fios gera indutância, logo altera a frequência.

 

Quando o trafo está na placa, os dois lados trabalham fora de sincronia, gerando um período de onda mais alto do que o outro, em outras palavras, o pico negativo fica maior do que o positivo.

 

Será um pouco difícil você fazer os dois lados oscilarem igual, por isso a importância do osciloscópio na montagem deste tipo de aparelho. Mas pode ir tentando alterar algum capacitor ou resistor colocando outro em paralelo por cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Renato.88 disse:

@Matthwus  O comprimento dos fios gera indutância, logo altera a frequência.

 

Quando o trafo está na placa, os dois lados trabalham fora de sincronia, gerando um período de onda mais alto do que o outro, em outras palavras, o pico negativo fica maior do que o positivo.

 

Será um pouco difícil você fazer os dois lados oscilarem igual, por isso a importância do osciloscópio na montagem deste tipo de aparelho. Mas pode ir tentando alterar algum capacitor ou resistor colocando outro em paralelo por cima.

 

Em 01/02/2020 às 21:00, Matthwus disse:

Olha que maravilha, encontrei com os valores, alguns é diferentes, mas é melhor que o outro:

5dv04g.png

Essa diferença de sincronia, acaba alterando as tenções em cima do capacitor C1 e C2 nesse esquema ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...