Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferença entre fans caros e baratos


Posts recomendados

Tirando o RGB, que é apenas estético (e custa a mais), temos fatores como materiais usados na construção, características do fan, tipo de rolamento, durabilidade. Tem fans com tempo médio entre falhas de décadas sendo usados continuamente, tem fans voltados para fluxo de ar, fans voltados para pressão de ar, fans voltados para operação silenciosa. O tempo e dinheiro gasto para melhorar cada uma destas características é embutido no preço final do produto. Tem características também como se o fan tem controle de velocidade ou não, e se tem, se é por tensão ou PWM, cada uma destas características muda o preço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LeonardoFernandes acredito que as diferenças mais notáveis seriam o fluxo de ar, ruido, vida util, tipo de rolamento e no mais caros (considerando que seja dessas marcas como Corsair, DeepCool, etc.) a presença do quarto pino, onde a placa-mãe controla o RPM, diminuindo ou aumentando conforme necessário.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LeonardoFernandes dependendo do seu gabinete, do quão limpo ele encontra-se, a temperatura do seu quarto, um fan apenas não vai resolver a situação. 

 

Se for o processador que está pegando fogo, um air cooler para ele, vai ajudar mais que um fan baratinho. E dependendo do quão quente aí é, não vai adiantar nem mesmo comprar os dois. Eu morei em uma residência que só central de ar mesmo, mas como não tinha uma dessas, o processador, hd e gpu ia pegando fogo mesmo. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, T4RD-1S disse:

a presença do quarto pino, onde a placa-mãe controla o RPM, diminuindo ou aumentando conforme necessário

Só pra complementar, a maioria das placas mãe mid-end pra cima também permite o controle da rotação por tensão, de forma que é possível variar a rotação dos fans de acordo com a temperatura mesmo sem o 4o pino.
 

15 minutos atrás, LeonardoFernandes disse:

@Marco Tada Você poderia me indicar algum fan bom (para gabinete, esqueci de citar isso no tópico) que esteja até uns 50 reais na terabyte? Meu quarto é muito quente, e meu orçamento está limitado...

Fan não tem como fazer mágica. Se seu quarto é muito quente, o que ele vai fazer é jogar ar muito quente nos componentes, que vai arrefecer eles pouco ou nada. Tenho 3 fans de 14 cm no meu gabinete e a maior parte do tempo deixo só 1 ligado porque ligar os demais não provoca diminuição alguma da temperatura (se tratando de temperatura ambiente de 30+). Se eu fosse você pegaria 2 quaisquer de 12 cm baratinhos, de R$ 25 cada, mas já sabendo que a tendência é que não ajude muito com a questão da temperatura ambiente alta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma olhada na Terabyteshop, e não vi nada perto dos R$50. O que eu achei mais próximo e viável disso é um kit de 3 fans da Corsair, que custa 147 o kit (CO-9050084-WW). Tem um fan da Corsair por volta de 51 reais, o CO-9050015-WLED, mas aí vem a pegadinha, o modelo dos fans é o mesmo, AF120, mas o kit de 3 usa rolamento hidráulico, enquanto que o último usa sleeve bearing.

Ventoinhas do tipo sleeve bearing NÃO devem ser montadas na posição horizontal, por causa do método de funcionamento do sistema de lubrificação do rolamento, sob risco de desgaste prematuro e falha do componente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Grande Mestre Lucas disse:

@Shaman93 se o gabinete tiver 3 fans e a temperatura ambiente estiver 31º, não vai baixar nem mesmo 1º? 

Nah, 1 grau deve baixar sim. O que quero dizer é que a diferença tende a ser pequena, nessa casa de poucos graus mesmo, então não vale a pena gastar muito em ventoinha se você tem a temperatura ambiente muito alta.
 

1 hora atrás, Grande Mestre Lucas disse:

3 fans de 120+air cooler para cpu+central no 17 com a temperatura ambiente de 31º vai fazer o que de diferença real? 

Central no 17 e temperatura ambiente de 31? Não entendi. A diferença depende muito do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Grande Mestre Lucas disse:

@LeonardoFernandes dependendo do seu gabinete, do quão limpo ele encontra-se, a temperatura do seu quarto, um fan apenas não vai resolver a situação. 

 

Se for o processador que está pegando fogo, um air cooler para ele, vai ajudar mais que um fan baratinho. E dependendo do quão quente aí é, não vai adiantar nem mesmo comprar os dois. Eu morei em uma residência que só central de ar mesmo, mas como não tinha uma dessas, o processador, hd e gpu ia pegando fogo mesmo. 

 

Nesse caso, obviamente, o gabinete já tem um fan, e colocaria mais 3, ou 4 se você me falasse um..

adicionado 1 minuto depois
2 horas atrás, Shaman93 disse:

Só pra complementar, a maioria das placas mãe mid-end pra cima também permite o controle da rotação por tensão, de forma que é possível variar a rotação dos fans de acordo com a temperatura mesmo sem o 4o pino.
 

Fan não tem como fazer mágica. Se seu quarto é muito quente, o que ele vai fazer é jogar ar muito quente nos componentes, que vai arrefecer eles pouco ou nada. Tenho 3 fans de 14 cm no meu gabinete e a maior parte do tempo deixo só 1 ligado porque ligar os demais não provoca diminuição alguma da temperatura (se tratando de temperatura ambiente de 30+). Se eu fosse você pegaria 2 quaisquer de 12 cm baratinhos, de R$ 25 cada, mas já sabendo que a tendência é que não ajude muito com a questão da temperatura ambiente alta.

Meu quarto ele pega todo sol da tarde e manhã, ent quando tá tipo 25 graus de temperatura dentro dele ta 35 kkkk ou até mais, mas claro, não é sempre que ele fica assim, hoje mesmo, tava tranquilo

adicionado 19 minutos depois

Os fans da Riotoro que tem na terabyte pro 43 reais são relativamente ''bons''?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LeonardoFernandes dessa faixa de preço lá que você falou, não tem muito o que recomendar. Basta jogar na pesquisa do google e vai ver várias marcas, inclusive uma da pichau, mas é aquele negócio, a durabilidade dela só na prática mesmo. 

 

Se você não tivesse restringido tanto o valor, eu recomendaria da marca Corsair que você pode encontrar sem led à venda, mas os valores podem chegar ao preço de um hd da seagate. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...