Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito para Carregamento de Baterias


Posts recomendados

Boas a todos!

 

Uma bateria chumbo acido conectada a um carregador "puxara" do carregador a corrente que ela precisa ou toda a corrente que o carregador tem a disponibilizar?

 

Um usuario aqui do CdH disse:

 

Citação

Se você ligar uma  lâmpada automotiva de 12V por 100 Watts ( aquelas de farol ) nessa fonte vai ocorrer o que voce falou, a lampada só vai 'puxar'    os 8 Amperes da fonte e não vai queimar.

 

Se voce ligar uma lampada automotiva tipo pingo, aquelas que iluminam o porta-luvas ou o teto do carro,  ela vai requerer os mesmos 12V e   cerca de 500 mA. A fonte vai acender a lampada e fornecer apenas a corrente  que a lâmpada precisar.

 

Se alguém  lhe disse que com as baterias ocorre a mesma coisa  esse sujeito pode ser um amigo da onça ou no melhor caso ele pode apenas estar desinformado.

 

Então, ilustrando de outra forma : Enxergue uma bateria como uma caixa dágua SEM TAMPA, voce pode encher ela ( dar carga )  usando copinhos de aperitivo ou pode encher usando baldes de 10 litros, ela é burrinha e não sabe controlar o fluxo de corrente .

 

Se voce tentar carregar com uma corrente muito baixa mesmo na tensão correta o processo não concretiza, já se usar uma corrente muito alta voce COM CERTEZA vai danificar a bateria.

 

porém numa discussao do facebook outro usuario disse que uma bateria chumbo acido conectada a um carregador, seja la qual a capacidade da bateria, pela sua construção "puxaria" apenas corrente necessaria para seu carregamento. 

 

Entao, se eu construir um carregador para carregar uma bateria chumbo acido com a tensão de trabalho em 13.8v e corrente de 2 amperes, e colocar uma bateria de moto 12v 5ah, qual corrente ela puxaria da fonte(supondo que nao a limitacao), como a bateria sabe o valor da corrente a ser drenada da fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Aislan Silva Costa disse:

Uma bateria chumbo acido conectada a um carregador "puxara" do carregador a corrente que ela precisa ou toda a corrente que o carregador tem a disponibilizar?

 

Depende de muita coisa.

Pra bateria carregar ela primeiro precisa ter um carregador com tensão superior a dela (+- 1.5v).

 

1 hora atrás, Aislan Silva Costa disse:

Então, ilustrando de outra forma : Enxergue uma bateria como uma caixa dágua SEM TAMPA, voce pode encher ela ( dar carga )  usando copinhos de aperitivo ou pode encher usando baldes de 10 litros, ela é burrinha e não sabe controlar o fluxo de corrente .

 

Afirmando o que o colega disse aqui... A bateria não consegue controlar a corrente de carga sozinha, precisa de uma "ajudinha", um circuitinho pra fazer isso por elas... o que já deve acontecer em fontes feitas para serem carregadores de bateria.

 

Se você pegar uma fonte chaveada daquelas de 24v 10a por exemplo, ligar ela na rede e depois na bateria, vai dar alguma ***** no caminho.

 

Agora se você pegar um carregador para baterias a situação muda, o circuito lá já está pronto e é só usar.
 

1 hora atrás, Aislan Silva Costa disse:

porém numa discussao do facebook outro usuario disse que uma bateria chumbo acido conectada a um carregador, seja la qual a capacidade da bateria, pela sua construção "puxaria" apenas corrente necessaria para seu carregamento. 

 

Ele disse bem, conectada a um carregador, não numa fonte qualquer. Pela construção do carregador, não da bateria.

 

1 hora atrás, Aislan Silva Costa disse:

Entao, se eu construir um carregador para carregar uma bateria chumbo acido com a tensão de trabalho em 13.8v e corrente de 2 amperes, e colocar uma bateria de moto 12v 5ah, qual corrente ela puxaria da fonte(supondo que nao a limitacao), como a bateria sabe o valor da corrente a ser drenada da fonte?

 

Novamente, quem define a corrente de carga é o carregador.

Supondo que você está usando o mesmo carregador nas duas, no geral, a corrente de carga será a mesma nas duas situações.

Existem carregadores que controlam a corrente de carga conforme a carga da bateria (carregadores flutuantes) e isso vai depender do carregador, não exclusivamente da bateria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Zanon Olá , obrigado pelo contato, minha duvida e o seguinte: Estou a montar um circuito para carregar um bateria. Inicialmente estou usando um trafo de 25v com capacidade de 2A. Supondo que nesse circuito eu use apenas uma ponte retificadora com um capacitor de filtro, e regule a tensão para 13.8v e conecte uma bateria de 12v, de modo geral qual seria a corrente a ser drenada desse circuito? (não ha ainda nenhum tipo de limitação) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Aislan Silva Costa disse:

@Carlos Zanon Olá , obrigado pelo contato, minha duvida e o seguinte: Estou a montar um circuito para carregar um bateria. Inicialmente estou usando um trafo de 25v com capacidade de 2A. Supondo que nesse circuito eu use apenas uma ponte retificadora com um capacitor de filtro, e regule a tensão para 13.8v e conecte uma bateria de 12v, de modo geral qual seria a corrente a ser drenada desse circuito? (não ha ainda nenhum tipo de limitação) 

 

Resposta curta: O Quanto a fonte conseguir entregar.

 

O Circuito que você está montando parece ser de uma fonte simples com regulador linear, se você não controlar a corrente pode vir a dar problemas na bateria. Novamente a bateria não consegue controlar a carga sozinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Zanon Então, estou meio confuso nessa parte. Todos os circuitos que vi necessita um controle da carga. Cerca de 10% da capacidade da bateria(12v 5Ah -> corrente de carga + ou - 0.5A).

 

Num grupo no facebook, eu perguntei se eu poderia ligar uma bateria de chumbo acido 12v 5Ah, regulada a tensão para 13.8v sem nenhum tipo de controle de corrente num circuito e foi me dito que:

 

Citação

pelo equilibrio de cargas ela "sabe" se ela estiver com muita carga, ou seja, com muitos íons, ela vai repelir as cargas elétricas forcencidas pelo carregador, "puxando menos corrente" nem sempre ela vai puxar o total de corrente do carregador.

 

porém alguns usuarios disseram algo como:

 

Citação

Boa noite baterias variam a resistência interna em função da tensão de carga e tensão do carregador. Todo carregador precisa se muito bem filtrado. A bateria não suporta picos de tensão ou riple. Retificação de meia onda não é recomendado para bateria. As baterias quando no final da vida útil aumentam a resistência interna, o que explica a baixa corrente de carga. Recomendo montar uma boa ponte retificadora, filtrar e a partir dai implementar sistema de controle de tensão e corrente. Toda bateria tem um limite máximo de corrente de carga, geralmente 15% da capacidade total, então convém limitar a corrente máxima. Se a bateria não esta danificada e sua fonte/carregador consegue fornecer corrente superior a capacidade da bateria, a bateria vai consumir a corrente em excedente

 

Como eu posso interpretar o que foi dito?

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se já tem o transformador, faça um retificador simples, uma filtragem com valor baixo de capacitor (o transformador agradece) e coloque entre a saida e a bateria o módulo abaixo. Antes de ligar a bateria coloque ajuste a tensão em 14,4V e coloque o limite de corrente no mínimo. Conecte a bateria, os 14,4V vão arriar para a tensão da bateria, isso é normal. Aumente o limite até alcançar os 10% da corrente nominal da bateria. Retire a bateria e reajuste a tensão para 13,8V. Reconecte a bateria. Tá feito.

regulador-tenso-corrente-stepdown-buck-x

Esse módulo step down custa menos de $25, 1 ajuste de tensão e outro de corrente máxima.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Permita-me...

Uma bateria pb é bem robusta se comparada com as frutinhas das de celular e afins. Portanto pra carregá-la (leia-se conseguir dar partida no carro) sem muita frescura, basta um trafo duns 12...13V 2...5A e diodos preferencialmente onda completa e umas 0,5 ... 2 horas de carga. Depois disso, o alternador e afins se vira pra fazer o resto.

Nossa vida é complicada e curta. Portanto, descomplique e curta a vida.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Aislan Silva Costa , estou um pouco confuso sobre a finalidade desse tópico. Baterias automotivas e estacionárias possuem um desenho químico idêntico e construtivo diferente. A automotiva nos fornece grandes picos de energia, recarga rápida e sem controle (muito além dos 10% da estacionária) e a vida útil fica entre 2 e 5 anos. Fazendo a recarga com limites de corrente e corrigindo-se periodicamente os níveis de eletrólito e acidez consegue-se esticar o prazo. Já tive um recarregador rápido de bateria automotiva composto apenas por um transformador 12V de 60VA e um módulo retificador da Semikron (terminal parafuso). A impedância de saída do trafo era um limitador natural de corrente. Com menos de 30 minutos já conseguia dar a partida no carro. Nesta aplicação a resposta da @Isadora Ferraz se encaixa perfeitamente.

Se o autor nos falar sobre a forma como pretende utilizar essa bateria poderemos falar sobre o formato mais adequado de recarga.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada bateria chumbo-ácida tem construção, elementos e até densidade de eletrólito diferentes entre si.... cada fabricante escolhe a sua construção.

 

O que posso afirmar é o seguinte :

 

Imagine que eu tenha uma fonte de 15V por 100A .

 

Se eu ligar qualquer uma bateria de 12V chumbo-ácida nele, sem nenhum circuito adequado de carregador, que limite a corrente de carga, a bateria vai ser destruída.

 

Não importa o que os leigos falem , seja aqui, seja no Facebook, esse vai ser o resultado : adeus, bateria.

 

O correto é um carregador do tipo inteligente, onde possa ser configurada a corrente de carga da bateria, assim basta pegar a especificação de corrente de carga da bateria, que é dada pelo fabricante, configurar essa corrente no carregador, e pronto. Seguro e confiável.

 

Paulo

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Já tive um recarregador rápido de bateria automotiva composto apenas por um transformador 12V de 60VA e um módulo retificador

Temos um desses aqui até hoje. 

Ultimamente meu pai tava recarregando até mesmo uma bateria com defeito nele. 

O negócio foi comprado e tinha uma ponte retificadora feita com uns 10 diodos 1N4004 em paralelo de cada lado. :lol:

Achei mais interessante trocar por uma ponte retificadora comum, os diodos usei em outra coisa. 

 

As "frescuras" de carga ficam para as baterias de chumbo estacionárias, de lítio ou outro material como as extintas baterias de níquel. 

adicionado 5 minutos depois
1 hora atrás, aphawk disse:

Imagine que eu tenha uma fonte de 15V por 100A .

 

Se eu ligar qualquer uma bateria de 12V chumbo-ácida nele, sem nenhum circuito adequado de carregador, que limite a corrente de carga, a bateria vai ser destruída.

Exatamente. 

Os carregadores sem regulador só funcionam quando a corrente é bem abaixo da que a bateria pode fornecer, aí se tem uma carga lenta e a limitação se dá pela própria construção da fonte. 

  • Curtir 2
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...