Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gargalo Trocando para uma Placa de Vídeo Superior?


Posts recomendados

Boa Noite pessoal.

 

Tenho lido bastante sobre questões de gargalos, vi alguns tópicos e vídeos mais ainda não consegui definir o que está acontecendo comigo, vamos aos fatos:

 

Montei 2 PCs idênticos em 2014, um para mim e outro para meu irmão, configurações:

 

placa-mãe: M5A78L-M LX/BR

Processador: FX 6300

Placa de Vídeo: Radeon Sapphire R9 270x 4GB

Memória: 16GB HyperX Fury

Fonte: Corsair CX 600

 

A Placa de Vídeo do meu irmão ficou ruim, eu pesquisando falei para ele comprar a GTX 1660 6GB, que seria uma placa de vídeo superior a que tínhamos, porém ao testar ele perdeu FPS no CS:GO (que é o grande problema dele), isso acontece até quando ele joga uns jogos da armor games quando abre uns 3 ~ 4 ao mesmo tempo (joguinhos de navegador), o que não acontecia antes.

 

Ai que vem a minha dúvida, eu colocar uma placa de vídeo superior irá fazer eu perder desempenho? mesmo se as outras configurações fossem idênticas?

 

Exemplo prático, vamos por analogia (para fins de entendimento) supor que TODOS nossos componentes anteriores estavam andando a uma velocidade de 100km/h, logo o PC trabalharia nessa velocidade. Troquei APENAS a placa de vídeo para a GTX 1660 que teria uma velocidade de 140km/h, qual dessas hipóteses estaria correta?

 

1) A velocidade "extra" da placa de vídeo não seria aproveitada porque o restante dos componentes não iria acompanhar a velocidade dela, logo manteria a mesma velocidade de 100km/h.

 

2) A placa de vídeo por ser superior está exigindo mais do meu processador (ou outro componente?), reduzindo meu desempenho, que agora será de 80km/h.

 

Meu receio também eh que se a hipotése "1" for verdadeira de estar tendo tendo problema com compatibilidade. 


OBS: Ano passado minha placa-mãe deu defeito, peguei uma Gigabyte 970A-DS3P, se acharem que o problema é a placa-mãe, e que a minha tem uma maior compatibilidade, eu posso trocar a minha placa de vídeo com a dele.

 

Desculpe pelo longo texto e exemplo grotescos, mas acho que ajuda no entendimento.

 

Obrigado desde já a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Vinícius Garcez disse:

Ai que vem a minha dúvida, eu colocar uma placa de vídeo superior irá fazer eu perder desempenho? mesmo se as outras configurações fossem idênticas?

 

 

você nao vai ter é o desempenho esperado da placa por causa do processador q é fraco

adicionado 1 minuto depois
20 minutos atrás, Vinícius Garcez disse:

OBS: Ano passado minha placa-mãe deu defeito, peguei uma Gigabyte 970A-DS3P, se acharem que o problema é a placa-mãe, e que a minha tem uma maior compatibilidade, eu posso trocar a minha placa de vídeo com a dele.

 

 

nao é, o problema é o processador!..

 

gargalo é quando algum componente acaba limitando a performance de outro.. em jogos, acontece muito quando a placa de video sendo mais forte e melhor nao entrega tudo o que pode entregar por causa do processador... esse é o famoso e clássico gargalo estão amplamente falado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Vinícius Garcez disse:

Boa Noite pessoal.

 

Tenho lido bastante sobre questões de gargalos, vi alguns tópicos e vídeos mais ainda não consegui definir o que está acontecendo comigo, vamos aos fatos:

 

Montei 2 PCs idênticos em 2014, um para mim e outro para meu irmão, configurações:

 

placa-mãe: M5A78L-M LX/BR

Processador: FX 6300

Placa de Vídeo: Radeon Sapphire R9 270x 4GB

Memória: 16GB HyperX Fury

Fonte: Corsair CX 600

 

A Placa de Vídeo do meu irmão ficou ruim, eu pesquisando falei para ele comprar a GTX 1660 6GB, que seria uma placa de vídeo superior a que tínhamos, porém ao testar ele perdeu FPS no CS:GO (que é o grande problema dele), isso acontece até quando ele joga uns jogos da armor games quando abre uns 3 ~ 4 ao mesmo tempo (joguinhos de navegador), o que não acontecia antes.

 

Ai que vem a minha dúvida, eu colocar uma placa de vídeo superior irá fazer eu perder desempenho? mesmo se as outras configurações fossem idênticas?

 

Exemplo prático, vamos por analogia (para fins de entendimento) supor que TODOS nossos componentes anteriores estavam andando a uma velocidade de 100km/h, logo o PC trabalharia nessa velocidade. Troquei APENAS a placa de vídeo para a GTX 1660 que teria uma velocidade de 140km/h, qual dessas hipóteses estaria correta?

 

1) A velocidade "extra" da placa de vídeo não seria aproveitada porque o restante dos componentes não iria acompanhar a velocidade dela, logo manteria a mesma velocidade de 100km/h.

 

2) A placa de vídeo por ser superior está exigindo mais do meu processador (ou outro componente?), reduzindo meu desempenho, que agora será de 80km/h.

 

Meu receio também eh que se a hipotése "1" for verdadeira de estar tendo tendo problema com compatibilidade. 


OBS: Ano passado minha placa-mãe deu defeito, peguei uma Gigabyte 970A-DS3P, se acharem que o problema é a placa-mãe, e que a minha tem uma maior compatibilidade, eu posso trocar a minha placa de vídeo com a dele.

 

Desculpe pelo longo texto e exemplo grotescos, mas acho que ajuda no entendimento.

 

Obrigado desde já a todos!!!

Provavelmente hipótese 2. A placa de vídeo prevê que o CPU não vai acompanhar e abaixa o clock, inicia uma "mini economia de energia". O Marcus do canal PCFacts explica o fenômeno nesse vídeo 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então entrei em uma furada, tava pensando até em mexer nas configurações dela, tentar reduzir o clock dela, deixar as configurações iguais a da minha para exigir menos do processador e ai o sistema fluir com naturalidade, mas pelo que estou vendo não deve adiantar 😕

 

É a vida, vivendo e aprendendo.

 

Muito Obrigado a todos, se alguém tiver uma dica paliativa para pelo menos minimizar este efeito ficarei grato.


Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Vinícius Garcez disse:

Então entrei em uma furada, tava pensando até em mexer nas configurações dela, tentar reduzir o clock dela, deixar as configurações iguais a da minha para exigir menos do processador e ai o sistema fluir com naturalidade, mas pelo que estou vendo não deve adiantar 😕

 

É a vida, vivendo e aprendendo.

 

Muito Obrigado a todos, se alguém tiver uma dica paliativa para pelo menos minimizar este efeito ficarei grato.


Abraços

 

nao existe paliativos.. a solucao é trocar de processador

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Expectativa era poder mexer na configuração da Placa de Vídeo e tirar algumas tecnologias que melhorassem o gráfico, abrir mãe da qualidade para ganhar desempenho, mas não reduzindo o Clock dela.

 

Nunca me aventurei a fazer, mas como tentativa final vou fazer um overclock para pelo menos ver se minimiza um pouco até a troca do processador, bem ou mal esses FX são famosos por isso, e quando montei montei o PC já coloquei um Hyper 212 Evo (ou Hyper 212X não lembro) que tinha um excelente custo benefício na época, antes meu PC era um AMD 64 x 2 5000+ que literalmente fritava!!!

 

Deixar aberto e depois posto o resultado para ajudar outras pessoas.

 

valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...