Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 3500x ou R5 1600AF


Posts recomendados

Boa tarde! 

Tenho uma vga  HD 7970 combinado com um phenon x4 sei que esse processados esta ultrapassado, mas jogo bem alguns jogos, gostaria de fazer um upgrade para esses Novas arquiteturas, qual me compensa mais para minha hd7970? Um R5 1600 ESTA de bom tamanho ou R5 3500x seria melhor, vi que ele tem altos fps em jogos como o i5 9400f porém o único b lugar que encontro vendendo é  na Pichau que vendem apenas com kit com no máximo placa-mãe da asus prime b450 que não tem protetor no vrm por mais que é  um processador de 6 núcleos e 6 threds Será que essa placa aguenta? Ou é melhor ir de r5 1600AF mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se o seu objetivo são jogos então não tem nem o que pensar, o R5 3500X tem muito mais desempenho que o R5 1600...

 

Procure no youtube comparativos entre o R5 2600 e o R5 3500, voce vai ver que em 100% dos casos o R5 3500 ganha com uma boa vantagem!

Aliás, se voce olhar os comparativos entre o 3500 e o 3600 verá que existe praticamente um empate técnico entre eles, o que mostra que esses threads a mais é praticamente um "efeito placebo".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

verifiquei alguns comparativos e vi mesmo que ele sai em desempenho semelhante ao 3600 na verdade todos Ryzen  da plataforma 3000 tem um desempenho bom.para jogos.. Mas o problema que só encontro o 3500x a venda na pichau e la só vendem com placas ruins, como algumas A320 e no máximo uma b450 prime da Asus que não  tem protetor no vrm e acredito que não  terei um book desempenho com ela. Os threds para a maioria dos jogos não  dão tanta diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Terabyte voce consegue comprar ele avulso, e ai coloca a placa-mãe que quiser...

https://www.terabyteshop.com.br/produto/12564/processador-amd-ryzen-5-3500-36ghz-41ghz-turbo-6-core-6-thread-cooler-wraith-stealth-am4-s-video-100-100000050mpk

 

Em termos de custo-beneficio o R5 1600 é melhor por 529 reais. Enquanto o R5 3500 esta por 829 reais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Flávio Oliveira Silva disse:

@gutopereira  então mano, mas esse é o 3500 tem menos cachê que o 3500X que tem 32 cache mesma quantidade dos demais R5 3600.

 

Cache não determina o desempenho, o que importa é... bem, o desempenho. E no caso, o 3500 é igual ao 3500x pós OC.

 

Dito isso, não aconselho pegar nenhum dos dois que vai ter quedas em jogos mais modernos por ser um Quad core, mesmo tendo SMT. Vá no 1600 AF mesmo, é um bom processador pelo preço. Ou então o 3600, mas aí já é outra faixa de preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni se for analisar é  verdade, pois o i5 9400F com apenas 9mb  de cache tem desempenho melhor que os r5 2600x mas perde em alguns jogos que requer mais núcleos.

 

3600 é  bom pensando no futuro pcie 4.0 que deve estar por vir.

 

 

Acho que se for para ficar com o 1600AF é  melhor eu pegar o 2700X  porém  acho que minha HD7970 vai se limitar mesmo com o 1600 ou será que com o 2700X ele ira empurrar o desempenho nos jogos mesmo com Essen placa mais antiga???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Flávio Oliveira Silva disse:

Acho que se for para ficar com o 1600AF é  melhor eu pegar o 2700X  porém  acho que minha HD7970 vai se limitar mesmo com o 1600 ou será que com o 2700X ele ira empurrar o desempenho nos jogos mesmo com Essen placa mais antiga???

Não há muito motivo para gastar mais num 2700x se você for apenas jogar... se for fazer outra coisa que precise de tudo isso de núcleos, tudo bem, mas para a maioria das pessoas, os Ryzen 7 são um desperdício de dinheiro.

 

De qualquer forma, a placa de vídeo vai ser o fator limitante em ambos os casos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni cara me tirou uma grande duvida agora, pois então vou ir de custo benefício. 

Em questão do 2700X eu pensava em futuramente colocar uma rx590 ou uma gtx1660

Mas os meus jogos normalmente são  resident evil e PES ou Fifa, com o meu phenox x4 estou tendo dificuldades apenas no need for speed pay back  que da muito lag e chega até a desligar o pc. Agora os demais vai de boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Imakuni disse:

Cache não determina o desempenho, o que importa é... bem, o desempenho. E no caso, o 3500 é igual ao 3500x pós OC.

 

Dito isso, não aconselho pegar nenhum dos dois que vai ter quedas em jogos mais modernos por ser um Quad core, mesmo tendo SMT. Vá no 1600 AF mesmo, é um bom processador pelo preço. Ou então o 3600, mas aí já é outra faixa de preço.

Falou besteira! Tanto o 3500 quanto o 3500x sao 6 Cores...

o que muda é a quantidade de threads, que no caso do 1600, 2600, e 3600 são 12 threads.

 

Mas como ja foi mencionado antes, esses threads a mais sao apenas "efeito placebo". Existem um montão de comparativos no youtube mostrando a mesma performance entre o 3500(6c/6t) e o 3600(6c/12t)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, gutopereira disse:

Falou besteira! Tanto o 3500 quanto o 3500x sao 6 Cores...

o que muda é a quantidade de threads, que no caso do 1600, 2600, e 3600 são 12 threads.

Okay, eu sou burro, o 1500 que era 4c/8t. Achei que o 3500 era igual, a final não tem muita razão de não ser assim... valeu AMD pela trollada.

 

3 horas atrás, gutopereira disse:

Mas como ja foi mencionado antes, esses threads a mais sao apenas "efeito placebo". Existem um montão de comparativos no youtube mostrando a mesma performance entre o 3500(6c/6t) e o 3600(6c/12t)...

Ainda assim, não vale a pena pegar, processadores com apenas 6t continuam tendo queda de frames em alguns jogos. Veja por exemplo um 9600k a 5.2ghz (que é bem superior ao 3500) VS um 8700k, (que embora melhor, é parecido com um 2600):

far-cry-5-frametime-plot.png

 

Dá para ver a diferença? Na média, realmente o 6t de maior desempenho é "melhor", fazendo 150fps ao em vez de 140. Mas de vez em quando, ele dá travadas feias e cai para 20, ao passo que o 12t não. Além disso, o 3500x é consideravelmente mais caro (e só vende nos kit lixo da Pichau), ao ponto de que eu diria que vale bem mais a pena economizar no 1600AF ou então gastar o extra para já pular para o 3600.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, gutopereira disse:

Falou besteira! Tanto o 3500 quanto o 3500x sao 6 Cores...

o que muda é a quantidade de threads, que no caso do 1600, 2600, e 3600 são 12 threads.

 

Mas como ja foi mencionado antes, esses threads a mais sao apenas "efeito placebo". Existem um montão de comparativos no youtube mostrando a mesma performance entre o 3500(6c/6t) e o 3600(6c/12t)...

 

Podem ter a "mesma" performance, mas o 3500 roda com uso de CPU quase a 100% na maior parte do tempo na maioria dos jogos, enquanto o 3600 roda tudo com folga. Uso de CPU não é placebo.

 

Tem uma boa diferença entre os 2. Nem AMD, nem a Intel são generosas a ponto de vender algo com "mesma performance" por um preço consideravelmente mais baixo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni so não  fui de 3500X ainda pelo fato de vender apenas nos kit licho da pichau. Rs mas acredito que a diferença esta bem pouco para o 3600 então não  va valer a pena. Agora se eu consegui se. Pegar o 3500X com a b350 da gigabyte eu já pensaria em levar ele.

adicionado 4 minutos depois

Levando em consideração  a minha VGA ser uma HD 7970. terei o mesmo desempenho com o custo/benefício 1600 que é  o processador mais fracos desses citados ou independente que minha VGA  é mais antiga o processador que eu pegar irá  empurra la? Ou irei ficar limitado na mesma? Pois sei que com meu phenon x4 o que me limita é  o processador, mas não  sei mensurar a diferença de patamar entre o Phenon x4 para os Ryzen.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Flávio Oliveira Silva disse:

Levando em consideração  a minha VGA ser uma HD 7970. terei o mesmo desempenho com o custo/benefício 1600 que é  o processador mais fracos desses citados ou independente que minha VGA  é mais antiga o processador que eu pegar irá  empurra la? Ou irei ficar limitado na mesma? Pois sei que com meu phenon x4 o que me limita é  o processador, mas não  sei mensurar a diferença de patamar entre o Phenon x4 para os Ryzen.

Não é bem essa a conta. A conta é: se você já pretende dar um up na placa de vídeo, pegue o mais potente. Se não, considere sacrificar para juntar uma grana e acelerar o up da placa de vídeo, ou então só pegue o mais potente mesmo assim e junte do 0 para GPU, ficando com um PC melhor no final das contas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...