Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rewien Controle de portão IPEC TX TOP 292 MHz


Pincipi

Posts recomendados

  • Membro VIP

Pode parecer um pouco estranho ou vintage fazer um rewien de um controle de portão com tecnologia 292 MHz de cortes de arame em pleno ano de 2020 mas, é o que utilizo por força de decisão de assembleia e é muito provável que continue assim pelos próximos 30 anos. Não tenho acesso à central e posso usar o controle que quiser, a reposição de um já programado pelo condomínio fica em R$ 100,00. A compra numa loja física, também já programado, fica em R$ 30,00. Comprando pela internet paguei R$ 13,99 mais o frete

Já uso desde os anos 80 e passei por diversas marcas e modelos, inclusive enfrentei problemas de funcionamento diversos, como os descritos nesta matéria:

https://dicasdozebio.com/2013/03/19/tecnica-conserto-de-controle-remoto-de-portao-eletrônico/

Por isso me sinto à vontade em comentar sobre. O primeiro critério da decisão de compra foi o preço, este modelo era o mais barato no momento, há alguns anos atrás ele era o mais caro, o segundo foi o tamanho das teclas ou botões de acionamento que são grandes no tamanho das pontas dos dedos, do meu ponto de vista muito mais fáceis de acionar do que botões pequenos que requerem o uso das unhas. Um terceiro diferencial foi a novidade de cor da carcaça, com opções de cor preta ou branca. Aproveito para divulgar um segredo, existe uma linha do fabricante para outra frequência de operação, chamada TOP+ ou top Mais que oferecem diversas cores diferentes, comprei uma rosa e a carcaça dela é idêntica por dentro e por fora, a tampa dos botões é rosa ou vermelha e as demais partes são pretas, desta forma, posso combinar cores diferenciadas. No site do fabricante existem opções de outras cores disponíveis para o modelo 292 MHz entretanto, não encontrei à venda em lugar nenhum.

Assim que os controles comprados chegaram, fiz meu primeiro teste, o da queda no cimento da garagem de uma altura de 1,5 metros, foi sem querer, aconteceu naturalmente, depois disso joguei propositadamente no chão e na parede por diversas vezes e por incrível que pareça, nem sequer arranhou ou teve suas peças espalhadas como ocorre normalmente com outros controles, a bateria some da vista e só se encontra as partes da carcaça e a placa lógica. Examinando de perto a carcaça, pude notar que é mais robusta ou grossa e ainda é presa por um parafuso, o que explica o porque não se desmantela em caso de queda. Sobre os botões de acionamento, integrados na própria capa, fazem parte dela, isto me parece ruim apenas na entrada de pó ou água com facilidade e muito bom porque devem duram bem mais que os de borracha de outras marcas.

Abaixo os detalhes da embalagem:

1.jpg.17a26ba6e0989f3654e703ac66f1004e.jpg

Da placa:

2.jpg.c4a837f7783526e2e9b3b34909c9cea7.jpg

3.jpg.60436fabb2c983ca761c41938802b323.jpg

E da carcaça por dentro:

4.jpg.c6ea01532b251237994c4f48a5387451.jpg

Observando o controle desmontado, não gostei do tamanho reduzido dos arames de corte e mais ainda estranhei a peça verde (C3) sobre os arames 8 e DC. Um alicate de corte comum não consegue dar o pega para cortar, só consegui utilizando um alicate de unhas que tem a ponta bem fina. Imagino que poderia colocar um ferro de solda e tentar puxar o arame mas, parece ser algo difícil, e ainda caso tivesse que cortar o 7 ou 8 ou o DC, só seria possível levantando a peça verde e imagino que se não fizer isso direito posso danificar o controle. Os arames altos que predominam nos outros controles são mais fáceis de cortar ou emendar conforme a necessidade, se bem que hoje em dia, outras marcas se utilizam de SMD no lugar dos arames, mais difícil de se localizar um defeito e reparar e ainda, de alguma forma com componentes mais caros ou difíceis de se achar.  Afinal de contas, não é todo mundo que corta seus próprios arames e faz seus reparos, a grande maioria das pessoas se utiliza de serviços de um técnico que faz a programação ou reparação então, isso não pode, nem deve ser considerado como um ponto negativo, é problema do técnico, não é problema do usuário.

Não encontrei nada na internet como um manual de programação ou um esquema técnico/elétrico.

O clip de encaixe no parasol também é muito bom, parece ser resistente, a única dificuldade foi no encaixe com a carcaça, é bem justo e tem que ter uma certa combinação de força e destreza para conseguir encaixar sem que a carcaça fique toda torta. Eu prefiro usar sem porque não quero deixar ele a mostra dentro do carro e assim ocupa menos espaço.

Uma sacada de gênio é o vão de encaixe do clipe que pode ser aproveitado como um chaveiro ou prender em algo como um colar.

Em termos de reparação, parece ser igual a qualquer outro modelo, com potencial de defeito nos botões por uso indevido ou desgaste natural ou corrosão na placa por vazamento da pilha. Já na parte das soldas tive a impressão de que estavam muito bem feitas e firmes, sem sinais de trincas ou falhas, característicos de outras marcas, principalmente nos terminais da bateria.

Agora entrando na prática, tentei programar dois controles para o primeiro teste, me passaram uma combinação que não correspondia a combinação utilizada pela central, resultado não funcionou, só depois de emendar com solda os arames cortados indevidamente é que um deles funcionou perfeitamente, o outro só aciona o portão tocando no botão 2, o botão 1 mesmo acionado e acendendo a luz vermelha dá em nada, o portão não é acionado, pois é, fui premiado com uma peça com defeito, não pretendo acionar a garantia, não compensa o esforço pelo valor, prefiro me divertir em tentar descobrir a causa do defeito e depois ver o que acontece com ele molhado, assado no sol e por fim submetido a uma tensão superior a 12V.

A distância máxima de acionamento do portão ficou em torno de 17 metros, tanto pelo lado de dentro como pelo lado de fora do portão, não fiz o teste com ele dentro do carro.

Faltou mencionar a folga dos terminais da bateria, exatamente como nos outros modelos, o metal pode perder a elasticidade e ter mal contato, nada que um calço como um papel dobrado ou um pedaço de borracha não resolva, sugiro fazer isto antes de apresentar o problema para que não fique na mão bem na hora de abrir o portão.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Pincipi disse:

o outro só aciona o portão tocando no botão 2, o botão 1 mesmo acionado e acendendo a luz vermelha dá em nada, o portão não é acionado,

As vezes a central só recebeu programação pra funcionar um botão. 

Esses transmissores tem dois canais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...