Ir ao conteúdo

Fonte: trocar preventivamente ou usar até detonar?

Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Postado

Caros, imagino que minha dúvida seja muito simples, mas comum.

Uso uma XFX XT 500 W desde o meu PC antigo (Athlon II x4 640 + HD 5850), nunca me deu problema. Nunca usei estabilizador, sempre num filtro de linha Clamper. O PC atual está descrito no meu perfil.

A questão é que a fonte está perto dos seus 5 anos e a rede elétrica onde moro é uma bela porcaria, não são raros os brownouts. Já peguei o hábito de desligar o filtro de linha no interruptor sempre que possível, mas também muitas vezes tenho que deixar o PC ligado ao sair de casa.

A minha dúvida é: dada a idade de fonte e situação de risco, seria apropriado trocar a fonte preventivamente? Ou posso usar ela até arregar? Um detalhe é que nunca abri ela pra limpar, então, apesar de sempre ter sido usada com filtro de poeira, a situação deve estar meio crítica. Aproveito pra deixar o questionamento, é adequado abrir ela pra dar uma geral (a princípio seria pincel + secador de cabelo, mas posso comprar um álcool isopropílico/limpa contato caso seja recomendável) ou em time que está ganhando não se mexe?

Obrigado!

Postado

@Shaman93

Não sou o melhor a indicar o que fazer, mas eu no seu caso deixaria ela ali normal se não apresentou nenhum problema até agora. As peças não tem um prazo de validade fixo, então quem sabe dure mais 5 anos.

Dar uma limpeza geral na fonte pode até ajudar a prolongar o tempo de vida útil.

Agora, se tiver um dinheiro sobrando e não se importa em investir em uma fonte nova, não é nada mal pegar um modelo com projeto mais atual só por garantia e esta atual você pode também tentar passar adiante por um valor razoável.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Eu to na mesmo situação, uma Seasonic 620 SII comprada em 2012, e não pretendo trocar ela tão cedo, no meu caso eu de vez em quando uso um aspirador na ventoinha e nas laterias pra tirar o grosso do pó, mas nunca desmontei ela pra limpar, pelo que eu vi a fonte ate que se mantem limpa com isso.

A meu ver o contra de ter uma fonte velha é o envelhecimento dos capacitores, o que os faz perder sua função de filtragem e a capacidade da fonte de aguentar quedas na tensão da rede sem desligar o PC, porém 5 anos ainda é pouco tempo, as fontes da seasonic, por exemplo tinham 5 anos de garantia nos EUA, acho que ate uns 8 a 10 anos pra uma fonte com projeto bem feito é possível, eu mesmo ja vi PCs antigos com fontes de fabricantes sérios, Dell, HP, que ainda funcionam em muitas empresas mesmo com mais de 10 anos de uso.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Coordenador
  • Solução
Postado

@Shaman93 Essas fontes podem passar facilmente de cinco anos de idade. Minha OCZ ModXStrem Pro 600W tem mais de seis anos e está firme e forte aqui, sendo que o fornecimento de energia na minha casa é irregular e cheio de quedas. Além disso, essas fontes têm sistemas de proteção funcionais e, no momento da falha, morrem sozinhas, sem prejudicar a máquina. 

Contudo, a limpeza dos componentes internos não apenas é recomendada como também necessária. Você definitivamente poderia desmontar e passar um pincel para retirar a poeira. Sempre que realizo os procedimentos de limpeza em minhas máquinas eu limpo também as fontes dessa forma. Nunca tive problemas e nem vou ter. 

Fonte de boa qualidade + filtro Clamper + limpeza adequada = Eternidade.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!