Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Configuração:
Core i5 2310 2.90GHZ
8 GB Memória ram dividos em dois pentes de 4 GB( DDR3, 4096 MB, 64-bit, 0 MHzChannelB-DIMM0 BANK 2 0000 BCU40-0091-QBEX) (DDR3, 4096 MB, 64-bit, 0 MHz
ChannelA-DIMM0 BANK 0 Kingston 99U5471-020.A00LF)
placa-mãe H61 B75 
GTX 750 1GB
Fonte de 500W QBEX
Primeiramente para entender o contexto todo vou explicar como eu consegui minha configuração}
Eu comprei essa placa de video usada de um colega já faz 2 anos, e desde que instalei ela consegui jogar com certa tranquilidade até que um erro constante começou a ocorrer, tela preta e pc reiniciando em alguns segundos após a tela preta com também um som estranho como se o som do jogo ou a música que eu estivesse ouvindo travasse, fiquei por meses jogando e mudando configurações de jogos para mais baixo (embora a sugestão do próprio jogo com base nas minhas configurações fosse mais alto) até que um dia meu pc simplesmente parou de ligar, testei tirar a placa de video e ver se o pc funcionava e ele funcionava normalmente então chamei um técnico que ficou com meu pc por mais de 1 mês em testes e chegou a conclusão que o problema era a placa-mãe, pois testando todos compomentes individualmente esse era o unico que apresentava alguma coisa estranha, então gastei 300 reais numa placa-mãe nova enviei a ele e mesmo assim o erro persistiu, irritado pedi meu computador de volta e paguei pelo serviço dele (100 reais) fiquei meses usando o pc sem a placa de video até que conversando com um outro colega ele sugeriu de eu levar a placa até ele, então testamos na casa dele a placa e ela funcionou perfeitamente sem apresentar nenhum problema nos testes de stress que ele realizou, chegando em casa peguei uma fonte de um outro pc semelhante (ambas fontes de 500W) que eu havia desmontado para vender as peças e coloquei nesse pc, então liguei ele com a placa e funcionou, fiquei muito feliz até reparar que o erro de tela preta persistia, dessa vez com menos intensidade mas ainda ocorria, baixei o HWmonitor e reparei que o processador estava com altas temperaturas em IDLE, variando de 45~57ºC então abri a tampa lateral e coloquei um ventilador de chão ligado para diminuir a temperatura e por algum tempo achei que havia funcionado, a temperatura havia caido um pouco e o problema parecia mais uma vez solucionado, mas ainda assim após certas horas jogando algum jogo grande (Tipo the witcher 3) ou com configurações altas (Tipo Rocket League) a tela preta e reinicio voltavam,então fui procurando soluções e aplicando várias coisas, até que certo dia reparei que mexendo no computador um dos cabos de alimentação da fonte na placa-mãe estava mal-encaixado, então deixei ele mais fixo e o problema desapareceu por quase 1 mês, até que instalei Shadow of War um jogo de 100 GB que eu jogo nas configurações minimas e por horas consigo sem  nenhum problema ficar nisso até que o pc apresenta novamente o problema, então testei jogar com o HWmonitor aberto para vigiar as temperaturas e o pico que eu peguei de temperatura foi de 80ºC no processador e 60ºC na placa de video, por um tempo estava achando que o problema fosse temperatura até que ainda hoje jogando Shadow of War e verificando a temperatura o pc reiniciou novamente com a temperatura do processador não passando nem dos 70ºC, como não tinhha verificado a placa de video tirei o computador da tomada rapidamente após desliga-lo e coloquei a mão na placa para tentar checar a temperatura e chuto que estava em torno de 50~60ºC e então agora pouco resolvi fazer um teste nas memórias rams e usei o memtest por 1 hora e nenhum erro foi identificado e a temperatura do processador enquanto estava utilizando o memtest chegou a 80ºC, mas o pc não reiniciou ou apresentou tela preta.

Então resumindo o problema inicial do computador que nem estava mais ligando era relacionado a fonte que ao trocar resolveu o problema e voltar a ligar mas ainda apresentando o problema, a placa de video já foi testada em diversos computadores e não apresentou nenhum problema nos testes de stress, as memórias rams também não apresentaram problema em 1 hora de memtest, as unicas coisas que consigo pensar é o HD apresentar algum problema, mas não sei como verificar, o processador que talvez esteja falhando por algum motivo ou falta de energia fornecida pela fonte. 

Eu acredito que problemas relacionados aquecimento não são o caso aqui do contrário o problema apareceria novamente enquanto eu executava o memtest creio eu, embora a temperatura do processador esteja sim meio alta em IDLE, vou anexar algumas imagens do HWmonitor do pc nesse momento apenas com algumas abas do google chrome abertas e com o ventilador de chão ligado. Também vou adicionar uma imagem do espaço livre que tenho no HD ainda.

Quero lembrar que sou bem leigo em relação a computação (Faço Direito) e muita coisa eu aprendi pesquisando soluções nesse site e em outros, então mesmo tendo aprendido algumas ainda peço que tenham paciência comigo se eu tiver dificuldade em seguir os passos que sugerirem para resolver esse problema.

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

Screenshot_3.png

Screenshot_4.png

Screenshot_1.png

Postado

No meu caso, o computador também reiniciava depois de algum tempo, e o problema era fonte (que aparentemente tinha quantidade de watts suficiente.

Quanto coloquei uma fonte de qualidade o problema sumiu.

Sabe dizer a marca dessas fontes que testou?

Postado
Em 04/02/2020 às 07:37, Narciso2801 disse:

No meu caso, o computador também reiniciava depois de algum tempo, e o problema era fonte (que aparentemente tinha quantidade de watts suficiente.

Quanto coloquei uma fonte de qualidade o problema sumiu.

Sabe dizer a marca dessas fontes que testou?

Então eu n lembro da original, mas essa aqui é uma fonte da qbex de 500w a outra também era de 500w que eu lembro e era meio vagabunda mesmo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!