Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

UP em Dell Optiplex 390


Posts recomendados

Amigos, tenho meu PC principal e tenho um Dell Optiplex 390 de backup.
Quero melhorar um pouco ele que está sofrendo com o novo monitor 29" UltraWide (compartilho monitor, mouse e teclado com os 2 PC's)

 

Ele tem um Core i3 2120 2/4 3.3Ghz 65w na mobo Dell MIH61R. Lembrando que ele é um SFF (Small Form Factor) e assim precisa ser, pois ele fica encaixado no móvel.

A ideia é pôr um i5 2500 4/4 3.3 a 3.7Ghz 95w + SSD Crucial 256Gb + Placa de vídeo simples perfil baixo.

 

Lembrando que: Só tenho 250w de fonte, o gabinete é um SFF, o PC NÃO É para jogos, PCI 2.0 e que quero apenas um desempenho normal para a resolução 2560x1080.

As opções que tenho low profile são:

- Geforce GT 710 1Gb DDR3 64bits Galax

- Geforce GT 710 1Gb GDDR5 32bits ASUS

- Geforce GT 710 2G DDR3 64bits 64Bits MSI

- Radeon R5 230 2Gb DDR3 64bits Saphire 

- Radeon HD5450 1Gb DDR3 64bits Pcyes

- Geforce GT 730 4Gb DDR3 128bits Afox

- Geforce GT 1030 2Gb DDR4 64bits EVGA

 

Agradeço a ajuda.

 

 

IMG_4191.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Apologise Se você não irá rodar jogos o vídeo integrado do processador é suficiente. Nesse caso minha sugestão seria comprar outra RAM idêntica à atual para ativar o Dual Channel e consequentemente dobrar a largura de banda da GPU, aumentando o desempenho gráfico em 30~40%.

 

O i5 + RAM + SSD fará o PC ficar muito ligeiro e certamente irá atender suas necessidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, grievous disse:

@Apologise Se você não irá rodar jogos o vídeo integrado do processador é suficiente. Nesse caso minha sugestão seria comprar outra RAM idêntica à atual para ativar o Dual Channel e consequentemente dobrar a largura de banda da GPU, aumentando o desempenho gráfico em 30~40%.

 

O i5 + RAM + SSD fará o PC ficar muito ligeiro e certamente irá atender suas necessidades.

Ué, mas o i5 2500 tem a mesma HD2000 do atual i3 2120... Trabalham exatamente na mesma frequência...

Ela não dá uma boa fluidez em 2560x1080... Até rolando o Chrome na página do Youtube ela "engasga"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Apologise Acho que até o i3 2120 seria capaz de lidar com a resolução, será que não é algum problema com seu driver de vídeo?

 

Bom, você pode ir testando! Compre o Processador, RAM e SSD primeiro e veja se fica com um desempenho que te agrade. Caso continue lento aí você pega a GPU dedicada, o que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, grievous disse:

@Apologise Acho que até o i3 2120 seria capaz de lidar com a resolução, será que não é algum problema com seu driver de vídeo?

 

Bom, você pode ir testando! Compre o Processador, RAM e SSD primeiro e veja se fica com um desempenho que te agrade. Caso continue lento aí você pega a GPU dedicada, o que acha?

O PC já tem 8Gb DDR3 1666Mhz (2x4Gb) em dual channel, é que nessa foto estava com apenas 1 pente...
São aquelas Corsair Value Select, a especificação das duas batem, então acredito que o dual channel esteja OK...

 

Quanto aos drives, são os do site da Dell... Vez por outra rodo o Dell update para ver se há alguma atualização...

Enfim, é um PC que apesar do pouquíssimo uso, tem quase 10 anos de idade, já sente o peso dos 10 anos 😅

 

Estou pensando em pegar o processador no AliExpress e a GPU e SSD na Kabum...  Ai faço tudo logo "de uma vez".

 

Mas entre as GPU´s, qual escolher?
Lembrando da limitação da fonte de 250w... 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Apologise Certo! Parece tudo OK mesmo! Como o uso do PC é leve eu diria que a GPU mais barata da sua lista seria a minha indicação, tendendo para o lado da Nvidia por exigir menos da fonte na maioria dos casos.

 

Acho estranho você alegar lentidão pois tenho sistemas core 2 duo com 4gb de ram e um ssd 120gb que rodam tranquilamente em resolução fullhd, por isso estava estranhando porém você fez tudo certo e acredito que da forma que planejou o upgrade resolverá seus problemas de uma vez por todas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, grievous disse:

@Apologise Certo! Parece tudo OK mesmo! Como o uso do PC é leve eu diria que a GPU mais barata da sua lista seria a minha indicação, tendendo para o lado da Nvidia por exigir menos da fonte na maioria dos casos.

 

Acho estranho você alegar lentidão pois tenho sistemas core 2 duo com 4gb de ram e um ssd 120gb que rodam tranquilamente em resolução fullhd, por isso estava estranhando porém você fez tudo certo e acredito que da forma que planejou o upgrade resolverá seus problemas de uma vez por todas!

Maravilha, vou pedir as peças e posto as impressões assim que possível.


Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...