Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde gente. Estou fazendo este tópico novo porque não encontrei a resposta em nenhum outro.

Estou pensando em montar uma egpu para meu notebook mas gostaria de saber se a conexão dele é mini pci express ou outra. E se for mini pci express, se ela é 1.1 ou 2.0. Isso porque, segundo o anunciante da egpu, elas possuem uma grande diferença de velocidade. Como faço para descobrir isso no meu notebook? É algo que eu realmente devo me preocupar (a respeito do 1.1 ou 2.0)?
Valeeu

• Membro VIP
Postado

Sim, é. Basicamente é a velocidade do barramento, quanto maior este número melhor.

Provavelmente você vai encaixar este GPU na conexão M2 da placa wireless (vai tirar a plaquinha wifi e colocar o cabo ali), daí você procura o padrão do seu slot.

Já adianto que dependendo do notebook não compensa fazer isso, na real não vejo sentido algum em fazer isto em notebook, era mais coerente montar um desktop do que perder a mobilidade e continuar com desempenho inferior. Se for note fraco aí que eu esqueceria esta ideia.

Lembrando que nada substitui a conexão x16 para as placas de vídeo. Esta sua aí deve ser x1 ou x4 no máximo, o que tmb vai capar o desempenho do GPU.

Postado

@Phoenyx Eu entendo o lance de montar um desktop para então aproveitar todo o poder da GPU. Mas eu realmente não tenho condições de fazer isso no momento (mesmo). Quando minha situação for realmente estável eu investirei em uma máquina realmente parruda, aproveitando 4k e tudo o que puder.
Estou com um note aqui que há alguns anos foi uma opção bem interessante: é um Ativ Book 6, com I5 3230m, 8gb de ram ddr3. Ele possui uma placa integrada, a hd8850m, que era bacana pra acompanhar alguns jogos da geração passada, mas que aparentemente está com problema de hardware (porque nenhum driver dá jeito nela de fato). Então gostaria de tentar o egpu para conseguir continuar jogando os jogos que já jogava e até mesmo alguns novos, deixando as configurações de qualidade que couberem para que eles rodem de forma aceitável, é claro.

Mas esse lance de verificar se é 1.1 ou 2.0 é que eu estou realmente com dúvida. Não que necessariamente eu deixaria de fazer o egpu sendo 1.1 mas gostaria de saber qual a velocidade da banda que conseguiria ter. Não sei se tem uma forma via software que eu consiga verificar isso ou se teria que abrir o note e verificar se está escrito. Já cheguei a abrir ele para trocar a pasta térmica, mas se é possível verificar de outra forma, pra mim seria mais interessante

• 6 meses depois...
Postado

Eu estava pesquisando para fazer a mesma coisa mas parece que não compensa. Tenho um notebook Acer Ryzen 5 com vídeo integrado Vega 8 e dedicado Radeon 530. Pelo que sei, o pci-e x1 1.x garante velocidade de 250MB/s - O pci-e x1 2.0 garante 500MB/s - O pci-e x1 3.0 1GB/s e o pci-e x1 4.0 2GB/s.

Desisti da ideia de fazer isso quando abri o Aida64 e descobri que o slot pci-e x1 do meu notebook é versão 2.0. Estou pesquisando se o mesmo se aplica para slots mini pci que o caso do notebook. Se alguém souber aqui, por gentileza nos informe.

pci.PNG

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...