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Asus B450M / Ryzen 7 2700X Parou de Funcionar/dar Vídeo!


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Galera Boa Tarde.

Tudo Bem?

 

Normalmente consulto o fórum, mas nunca tive problemas a qual não encontrava respostas, porém dessa vez empaquei em algo que está difícil achar luz. Vou resumir ver se alguém passou por experiência parecida: 

 

A um ano atras, refiz minha máquina, trocando todo o kit básico para um Ryzen 7 2700x, placa-mãe Asus B450m Gaming, 16Gb Memória Ram Ballistix (2x8) 2666mhz, mantive o que eu tinha que era uma placa de vídeo Geforce GTX 960 2Gb, fonte CoolerMaster 550w e periféricos.

 

Computador ficou lindo, tudo redondo. De uns 4 a 5 meses para cá, comecei notar que em alguns procedimentos que exigiam bastante da máquina (edição de foto e vídeo, renderização e até jogos) começaram congelar a tela. A máquina não desligava, continuava tudo ligado, funcionando, porém vídeo, mouse, teclado, sons, tudo congelava e só voltava ao reiniciar.

 

Me veio na cabeça que seria algum problema no Windows e formatei. Aparentemente tinha resolvido, fiquei dias sem acontecer.

 

Final do ano, resolvi trocar a placa de vídeo e fiz um upgrade um pouco maior, comprei um Asus RTX 2060 Super 8gb. E comecei testar elas em alguns jogos. Jogos de pequeno porte nada acontecia, porém jogos mais robustos como GTA V, Call of Dutty, o congelamento tinha voltado.

 

Comecei me incomodar e comecei passar alguns teste com aqueles programas de estressar o PC. Passei com os dois pentes de memória, com um de cada vez, e todos congelavam.

 

de repente meu irmão teve a ideia de atualizar a bios da placa-mãe. E assim procedemos o teste. Porém começou meu problema. Nunca mais deu vídeo. Ele abria a interface UEFI, mas na hora de dar o boot, ele perdia o vídeo. Me lembro que a versão que estava era algo de outubro de 2018 e atualizamos para a versão de novembro de 2019, tudo pelo sistema da placa mesmo.

 

Como não dava vídeo, tentamos fazer um novo update, dessa vez, por pendrive, e nada mudou. Então resolvemos ir voltando os updates da bios, um a um, em nenhum deles deu vídeo. Nos primeiro arquivos lançados de atualização de bios, a placa nem se quer permitiu voltar.

 

Levei na assistência, e o rapaz também não conseguiu fazer dar vídeo. Resolvi então pedir para por outra placa-mãe, idêntica, porém nova,  (Asus B450M - Gaming), que por sua vez já veio atualizada de fábrica e mesmo assim, continua não dando vídeo.

 

Eu preciso da máquina para trabalhar, mas não sei mais o que tentar. O que me dizem, já passaram por isso?

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Olá amigo, para sua descrição te proponho dois testes: ligar com uma placa de vídeo menos potente (puramente básica para dar vídeo, bem básica mesmo GT210 por exemplo) ou ligar com a placa de vídeo on-board da placa-mãe (testar com um processador com vídeo integrado e tirar a placa de vídeo do slot).

 

Se funcionar, o seu problema será trocar a fonte porque está com alimentação danificada. Recomendo a série TX da Corsair porque nunca tive problemas. Mas uma linha mais básica como a CX já vai resolver (nesse cenário que eu propus). Outra marca que eu recomendo é Super Flower se encontrar em estoque.

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pelos sintomas q você relata e principalmente pelo modelo da sua placa-mãe, a chave do problema pode ser ela

 

é uma placa que apesar de ser b450, nao possui os dissipadores no VRM.. e esses ryzen 2700x puxam e exigem demais, eu experimento sintomas parecidos quando tento subir meu 2700 na minha b350 q apesar de ter dissipadores no vrm, nao aguenta overclock mais agressivo.. o seu 2700x já tem um clock elevado

 

veja esse video

 

 

analise dessa placa.. tudo bem explicado..

 

tenta usar alguma ventilacao em cima dos vrms e usa o pc pra ver se os sintomas voltam

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@Raphael Matos As fontes da Cooler Master não prestam. É uma das melhores marcas para gabinetes, coolers e um monte de outros componentes, mas para fontes não tem jeito, são todas porcarias. A única série que foi confiável em todo o tempo que acompanho a marca foi a Master Watt, mas mesmo sabendo que ela passou nos testes eu nunca adquiriria por causa do histórico da marca. A primeiríssima coisa que você precisa fazer, então, é testar outra fonte. 

 

Se testar outra, de marca e qualidade decentes, e nada mudar, siga para outros testes...

 

Reinstale seu sistema e rode o HDtune/crystaldiskinfo nele para ver se seu HDD ou SSD está danificado.

 

Se a máquina dá post (abre a tela de BIOS), há uma grande chance de que ela não está com problema nenhum. O sistema no entanto pode estar com problemas, e isso pode ser por causa de arquivos corrompidos, configurações inadequadas (você não ter instalado os drivers corretamente) ou até HDD/SSD danificado. Convém testar.

 

Depois disso, siga para os testes. Observe se todos os cabos de energia estão devidamente BEM conectados (conexões inseridas pela metade sempre causam problemas cedo ou tarde).

 

Além disso você precisa fazer um teste de bancada. Remover os componentes todos desnecessários para o boot, deixando apenas CPU, 1 módulo de memória e GPU. Recomendo que faça isso com a versão mais recente da sua BIOS, mas aí tem um enorme porém:

Toda placa-mãe que tem mais de uma versão pode ter BIOS diferentes para estas versões. Às vezes os modelos parecem ser os mesmos, mas não são, e o correto hoje é SEMPRE atualizar a BIOS pelo windows, com o aplicativo próprio da placa-mãe, pois assim não se corre o risco de baixar o arquivo errado. Recomendo que entre no site da fabricante, procure sua placa-mãe observando bem qual versão dela está abrindo (observe onde estiver escrito ver. ou rev.). Se tiver certeza absoluta de que selecionou a placa-mãe correta, atualize para a versão mais recente, mas observe também que algumas BIOS requerem que você instale uma versão anterior antes de instalá-las. Sempre leia!

 

Chutar que o defeito está em alguma coisa geralmente te desvia do problema real. Você tem que testar tudo, começando pelo mais provável e indo para os menos (inclusive tive de reorganizar a resposta inteira por isso).

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Galera, venho aqui relatar alguns testes que realizei.

 

Consegui testar um outro modelo de placa-mãe: Asus Tuf Gaming x570 Plus

 

Voltou a dar tela imediatamente. Posso sugerir que a B450M da Asus pode estar com algum conflito das novas bios com o ryzen.

 

Mas enfim, resolvi realizar alguns teste, ver se ainda congelava o pc. Mas foi automático, entrar em um jogo (Call of Dutty/GTA V) o PC reiniciou sozinho (antes congelava). 

 

Para tirar minha pulga atrás da orelha, resolvi por dois pente de memória de outro PC: 16 GB Corsair 3466mhz (2x8) e o engraçado, que o PC baixou a frequência para 2333 automaticamente, e quando eu subia a frequência para o valor de fábrica, ele nem bootava.

 

Ainda realizando alguns teste, troquei o HD, para ver se era algum problema nele ou nos arquivos e etc. Nada mudou, e continuou reiniciando.

 

Somente para informar, não se trata de temperatura, pois além do cooler que vem o Ryzen, não realizei nenhum tipo de OC, e ainda possuo 6 fans normais, e fiz esses teste com a tampa do gabinete aberto.

 


Acredito então, que meu problema está na fonte, como alguns colegas acima descreveram. O que acham?

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Woz, quando trocamos a placa pelo outro modelo a qual deu vídeo, a assistência que levei disse que formatou e instalou novamente um windows (Era essa a pergunta que se referiu?)

 

Ontem domingo (09/02) procedi com mais alguns testes. Peguei um computador emprestado para realiza-los. 

 

O primeiro que fiz, foi da fonte. Troquei minha fonte por uma Corsair 750w Gold. Todo processo anterior, se repetiu, iniciou, área de trabalho normal, porém, se entrar em jogos, ela reinicia. 

 

Cogitando ser a placa de vídeo, substitui então a minha, ainda com a fonte, por uma 2080. E tudo procedeu da mesma forma, somente em jogo ou quando estressa o PC, ele reinicia. 

 

Novamente, coloquei as memórias que falei anteriormente, com FONTE e PLACA de vídeo que peguei emprestado e também continuou igual.

 

Só que nessas últimas vezes começou dar tela azul "DRIVER_POWER_STATE_FAILURE". Pesquisando sobre o erro, na internet diz que é conflito de drivers. Fui então olhar como estavam as atualizações do Windows, que estava na versão anterior a 1903. Porém quando ponho para atualizar, trava. Chega em uma certa porcentagem, ele trava que não sai do lugar.

 

Fui então tentar formatar, só que o PC não leu a boot pelo pendrive agora. 

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@Raphael Matos Para o sistema funcionar corretamente você precisa de todos os drivers atualizados. A assistência técnica pode não ter instalado corretamente ou simplesmente deixado os padrões do windows (se é que efetuaram a instalação do sistema limpa como deveriam). Se seu PC estiver na garantia recomendo que insista com a assistência até resolverem. Lembrando que se enviar o PC para eles 3 vezes e nas três vezes o problema persistir, o código de defesa do consumidor lhe dá o direito a ressarcimento ou troca do produto por outro novo (ficando à sua escolha).

 

Se não tiver garantia, insisto que você precisa de uma instalação do sistema limpa, todos os drivers da placa-mãe baixados e instalados diretamente do site do fabricante, memórias com velocidade normal com XMP desligado (na sua placa-mãe deve chamar DOCP), e driver de vídeo atualizado. Além de tudo isso, é vital ter uma ferramenta de monitoramento ativada. O MSI Afterburner é a opção mais completa e mais simples de usar, nesse caso. Basta instalar e configurar a aba "monitoring" para logar em arquivo as temperaturas, frequências e afins do sistema todo. O update da BIOS também é importante, mas como seu sistema está reiniciando sozinho, você teria de baixar a versão mais recente do site do fabricante e instalar diretamente de dentro da BIOS. Cuidado com esse procedimento, pois se você baixar a versão para a placa-mãe errada, ou interromper o processo, pode ficar sem placa-mãe. O ideal é fazer seu sistema ficar estável antes de fazer isso.

 

Com tudo isso feito (sistema limpo, drivers atualizados, DOCP desativado), siga para testar o sistema. Lembre-se de não instalar nenhum programa no sistema, deixe apenas os drivers e o steam (faça teste apenas com jogos do steam ou outra plataforma similar, pois jogos e programas piratas podem ser a causa do seu problema). 

Se o problema persistir, siga para diagnóstico do HD/SSD com o HDtune ou CrystalDiskInfo, e depois das memórias com o Memetest86 (versão inicializável via pendrive).

 

Seu problema pode estar na memória, então teste rodar com apenas um módulo instalado. Se houver algum problema no barramento da memória, o sistema pode não conseguir rodar com elas em dual channel ou em velocidade máxima. O próprio módulo de memória pode estar com problema também, e o Memtest86 deve ser rodado por 5 a 10 minutos, sendo que qualquer erro (em vermelho) significa problema de memória (ou relativo a elas).

 

O diagnóstico do HD deve ser feito tanto observando-se a aba "health" ou "SMART", quanto pelo exame de superfície.

 

Se for mesmo seguir com o diagnóstico por si mesmo, faça uma lista do que vai verificar e vá eliminando item por item.

adicionado 1 minuto depois
44 minutos atrás, Raphael Matos disse:

Só que nessas últimas vezes começou dar tela azul "DRIVER_POWER_STATE_FAILURE". Pesquisando sobre o erro, na internet diz que é conflito de drivers. Fui então olhar como estavam as atualizações do Windows, que estava na versão anterior a 1903. Porém quando ponho para atualizar, trava. Chega em uma certa porcentagem, ele trava que não sai do lugar.

Isso me dá a entender que os drivers da sua placa-mãe sequer estão instalados, e ela está usando ou drivers feitos para outra MB (o que acontece quando se aproveita um sistema que foi instalado em outro PC originalmente), ou são apenas os genéricos do windows que sempre dão problema.

adicionado 2 minutos depois
45 minutos atrás, Raphael Matos disse:

O primeiro que fiz, foi da fonte. Troquei minha fonte por uma Corsair 750w Gold. Todo processo anterior, se repetiu, iniciou, área de trabalho normal, porém, se entrar em jogos, ela reinicia. 

Boa fonte, com o dobro efetivo da potência que você realmente precisa, sem mencionar que deve ter custado uma pequena fortuna. Vai durar uma vida, mas não precisava ter comprado algo tão acima do que realmente precisa.

adicionado 3 minutos depois
46 minutos atrás, Raphael Matos disse:

Woz, quando trocamos a placa pelo outro modelo a qual deu vídeo, a assistência que levei disse que formatou e instalou novamente um windows (Era essa a pergunta que se referiu?)

A assistência "dizer" é o último tipo de referência que você precisa no momento. Recomendo muito que faça você mesmo para certificar-se de que foi realmente bem feito. 

adicionado 5 minutos depois
48 minutos atrás, Raphael Matos disse:

Fui então tentar formatar, só que o PC não leu a boot pelo pendrive agora.

Reinstale no pendrive a versão inicializável da instalação do windows. Nunca utilize versões antigas ou baixadas de sites que não o da própria microsoft. Baixe neste link apenas: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

Clique em "baixe a ferramenta agora".

adicionado 6 minutos depois

NUNCA instale drivers com aplicativos que instalam drivers automaticamente. JAMAIS baixe drivers ou aplicativos que não do próprio fabricante do componente ou produtora do software. Se você for instalar qualquer programa que não seja original, não o faça durante o processo de testes e diagnóstico.

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22 horas atrás, WOZ Dods disse:

Com tudo isso feito (sistema limpo, drivers atualizados, DOCP desativado), siga para testar o sistema. Lembre-se de não instalar nenhum programa no sistema, deixe apenas os drivers e o steam (faça teste apenas com jogos do steam ou outra plataforma similar, pois jogos e programas piratas podem ser a causa do seu problema). 

Se o problema persistir, siga para diagnóstico do HD/SSD com o HDtune ou CrystalDiskInfo, e depois das memórias com o Memetest86 (versão inicializável via pendrive).

Bom Dia Galera. @WOZ Dods , comecei realizar os testes com suas instruções. Primeiro de tudo, desliguei tudo que era desnecessário. SSDs e HDs extras, Drivers de CD, RGB. Em seguida Baixei a versão da microsoft do w10 de janeiro/2020, a número 1909 e fiz a instalação limpa. A partição primária, estava divida em várias partições menores, formatei e exclui, e tornei uma novamente e segui com a instalação. Logo em seguida, ao término, atualizei todo o sistema com as att disponíveis no windows update. Em seguida instalei o driver da placa de vídeo, pelo site do fabricante.
 

 

22 horas atrás, WOZ Dods disse:

Se o problema persistir, siga para diagnóstico do HD/SSD com o HDtune ou CrystalDiskInfo, e depois das memórias com o Memetest86 (versão inicializável via pendrive).

Após isso, passei HDtune no SSD do sistema, nenhum erro, nem no scan de erros, nem na barra stealth. Em seguida passei o memetest86 (longas 4horas) e também indicou zero erros.


Feito isso, iniciei o Call of Dutty, direto pelo launcher da blizzard, não sendo jogo pirata como citou uma possível causa. O jogo rodeou e em torno de um ou dois minutos, apresentou problemas (Perdeu tela, mouse, teclado e som) porém a CPU continuava ligada. 

 

 

Tentei então estressar o PC pelo CPU-Z e pelo Prime95, atento a temperatura pelo software AMD Ryzen Master. No estresse ele não passou dos 65º porém em ambos os programas, apresentou problemas, idêntico ao jogo. 

 

 

Começo a desconfiar que o problema possa ser processador.

 

 

Só uma observação, a fonte que citei em cima, foi só emprestada pra teste, não comprei (ainda).

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4 horas atrás, Raphael Matos disse:

Após isso, passei HDtune no SSD do sistema, nenhum erro, nem no scan de erros, nem na barra stealth. Em seguida passei o memetest86 (longas 4horas) e também indicou zero erros.

Não precisava ter rodado o teste inteiro. Se não detecta erros em 5 a 10 minutos, dificilmente vai detectar qualquer coisa depois disso.

4 horas atrás, Raphael Matos disse:

Só uma observação, a fonte que citei em cima, foi só emprestada pra teste, não comprei (ainda).

Ufa... Se for comprar pegue uma CX 550, não jogue dinheiro fora em uma 750. Se quiser algo "gold", pegue a xfx xtr2 550 ou 650 no máximo.

 

4 horas atrás, Raphael Matos disse:

Tentei então estressar o PC pelo CPU-Z e pelo Prime95, atento a temperatura pelo software AMD Ryzen Master. No estresse ele não passou dos 65º porém em ambos os programas, apresentou problemas, idêntico ao jogo.

Você fez tudo isso utilizando apenas um pente de memória? Testou novamente com ele em outro slot?

adicionado 1 minuto depois

@Raphael Matos Você está no melhor caminho possível, pois está fazendo todos os testes com calma e minúcia. A maioria que orientamos no fórum faz 1/3 dos testes e perde a paciência. Parabéns!

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6 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Já ia lhe sugerir que fizesse a atualização da BIOS, mas pelo que disse já o fez, não é?

 

Não fiz, sinceramente eu to com receio, pois na minha última MB, quando atualizei meu pc morreu. Então preferi realizar todos os testes antes de chegar a esse ponto.

 

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

 

@Raphael Matos Você está no melhor caminho possível, pois está fazendo todos os testes com calma e minúcia. A maioria que orientamos no fórum faz 1/3 dos testes e perde a paciência. Parabéns!

Obrigado man, só eu sei como é difícil conseguir chegar em um nível de PC legal, é todo nosso esforço esculpido em cada peça que compõe o setup.

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22 minutos atrás, Raphael Matos disse:

Não fiz, sinceramente eu to com receio, pois na minha última MB, quando atualizei meu pc morreu. Então preferi realizar todos os testes antes de chegar a esse ponto.

O PC não pode estar reiniciando ou travando se você quiser fazer update de BIOS. Do jeito que está não rola.

23 minutos atrás, Raphael Matos disse:

Obrigado man, só eu sei como é difícil conseguir chegar em um nível de PC legal, é todo nosso esforço esculpido em cada peça que compõe o setup.

Vou te falar que nem é tão difícil viu. Na verdade você está tendo um azar muito incomum... mas no seu caso está sendo também uma oportunidade imensa de aprendizado.

 

A propósito, você não respondeu minha pergunta!

 

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Você fez tudo isso utilizando apenas um pente de memória? Testou novamente com ele em outro slot?

 

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Em 11/02/2020 às 15:08, WOZ Dods disse:

O PC não pode estar reiniciando ou travando se você quiser fazer update de BIOS. Do jeito que está não rola.

Vou te falar que nem é tão difícil viu. Na verdade você está tendo um azar muito incomum... mas no seu caso está sendo também uma oportunidade imensa de aprendizado.

 

A propósito, você não respondeu minha pergunta!

 

 

Desculpe a demora. Infelizmente não,  Eu testei com os dois pentes, e sempre no mesmo slot. Demorei responder, pois acabei levando meu PC na assistência novamente, pois ele me disse que ia conseguir um outro ryzen pra testar no jogo. Como eu disse eu ainda suspeito ser processador.

 

Mas amanhã acredito que ele me devolva com o parecer, e eu faço os testes alternando os pentes e também trocando de slot.

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  • 2 semanas depois...

Galera. Bom Dia a Todos.

 

Depois de um bom tempo, trago o motivo do meus problemas. Como relatei no último comentário a um tempo atrás, a última peça que eu não havia testado, era a defeituosa.

 

Consegui na assistência técnica da cidade, um Ryzen 3, emprestado, e passei uma semana com ele testando: jogando, editando vídeos e imagens, navegando na net, até levei o PC ao estresse por alguns programas já citados acima, enfim, uso cotidiano.

 

Não apresentou nenhum crash, nenhum congelamento, nada de erros. Cheguei a conclusão então que era meu processador mesmo, por algum motivo vinha causando os problemas.

 

Entrei em contato com a AMD, solicitei o RMA (pois é de 3 anos a garantia), foi aprovado e fui transferido para a SIR Company, que acredito ser a representante legal da AMD aqui no Brasil para esses casos. O feedback é meio demorado, porém foi autorizado o envio, inclusive solicitaram um termo de ciência de descarte do produto, já até enviei.

 

Será que eles descartam sem nem testar? Alguém ja passou por esse procedimento de RMA da AMD? Sabe quanto tempo leva da analise até o parecer final?

 

Mas obrigado a todos que me ajudaram, principalmente o Sr. WOZ.

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@Raphael Matos Raríssimo CPU vir com defeito assim. Fico feliz que tenha conseguido diagnosticar. Ainda há a possibilidade de que essa CPU tenha sofrido algum impacto ou tenha tido algum dos pinos danificado durante a montagem, o que já é bem mais comum. Fiquei feliz que a AMD tenha sido tão rápida na resposta e que você possa finalmente sanar seu problema sem maiores contratempos. Depois nos fale mais de como foi o processo de RMA!

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  • mês depois...

Finalmente a novela finalizou.
Depois de enviado o Processador a SIR COMPANY, conferido o defeito. Pediram um prazo para estar enviando um novo processador. Dias depois, me responderam que não havia mais peças desse modelo em estoque e que iriam me reembolsar financeiramente.

 

Pediram então prazo de aproximadamente 30 dias para creditar o depósito. Durante esse prazo não houve nenhuma comunicação por parte deles. Quando estava nos últimos dias, que era dia 28/03, enviei email solicitando uma posição de como estava o processo.

 

Dois dias depois me responderam que iriam verificar no financeiro. Na semana passada, entrei em contato novamente e nada. Então abri um ação no site de reclamações online e também acessei a AMD Brasil através do Facebook. No dia seguinte veio uma resposta que não haviam feito o depósito por causa da pandemia.

Hoje, 8 dias depois do prazo limite, o depósito foi efetuado. 
Passo agora a esperar uma promoção para adquirir um novo processador.

 


Obrigados a todos que me ajudaram nesse processo!

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@Raphael Matos Estou com um pedido de RMA em aberto na AMD para um 1800X que está uma novela, mas não por falha da AMD e sim pela comunicação com a empresa em nome da qual a nota foi emitida (meu cliente). Espero conseguir a peça, não o valor.

adicionado 0 minutos depois

Afinal, com o valor do dólar eu não compraria nada similar hoje.

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14 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Raphael Matos Estou com um pedido de RMA em aberto na AMD para um 1800X que está uma novela, mas não por falha da AMD e sim pela comunicação com a empresa em nome da qual a nota foi emitida (meu cliente). Espero conseguir a peça, não o valor.

adicionado 0 minutos depois

Afinal, com o valor do dólar eu não compraria nada similar hoje.

 

Man, se for a mesma Sir Company que vai responder pelo RMA, quase certeza absoluta, que vai reembolsar em dinheiro.

  • Obrigado 1
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