Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer um enrolador caseiro de bobina?


rmlazzari58

Posts recomendados

Boa tarde, pessoal. Inspirado pelo tópico do @Faire, gostaria de construir um enrolador caseiro de bobinas para bobinas simples, dessas de divisores de frequência para alto-falantes, e como não tenho experiência nisso gostaria de dicas. Sei que tem muitos vídeos por aí no Youtube mas antes de começar achei melhor conferir aqui, com os mestres.

 

Minhas dúvidas são quanto à prática. Por exemplo, uma bobina com 500 voltas de fio de cobre... 500 voltas, na prática, não é muita coisa para enrolar no braço, com uma manivela? Que tal arranjar um motorzinho, desses de 12v que já vem com redutor e que custam, sei lá... R$15,00 na Sta. Efigênia?

 

Motor 12v com redutor

(Esses aqui achei um pouco caros...)

 

Será que um motorzinho desses tem potência suficiente? E 100 RPM é bom, é muito rápido ou muito devagar? Não precisaria de algum "acelerador", para variar a rotação?

 

O contador, tô pensando em adaptar um daqueles que a gente acha em loja de sucata, dos que geralmente tem um pino que a cada vez que é pressionado, pula um... Será que tem algum melhor, mais indicado? Contar, digamos, 500 voltas sem perder a contagem não deve ser nada fácil, hein?

 

E o carretel? Já vi gente enrolando em toco de cabo de vassoura, em carretel plástico (que um dia conteve linha de costura)... Vou precisar de carretéis de diferentes diâmetros, é isso? Alguma dica?