Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer um enrolador caseiro de bobina?


rmlazzari58

Posts recomendados

Boa tarde, pessoal. Inspirado pelo tópico do @Faire, gostaria de construir um enrolador caseiro de bobinas para bobinas simples, dessas de divisores de frequência para alto-falantes, e como não tenho experiência nisso gostaria de dicas. Sei que tem muitos vídeos por aí no Youtube mas antes de começar achei melhor conferir aqui, com os mestres.

 

Minhas dúvidas são quanto à prática. Por exemplo, uma bobina com 500 voltas de fio de cobre... 500 voltas, na prática, não é muita coisa para enrolar no braço, com uma manivela? Que tal arranjar um motorzinho, desses de 12v que já vem com redutor e que custam, sei lá... R$15,00 na Sta. Efigênia?

 

Motor 12v com redutor

(Esses aqui achei um pouco caros...)

 

Será que um motorzinho desses tem potência suficiente? E 100 RPM é bom, é muito rápido ou muito devagar? Não precisaria de algum "acelerador", para variar a rotação?

 

O contador, tô pensando em adaptar um daqueles que a gente acha em loja de sucata, dos que geralmente tem um pino que a cada vez que é pressionado, pula um... Será que tem algum melhor, mais indicado? Contar, digamos, 500 voltas sem perder a contagem não deve ser nada fácil, hein?

 

E o carretel? Já vi gente enrolando em toco de cabo de vassoura, em carretel plástico (que um dia conteve linha de costura)... Vou precisar de carretéis de diferentes diâmetros, é isso? Alguma dica?

 

E adiantando uma questão no enrolar, mesmo. Digamos que o número de voltas sejam, sei lá... 1000 voltas. Acontece que, no comprimento da bobina, só cabem 250 voltas. Então se começa a enrolar de baixo do carretel para cima. Aí, quando chegar em cima, ou seja, quando terminar as primeiras 250 voltas, o fio volta ao início embaixo imediatamente e daí passa a formar as próximas 250 voltas sobre a primeira "camada", no mesmo sentido que a primeira ou não, o fio continua sendo enrolado dando mais 250 voltas só que no sentido oposto da primeira "camada", descendo aos poucos?

 

Por fim, quem puder dar dicas sobre o fio de cobre, onde encontrar, como saber o diâmetro, AWG, se dá para comprar por metro, etc. Tenho um paquímetro mas é muito impreciso, mixuruca mesmo. Vi uns no Aliexpress, eletrônicos, e num preço bem acessível (uns R$10,00, fora o frete), mas será que é imprescindível?

 

Grato!

adicionado 3 minutos depois

Ah! O tópico que falei é esse aqui: sobre Croosver Passivo e capacitor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Boa tarde, pessoal. Inspirado pelo tópico do @Faire, gostaria de construir um enrolador caseiro de bobinas para bobinas simples, dessas de divisores de frequência para alto-falantes, e como não tenho experiência nisso gostaria de dicas. Sei que tem muitos vídeos por aí no Youtube mas antes de começar achei melhor conferir aqui, com os mestres.

 

Minhas dúvidas são quanto à prática. Por exemplo, uma bobina com 500 voltas de fio de cobre... 500 voltas, na prática, não é muita coisa para enrolar no braço, com uma manivela? Que tal arranjar um motorzinho, desses de 12v que já vem com redutor e que custam, sei lá... R$15,00 na Sta. Efigênia?

 

Motor 12v com redutor

(Esses aqui achei um pouco caros...)

 

Será que um motorzinho desses tem potência suficiente? E 100 RPM é bom, é muito rápido ou muito devagar? Não precisaria de algum "acelerador", para variar a rotação?

 

O contador, tô pensando em adaptar um daqueles que a gente acha em loja de sucata, dos que geralmente tem um pino que a cada vez que é pressionado, pula um... Será que tem algum melhor, mais indicado? Contar, digamos, 500 voltas sem perder a contagem não deve ser nada fácil, hein?

 

E o carretel? Já vi gente enrolando em toco de cabo de vassoura, em carretel plástico (que um dia conteve linha de costura)... Vou precisar de carretéis de diferentes diâmetros, é isso? Alguma dica?

 

E adiantando uma questão no enrolar, mesmo. Digamos que o número de voltas sejam, sei lá... 1000 voltas. Acontece que, no comprimento da bobina, só cabem 250 voltas. Então se começa a enrolar de baixo do carretel para cima. Aí, quando chegar em cima, ou seja, quando terminar as primeiras 250 voltas, o fio volta ao início embaixo imediatamente e daí passa a formar as próximas 250 voltas sobre a primeira "camada", no mesmo sentido que a primeira ou não, o fio continua sendo enrolado dando mais 250 voltas só que no sentido oposto da primeira "camada", descendo aos poucos?

 

Por fim, quem puder dar dicas sobre o fio de cobre, onde encontrar, como saber o diâmetro, AWG, se dá para comprar por metro, etc. Tenho um paquímetro mas é muito impreciso, mixuruca mesmo. Vi uns no Aliexpress, eletrônicos, e num preço bem acessível (uns R$10,00, fora o frete), mas será que é imprescindível?

 

Grato!

adicionado 3 minutos depois

Ah! O tópico que falei é esse aqui: sobre Croosver Passivo e capacitor

Já confeccionei um divisor passivo, para caixas, funciona muito bem até hoje, e realmente percebe-se a diferença no som, se montar tipo um núcleo com chapas I de transformadores, sua bobina vai cair bem o numero de espiras, sempre faço com essas chapas I e enrolo a bobina na mão, mas espere por mais comentários.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

O contador, tô pensando em adaptar

Sobre isso, olha mais uma 'c.c.' 'minutal'

Certa feita comprei alguns contadores numa loja a 1,00. Digital, 1 botão, formato dos antigos tocadores mp3, funciona com 1 pilha palito. Sumiram mas tenho 1

 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Contar, digamos, 500 voltas sem perder a contagem não deve ser nada fácil,

10 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Um mc - e otras cositas más - daria conta com o pé nas costas mas

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato pelas respostas. Me indicaram um vídeo, achei bem interessante: dá para ver que a velocidade do eixo tem que ser baixa, tô chutando uns 30 rmp, e que não é qualquer motorzinho, não: tem que ter alguma potência. Para o contador, olha a gambiarra que esse moço fez. A filhinha dele é que não deve ter achado graça :(

 

E vi que o fio na bobina é enrolado de cima para baixo e depois de baixo para cima. Será que tá certo isso? Será que uma vez que o carretel contém a primeira enrolada, a segunda, sendo ao contrário, não anula a primeira? Ou será que tanto faz?

 

Bom, lá vai o vídeo:

 

MÁQUINA DE FAZER BOBINAS COM CONTADOR AUTOMÁTICO

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, rmlazzari58 disse:

E 100 RPM é bom, é muito rápido ou muito devagar? Não precisaria de algum "acelerador", para variar a rotação?

Isso corresponde a quase 2 rotações por segundo. Para fio fino tá ótimo, para muito grosso vai ser cruel. Compre uma luva de raspa ou algodão se vai usar a mão como guia do fio. Para se variar a velocidade 3 formas muito simples:

1 - PWM (a internet tá cheia de exemplos, o mais simples usa o LM555, só compensa microprocessado se desejar invadir essa área. Tb há PWMs a venda por aí, o ruim é achar um que opere com baixa frequência (até 400Hz). 

2 - com o uso de um darlington, potenciômetro e um bom pedaço de lata para dissipar calor do darlington.

3 - com conversor step-down.

 

22 horas atrás, rmlazzari58 disse:

O contador, tô pensando em adaptar um daqueles que a gente acha em loja de sucata, dos que geralmente tem um pino que a cada vez que é pressionado, pula um.

Eu gosto do mecânico para esse uso. Tem o mecânico com alavanca, muito usado em máquina de tricô. Há tb contadores elétricos com pilha inclusa (dura uns 7 anos) onde basta fechar os contatos que a cada fechada conta 1 sem pegar o repique mas não creio ser o caso, não são baratos.

 

22 horas atrás, rmlazzari58 disse:

E o carretel? Já vi gente enrolando em toco de cabo de vassoura, em carretel plástico (que um dia conteve linha de costura)... Vou precisar de carretéis de diferentes diâmetros, é isso? Alguma dica?

Para cada núcleo o carretel com as medidas apropriadas. Onde se vende os núcleo tb há carretel a venda.

 

21 horas atrás, Matthwus disse:

Digamos que o número de voltas sejam, sei lá... 1000 voltas. Acontece que, no comprimento da bobina, só cabem 250 voltas.

No magnetismo o que conta é o sentido da rotação do eixo. Quanto ao deslocamento lateral, supondo que inicie da direita para a esquerda, na camada seguinte continue da esquerda para a direita, simples assim. Assistir aos vídeos de máquinas de bobinar industriais te mostrará o objetivo a ser alcançado.

 

21 horas atrás, Matthwus disse:

sobre o fio de cobre, onde encontrar, como saber o diâmetro, AWG, se dá para comprar por metro, etc.

Normalmente é vendido a quilo,. uns R$45,00/kg.

A relação entre diâmetro, área, AWG, peso por metro, corrente máxima e frequência máxima é encontrada nas tabelas de fio esmaltado AWG.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/02/2020 às 17:24, Sérgio Lembo disse:

Eu gosto do mecânico para esse uso. Tem o mecânico com alavanca, muito usado em máquina de tricô. Há tb contadores elétricos com pilha inclusa (dura uns 7 anos) onde basta fechar os contatos que a cada fechada conta 1 sem pegar o repique mas não creio ser o caso, não são baratos.

já vi feito com calculadora de camelô, onde os contatos fecham o circuito do botão "+" então é só fazre o setup da calculadora nas primeiras voltas (normalmente feitas manualmente) para que sempre que der uam volta o botão + seja acionado remotamente somando 1 na contagem, o problema é o tempo de desligamento ocioso da calculadora que pode gerar alguns contratempos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
49 minutos atrás, Eder Neumann disse:

feito com calculadora de camelô, onde os contatos fecham o circuito do botão "+" então é só fazre o setup da calculadora nas primeiras voltas (normalmente feitas manualmente) para que sempre que der uam volta o botão + seja acionado remotamente somando 1 na contagem, o problema é o tempo de desligamento ocioso da calculadora que pode gerar alguns contratempos.

Em 03/02/2020 às 07:36, Isadora Ferraz disse:

Em tempo, certa feita fiz um contador com calculadora com o método acima. Um transistor na tecla "=". A "programação" era "1 + =". Na época a calculadora era tecla na pci e não membrana = hoje.

 

Camelei pra bolar e o camelô copiou😠

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei de dar uma olhada numa máquina de costura de overlock que uma conhecida disse que está encostada na casa dela há séculos, ver se dá para aproveitar alguma coisa (motor, pedal "acelerador", coisas assim... Ela não garantiu mas disse ter a impressão de que essa máquina tem até um contador mecânico nela. Aí, se tudo der certo seria questão de adaptar algum redutor, talvez... Assim que eu ver, lá, posto aqui. De qualquer forma, grato pelas respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para dar um retorno, fui ver a tal da overlock e não tive coragem: a máquina tá novinha em folha, basta tirar o pó.

Como não é algo que vou usar muito tô pensando em fazer um enrolador manual, mesmo, de madeira, com um contador mecânico de alavanca, um eixo de um parafuso bem comprido e mais ou menos uns 1cm de diâmetro. O carretel tô pensando em fazer de papelão, cartolina, algo assim, já que terão núcleo de ar (o carretel será tirado) e as bobinas parecem que vão ser pequenas... são para filtros do tipo crossover, para poucos watts, no máximo uns 30w.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

use uma parafusadeira para motorizar o enrolador...

 

vi uma vez em algum lugar um feito com tirante de 3/4", porcas e arruelas apoiados num suporte de madeira, e do outro lado o cara colocou uma manivela, que além de permitir a rotação manual para poucas voltas era usada como alavanca no contador de voltas (que era uma calculadora)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Andei dando uma estudada e cheguei no seguinte: para a impedância de 4ohm e baseado na tabela abaixo, obtida no mestre Newton C. Braga aqui

 

M0283_0010.jpg.bea058c2234e179a05164234fbd4be7e.jpg

 

a bobina que me serviria é de 0,15mH. Através desse site aqui, achei que uma bobina dessas mede 4cm de diâmetro por 1cm de altura e um enrolamento de 51 voltas.

 

Bom, 51 voltas dá para fazer no braço, mesmo, inclusive com o cálculo aproximado do comprimento do fio: 6,5m mais ou menos usando 2 x pi x 2(raio) x 51(voltas).

 

Será que isso aí tá certo?

Se estiver, qual a espessura do fio que devo usar? Posso usar um bem fininho para a bobina não ficar grande e pesada? Qual a melhor espessura?

E posso sobrepor voltas mesmo que as voltas em cima das outras mudem de diâmetro?

 

Talvez seja importante para saber a espessura do fio: o amp diz que fornece até 15w. O falante é para 15w.

 

Tenho, também, umas dúvidas sobre ligar alto falante e tweeter em série mas acho que aí já ficaria meio off topic.

 

Sobre a bobina aí, será que alguém me ajuda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Sobre a bobina aí, será que alguém me ajuda?

não entendi seu problema (necessidade da bobina).

 

12 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Tenho, também, umas dúvidas sobre ligar alto falante e tweeter em série mas acho que aí já ficaria meio off topic.

atente-se às impedâncias...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eastech de 3pol, como esse aqui:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1241400984-alto-falante-ferrite-3-polegadas-4ohm-15w-aba-virada-c2pcs-_JM?searchVariation=38026856518&quantity=1&variation=38026856518#searchVariation=38026856518&position=4&type=item&tracking_id=4804fcad-7030-4494-ab0b-79811491daa7

 

 

adicionado 3 minutos depois
8 minutos atrás, Eder Neumann disse:

acredito ter sido bem respondido lá...

Ah, o pessoal daqui, inclusive você, caro Eder, é muito prestativo. Acho legal o clima de colaboração, eu mesmo, dentro do estreitíssimo limite técnico que tenho sempre procuro ajudar...

 

Só tenho a agradecer! :)

adicionado 7 minutos depois

No caso desse tópico, por exemplo... como eu nunca tinha pensado em usar bobina para corte de frequência, e quando fui na Internet encontrei gente enrolando quilômetros de fio, rs... pensei que talvez fosse precisar de um enrolador.

 

Mas agora tô vendo que bobina assim, para divisor de frequência, dá para fazer no braço, mesmo. Ufa! rs...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...