Ir ao conteúdo

Verificando sistema de arquivos em C: cancelada sem nem começar

Posts recomendados

Postado

Ola boa noite. Sou novo aqui e acabei de criar a minha conta, muitas vezes que tive um problemas com meus aparelhos eletrônicos, eu sempre vim aqui. E miitaa vezes consegui resolver meus problemas graças a toda comunidade. E aqui estou eu tendo mais um problema sem saber uma solução. Obs: sou meio leigo em relação a essas coisas então me desculpem se eu disser algo errado...

Tenho um notebook Acer bem velho, Windows 7, após varios problemaa que ele teve. Tendo que formatar, instalar, desinstalar e reinstalar drivers, como alguns problemas na memoria. Finalmente ele estava funcionando tudo bem.

Só que ai de um tempo pro outro ele começou a apresentar sempre que eu ligava ele uma mensagem "Verificando sistema de arquivos em C:"

Nunca tentei cancelar essa operação. Mas nem se passa os 10 segundos que consta na mensagem para poder ignorar a verificação e a verificação ja é cancelada no mesma hora sem nem sequer começar e sem eu clicar em nada.

Eu ja vi em alguns forum que era apenas eu efetuar o chkdsk e a fragmentação de disco, e apos eu tentar isso só apareceu uma segunda mensagem de verificação de disco que também é cancelada automaticamente, e na fragmentação o nome do volume do hd "C:" nem aparece. Do está um monte de numeros e letras aleatórios o que nem faz eu conseguir desfragmentar o disco e me faz pensar que o hd ja está corrompido.

Eu também posso cancelar a verificação automática ao inicializar. Mas como eu tenho quase certeza que pode haver um arquivo defeituso, corrompido, ou que necessite de reparo no meu hd. Eu gostaria de conseguir fazer o notebook realizar essa verificação ou algo do tipo para solucionar/reparar o problema dele, e se possível sem ter que formatar ele novamente, por que tirando o fato dessa verificação que nunca ocorre, o notebook está funcionando "normalmente" por assim dizer, e não tenho como comprar peças novas ou um notebook novo.

Então é tudo que eu tenho, e se ele possui algum arquivo corrompido no hd e tiver alguma forma de repara-lo ou minimamente estender a vida util do meu notebook (que ja não deve ser muita) eu gostaria de ajuda de alguem pra isso pra tentar resolver esse problema. Então no momento so quero tentar reparar/eliminar. O que seja o arquivos com problema do meu hd

Ja tentei:

chkdsk 😄 /f /r (CMD)

sfc /scanoow (Power Shell)

Desfragmentação de disco

Verificação do anti vírus durante a inicialização

E minha ultimas escolhas é ou cancelar a verificação de disco durante a inicialização e deixar a deus dará

Ou formatar o notebook novamente e ver o que acontece....

20200205_023832.jpg

• Membro VIP
Postado

Acho que à essa altura do campeonato seria melhor você trocar o HD por um novo e tentar recuperar o que conseguir do velho (usando uma gaveta externa).

• Coordenador
Postado

- Verificar integridade do HD/SSD.

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Crucial Storage Executive, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox e etc).

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

5) Baixe o Data Lifeguard e faça um teste completo.

6) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

Postado

@grievous Então. Até eu conseguir um HD novo vai ser complicado, e ainda mais que esse notebook é bem velho.

Mas em contra partida. De alguma forma eu consegui fazer a verificação funciona sem cancelar, pra voce ter ideia eu literalmente retirei o teclado do notebook enquanto ele fazia a reinicialização, e assim a verificação funcionou sem cancelar, o que me faz ter certeza que o problema era o teclado em si. Já que esse teclado ja está dando alguns defeitos.

Então provavelmente mesmo sem eu tocar nele, ele estava acionando alguma tecla durante a inicialização ou algo do tipo, algumas teclas dele ja até pararam de funcionar ja faz tempo.

Mas de fato durante a verificação mostrou que muitos arquivos do HD estavam bem ruins por assim dizer, então agora so quero tentar ver metodos para garantir a integridade ou ver como está o funcionamento do mesmo. E ver se não restou algum problema.

adicionado 13 minutos depois

@mick 07 Obrigado, vou tentar alguns desses metodos e aplicativos para ver se o Hd esta funcionando corretamente e ver o que eu poderia fazer pelo coitado, agradeço a resposta e deixarei informado se funcionar. Pois agora parece que tudo voltou a normal.

So que ainda tenho uma dúvida, pois ainda não consigo realizar a desfragmentação do HD apesar de agora ter aparecido a unidade após a verificação, pois a porcentagem de analisar trava no 18%

E existe um volume separado, com um nome que é apenas numeros praticamente, que eu não tenha do que seja, e nem se é um arquivo corrompido

20200205_230307.jpg

Postado

A partição Reservado pelo Sistema é a partição responsável pelo boot, não mexa nela

adicionado 0 minutos depois

Ela normalmente é oculta, ou seja, não tem uma letra atribuida a ela

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...