Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aiwa CX-AN6 Desarmando ou desligando


Posts recomendados

Ola Pessoal, estou com um problema com meu som Aiwa N6, todas as saídas estão tocando normal...mas quando eu aumento o volume passando do 25....depende da musica  também...qnt mais batidão dae ele desarma até antes, mas se deixar perto do volume 20 ele toca normal com qualidade e não desarma. Quando Ele desarma, desliga o som e fica o LED do botão power acesa e pronta para religar ele de novo...e ele religa normalmente.

Os testes que ja fiz: Resistências dos falantes td OK, Testei apenas ligado o som sem as caixas....dae ele não desarma...pode ligar o volume no ultimo e não desarma.

Liguei também apenas as Saídas dos médios e agudos da caixa e toca normal no ultimo volume também...e não desarma....Se colocar qualquer Sub dae ele desarma.

Por dentro ele esta bem bonito e sem componentes estourados ou queimados...aparentemente.

Segue a foto e do esquema e do equipamento....se caso alguém tiver ja essa experiência ou dica...por favor...obrd.

20200205_182117.jpg

xh-n6-lh_ee.pdf---CX-AN6LH.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP As caixa eu ja testei...ja ate usei uma outra com as mesmo caracteristicas desse da aiwa....e deu  mesmo sintoma....Fiz a leitura dos Capacitores, os quatro de 6800uF 80V, os capacitores de Médios e agudos estão com 6100uF, e os de Grave estão com 5800uf, feitos pelo LCR METER por um colega de trabalho, resolvi trocar eles, já comprei e estão chegando assim que efetuar a troca volto a publicar o resultado...OBRIGADO.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tomkill, desculpe se "chovo no molhado" mas tem os capacitores da fonte, também, que se falharem pode causar esses desligamentos. Aliás capacitor dessa capacitância (5800uF, por exemplo) para filtro de frequência (graves, agudos, etc.)... será que esses caps não são os da fonte, mesmo?

 

Também não encontrei o datasheet desse STK 490-110 então não sei se ele tem algum circuito de proteção contra surto de tensão, temperatura, etc. Mas se tiver, pode ser que a proteção interna do chip esteja com problema, dando alarme falso...

 

Falando nisso, se tiver proteção contra superaquecimento e a junção entre o chip e o dissipador não estiver bem justinho no ci (já vi alumínio empenar, como cabeçote de motor), já viu, né? Desliga mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58 Abaixo da primeira foto no início do post tem o esquema dele...sobre a stk...ela alimenta os médios e agudos....mas ja testei ela...deixando apenas suas saídas na caixa....e pode aumentar no ultimo o volume que nao da nada...mas quando coloca os subwoofers ele cai em stand by...Quanto os transistores...eles alimentam os graves...subs...pelo que vi no esquema dois capacitores alimentam a stk e oitros dois os transistores...se nao me engano....segue a foto da fonte e dos capacitores que irei trocar....achei estranho os capacitores não tem Marca nem Modelo estampado no corpo.

20200211_234859(1).jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, chovi no molhado, mesmo, só agora que vi o manual de serviço. Eu tava pensando que o STK amplificava todas as frequências, só agora entendi que ele só amplifica médios e agudos e que graves são amplificados pelos transistores. Poderoso! rs... E desculpe, de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Fiz a troca dos capacitores, mas não resolveu, em questão de temperatura dos transistores.. eles não esquentam muito não...fica morninho...de boa....mas troquei os quatro capacitores e esta desarmando ainda, só notei que está mais potente...Sera que não é o próprio sistema de proteçao que ests com defeito?....tipo ele esta muito sensível?...porque ele desarma entre o vol 25 e 28....e nesse vol ele ja tem bastante potência nos falantes...dae pra cima disso fica um "fio de cabelo" para ele desarmar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

É um pouco difícil o circuito de proteção dar problemas.

Experimente colocar um falante de maior impedância na saída dele e teste...

Usando só o fone de ouvido ele não desarma né?

Caso fique normal, tem que começar a verificar os resistores de baixo valor (alterados) ou até mesmo substituir os transistores para ter certeza...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Acabei de achar o defeito...era uma trilha rompida do Q305 de um transistor ...alguem que fez a ultima manutenção nao teve o cuidado e ela descolou da placa e trincou.....fiz um jumper e ficou TOP....pode arrochar o volume....Muito obrigado pela ajuda de todos....segue as fotos.

20200220_171409~2.jpg

20200220_170653~2.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...