Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Disco ficando em 100%


Sleeph

Posts recomendados

  • Membro VIP

O HD ficar em 100% de uso por alguns momentos é normal, será anormal se ficar por mais de 30min sem nada pesado sendo processado. Se o problema ocorre apenas nos momentos de processamento pesado (jogos, scan de antivírus, boot do Windows), então só comprando um SSD vai resolver. Se o problema ocorre com nada aberto, então pode ser um bug e você deve fazer as soluções do artigo.

 

Leia esse artigo: 27 soluções para o problema do HD a 100%

 

 

Citação

O que pode ser considerado HD100

quando o disco rígido fica constantemente acima de 90% sem nenhum motivo aparente
quando o disco rígido fica constantemente acima de 90% por vários minutos (mais de 30) se o computador não está sendo utilizado ou não

 

Citação

O que não pode ser considerado HD100

quando o Windows Update está em uso (pois às vezes ele precisa utilizar muito o disco rígido)
quando você está jogando ou utilizando um software que exija muito do computador (pois o uso constante do disco é normal nesses cenários)
quando o disco rígido do seu computador é lento (5.400 rpm) e o disco rígido fica constantemente em uso quando você utiliza programas “pesados”
quando o antivírus está realizando uma varredura completa

 

Citação

Para você confirmar que o seu computador tem HD100, o ideal é você ligá-lo, fazer login no Windows, desabilitar a proteção de tela e deixá-lo ligado por cerca de uma hora, pois esse período é suficiente para todos os programas realizarem tarefas (atualização, varredura, etc). Se depois disso você começar a trabalhar e o disco continuar em uso constante, isso indica que certamente seu computador está com o problema do HD a 100%.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
6 horas atrás, RAI REC disse:

@mick 07  vale lembrar que essas dicas do artigo(excelente artigo) se forem usadas em ssds podem acarretar o desgaste prematuro da unidade, dicas como fragmentação/reparar unidade não são recomendadas para SSDs.

 

A desfragmentação de SSD pode ser feita normalmente, mas somente em casos extremos, onde o disco está muito fragmentado e a controladora está causando gargalo. A desfragmentação vai acarretar em desgaste irrelevante da vida útil, veja esse artigo que mostrou que SSDs chegaram a durar até 1 petabyte de gravação (artigo antigo, então os SSDs atuais muito provavelmente possuem vida útil ainda maior): https://techreport.com/review/27909/the-ssd-endurance-experiment-theyre-all-dead/

 

Aqui mesmo no CdH já tivemos caso sobre isso:

 

 

Sugiro que assista os vídeos abaixo:

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hds esquentam quase como processadores ou igual, mas poucos se ligam nisso, não que é normal 60ºC mas eles esquentam mesmo e colocar aquelas besteiras de fan para hd não resolve porque está jogando o ar quente interno do pc. Então o ideal é ter um sistema de refrigeração interna de modo que contemple tudo dentro do gabinete, lembrando que a placa-mãe, as memórias também aquecem bem.

Baseado nisso eu tenho dois fans de 140 no frontal que aspiram o ar inclusive ja refrigera os 7 hds cujas baias ficam atrás dos fans, e mais dois para aspirar o ar quente. 

À respeito de desframentar ssd, desde que ouço falar nesse tipo de disco sempre foi destacado que ele tem um tempo de vida útil devido a subscrição permanente, por isso não deveria ser desframentado. 

Posso estar errado mas a desfragmentação no HD se faz necessária devido ao seu modo de funcionamento, a rotação de um disco, sendo necessário ler os dados através de uma agulha e estando esses dados separados seja pela rotação ou por deletação de arquivos ou desisntalação de programas que geram espaços vazios, aumentando o tempo de leitura de partes do arquivo por estarem separados, consequentemente todo o processo ficará mais moroso.

Como o ssd é feito apenas de chips, não há rotação, e não tem agulha que fica buscando os arquivos, acredito (não afirmo ) que essa se faz desnecessário ou então o ganho é insignificante....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sleeph o hd que tinha no meu notebook chegava em temperaturas na casa dos 60ºC e até hoje ele está funcionando, só que agora como hd externo em um case 3.0. 

 

@misterjohn quem esquenta na casa dos 70ºC e até nos 80ºC são SSDs. O 970 Pro segundo a própria fabricante pode atingir 70º. O Aorus Gen4 2TB chega em 85ºC segundo o site da Kabum. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Hds esquentam quase como processadores ou igual, mas poucos se ligam nisso, não que é normal 60ºC mas eles esquentam mesmo e colocar aquelas besteiras de fan para hd não resolve porque está jogando o ar quente interno do pc

 

Se um  hd esquenta na casa dos 70 e 80, o hd está com problema ou falta melhorar o fluxo de ar. No site da Seagate, eu não vi nada que informe que os hds esquentam tanto quanto os processadores. Pode até ser que tranqueiras por aí esquentem 80º pra frente. Se um hd comum da Seagate ficar sendo utilizado na temperatura de 80ºC-100º, aí logo logo ele vai para o céu das máquinas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Grande Mestre Lucas Acho que fui mal interpretado então corrigindo, eu disse que um hd esquenta tanto quanto um processador mas não quis me referir que ele aquece tanto quanto, apenas que aquece como um, porque um HD aquece próximo de 50ºC facilmente, isso acontece com o processador também, agora nunca vi um hd chegar a 80ºC.

Agora vai do gabinete da pessoa, do tamanho, do sistema adequado de fans, no meu caso nesse momento a temperatura ambiente aqui está 25,5ºC e o hd com maior temperatura está em 31ºC e são 6 mecânicos e 1 ssd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...