Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Começar uma graduação em TI com 22 anos é tarde ? E curso técnico?


Ir à solução Resolvido por mick 07,

Posts recomendados

Boa noite

Começar uma graduação por exemplo em ciências da computação ou engenharia da computação com 22 23 anos é tarde ? Tendo em base que iria se formar com  27 - 28 anos ?

Estou com 17 agora e queria ingressar na carreira de TI e vou optar por fazer cursos técnicos por hora (técnico de informática e Analise e Desenvolvimento de Sistemas), ao invés de uma graduação.

Por fim estão minhas dúvidas:

O mercado de trabalho iria me aceitar com 27 28 anos como récem formado ?

Vale a pena fazer curso TÉCNICO DE INFORMÁTICA nos dias de hoje ? ( senai - senac )

 

Agradeço a quem ajudar é de extrema importância :D

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nixolas o problema maior não é se ser um recém formado com 27 ou 28, o problema maior é que a possibilidade de conseguir um emprego que pague uma grana pesada por merecimento seu, está sendo complicado atualmente e existe uma tendência muito forte para a coisa piorar ainda mais. Não estou sendo pessimista, estou sendo realista.

 

Veja bem, eu conheci pessoas formadas em várias áreas: artes, geografia, pedagogia, matemática, analise de sistemas, etc. e as que não estão desempregadas, estão ganhando salários abaixo do que deveriam. 

 

Hoje os concursos públicos para cargos de remuneração acima de quatro mil, estão muito concorridos. A preparação não é feita em duas, três semanas, estamos falando de meses, quatro meses, seis meses e tem até quem leva um ano ou mais para passar em um cargo específico.

 

A iniciativa privada acoberta puxa-sacos e por vezes limita quem realmente tem as ideias certas para os negócios. Então mesmo que seja um profissional que se formou com notas 9 pra frente e tenha uma boa visão da sua área de atuação e esteja disposta a compartilha-lá dentro da empresa que acabou de contratar você, isso não é garantia absoluta de que vai ser muito bem recebido nela e vai conseguir crescer financeiramente com seu patrão. É mais fácil ele lhe abarrotar de serviço e pagar salário baixo para você.

 

Se tentar montar uma empresa logo após se formar, você vai ter o travamento financeiro e os bancos hoje não estão muito a fim de emprestar 10 mil ou mais para quem não tem patrimônio(casa, carro, empresa) e mesmo com o nome limpe nas lojas, isso não vai ser de muita coisa, o que interessa é se você tem como pagar o empréstimo na avaliação deles. 

 

Atualmente o sujeito tem que ser muito pé no chão para ir para uma universidade pública. Não é brincadeira, são muitos gastos(aluguel, conta de água, conta de energia, transporte, alimentação, livros, refeições fora de casa, etc.). Sua família vai ter que paciência com você, pois mesmo com um estágio remunerado, não vai ser fácil cobrir os gastos que você terá durante o curso superior. 

 

Com curso técnico você tem uma chance maior de conseguir serviço mais rápido, pode ir aprendendo mais sobre temas que lhe interessem e no futuro até pode abrir uma assistência técnica, mas antes que trabalhar em algumas para ter experiência claro. Hoje em dia por mais que você pense que existam muitas assistências técnicas, as que os técnicos são honestos e não cobram absurdos, além de saber o que estão fazendo, essas estão em falta. Um diferencial nessa área é a transparência no serviço. Um serviço bem feito e bem explicado e até mesmo mostrado para o cliente vai lhe render elogio. Se o sujeito não tem intenção de fazer rolo, então não tem porque não concordar em fazer o serviço na frente do cliente ou até na casa dele. Aqui ondo moro, os caras fazem tudo para não mostrarem os procedimentos de conserto para os clientes, por que será? Isso até me lembra as "assombrosas técnicas" de mr. satan, que são tão espetaculares que ninguém pode vê-las. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende do que você quer.

Se você quer o caminho mais fácil, começa com o técnico e após formado, faz a Facul do seu gosto, seja  Ciencias ou engenharia da computação (Mais estudos aprofundados e mais matemática), ou faz analise de sistemas (mais suave e geralmente focado no desenvolvimento WEB e Mobile, sem falar que é mais curto.

Nenhum desses cursos (Computação, engenharia ou Analise de sistemas), vai te preparar 100% para o mercado de trabalho, os cursos de computação e engenharia pior ainda, pois eles aprofundam bastante em teorias e na matemática, de certa forma sufocando o tempo que o aluno tem para se aprofundar no que ele gosta/precisa por conta própria.

Mas no final, um diploma de ciências e engenharia da computação tem mais peso do que o de analise de sistemas, e nem toda vaga de concurso de TI aceita Analise de sistemas, mas quase todas aceitam Ciencias da Computação ou Engenharia da Computação.

Pense bastante, mas sinceramente, você é muito jovem, um curso técnico vai te dar uma base boa, e com o diploma você pode cursar faculdade e já trabalhar na área.
 

 

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá gente,

 

gosto muito de computadores e hardware, e me imagino trabalhando com isso, mas não sei em que área específica (progamação, hardware), então estava pensando em fazer um curso técnico de informática no senai, para ter uma noção da área, antes de pensar em uma graduação, curso cujo é este:

https://santoamaro.sp.senai.br/curso/68515/112/tecnico-de-informatica

O problema é que tenho ''medo'' de terminar o curso e não conseguir uma vaga.

Terminei o colégio ano passado e não pretendo fazer faculdade por um determinado tempo, então acham que compensa ?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vale a pena, sim.

todo conhecimento é bem vindo.

vi a grade do curso "PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS"

é uma área que cresce muito, se tiver conhecimento na área, dá pra criar apps para comércios, algo que cada dia cresce mais.

Claro, não é só este curso que irá te ensinar como criar, mas terá uma noção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
9 minutos atrás, nixolas disse:

Vocês acham que pro mercado de TI vale a pena investir em Inglês ?

Inglês é imprescindível pra esse mercado, se você quiser se destacar. Tá cheio de profissional medíocre por aí que não estuda por falta de material em português.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...