Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia! Tenho a seguinte questão a ser resolvida. Tenho um switch 24p distribuindo para 5 roteadores. E preciso criar uma sub-rede em cada roteador. Como posso realizar isso?

Postado

@Matheus Andrei Jankovski é que o seguinte, eu trabalho em uma escola, mas tenho um problema... Todo dispositivo que se conecta em qualquer roteador, ou até mesmo via rede cabeada, o mesmo não atribui um ip válido, ou correto (169.254.xxx.xxx). Assim eu tenho que atribuir a cada dispositivo um ip fixo, e se eu atribuir por exemplo um ip fixo em algum notebook, eu teria de removê-lo depois para a pessoa poder usar em casa. E hoje eu me limito a 254 dispositivos na rede (192.168.1.1-254). Preciso que os ips sejam atribuidos corretamente e automaticamente,, e assim pensei em criar uma sub-rede, ou seja, cada roteador comportar uma rede isolada.

Roteador 1: Entrega 192.168.1.100-200

Roteador 2: Entrega 192.168.2.100-200

Roteador 3: Entrega 192.168.3.100-200

Roteador 4: Entrega 192.168.4.100-200

Roteador 5: Entrega 192.168.5.100-200

Levo em consideração que não terei mais de 100 pessoas conectadas em cada roteador.

Postado

Eu compreendi, mas tenho algumas duvidas, você tem algum servidor ou serviço de DHCP rodando na rede ? Por qual motivo você está colocando manualmente cada endereço ?  Você tem então 5 roteadores conectados a 1 Switch passivo, quem recebe o acesso da internet ? Todos os roteadores tem rede wireless ativa ? modo repetidor, modo próprio ?

Ou você está usando 5 DHCPS ? 

• Curtir 1
Postado

@ThiagoLuiz , é possível, o fato estranho... é que ele não recebe nenhum endereço, ou seja... me parece não existir DHCP na rede, eu pensei em ter um como centralizador e tratar os outros roteadores como redes isoladas apontando o gateway adequadamente... isolaria as redes e funcionaria. Porém todos eles devem ser roteadores, poderia nos informar os modelos ? É importante também como está operando com a wireless. 

Postado

@Roan Pablo Endereços 169.x.x.x são chamados de APIPA. Dê uma pesquisada para saber mais sobre a teoria. É válido dizer que o motivo das máquinas estarem pegando endereços como este é porque não estão conseguindo se comunicar com o servidor DHCP.
Responda as perguntas de nosso amigo para que possamos entender melhor sua rede e assim poder te ajudar de forma mais efetiva.

Postado

Sub_Rede é feita baseada na máscara de rede, através da máscara de rede que existe a divisão

Com servidor windows 2000x, isso é feito facilmente

Postado
11 minutos atrás, roblox_gamer disse:

Sub_Rede é feita baseada na máscara de rede, através da máscara de rede que exste a divisão

Com servidor windows 2000x, isso é feito facilmente

Hahaha, confundi Subrede com VLAN 🙈

De qualquer forma, acredito que o ambiente dele esteja conforme falei acima, utilizando roteadores como APs.

Postado

Roteadores profissionais fazem isso, como o Mikrotic

Nunca vi tal função em roteadores normais, mesmo porque roteadores normais suportam entre 10 a 15 conexões

Postado

Bom dia, jovens, desculpe a ausência... Fiz um esquema de como está configurado a rede aqui (é uma bagunça, entrei agora e quero resolver essa questão), segue abaixo.

eebcg (1).png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...