Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD M2 com dissipador faz diferença?


Lobarinhas
Ir à solução Resolvido por samagowy,

Posts recomendados

Boa tarde confrades!

Estou muito querendo comprar SSD Adata XPG SX6000, 1TB, M.2 NVMe, Leitura 2100MB/s, Gravação 1500MB/s - ASX6000PNP-1TT-C .... mas a maioria das reviews que vejo, os demais vem com uma especie de "dissipador" para melhorar a temperatura do dispositivo. Esse em questão (aparentemente) não vem. Tem algum "perigo" usar o SSD da forma que vem ou cautela que tem de ter ao usar um modelo desses? Ou posso colocar ele diretão e ja era.

A minha ideia primaria era pegar SSD Corsair Force Series MP510, 480GB, M.2 NVMe, Leitura 3480MB/s, Gravação 2000MB/s - CSSD-F480GBMP510 que, mesmo sendo a metade do armazenamento, pelo menos possui essa capa superior (alem do que, possui velocidades maiores).
E ideia para este novo SSD é q sirva exclusivamente para jogos e maquinas virtuais.

Ah ... e minha mobo é uma Asus Prime b350 Plus

Alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde @Lobarinhas .

Então, a ideia dos dissipadores passivos nos SSDs é ajudar a dissipar o calor que, por estar muito próximo da placa-mãe, o SSD absorve, além do que gera. Obviamente, como todo componente eletrônico, o SSD por perder desempenho, além de reduzir a vida útil dos seus componentes se trabalhar sempre em temperaturas muito altas e por longos períodos. Por isso pode ser uma boa ideia comprar um SSD já com os dissipadores. Contudo, vale destacar que só em casos muito específicos que SSDs chegam a esquentar muito, isso se você realmente fizer um trabalho constante de leitura e escrita e se o airflow do gabinete não for satisfatório.

Se já tiver um bom sistema de airflow interno, e o uso não for muito intenso, não acredito que vá ser muito afetado.

 

Citação

Ah ... e minha mobo é uma Asus Prime b350 Plus

Pelo modelo de placa-mãe que você possui, é possível que seu CPU seja um Ryzen 5/7. Acho que não é preocupante (a questão da temperatura), se você tiver uma boa quantidade de RAM instalada.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@samagowy No caso, tenho um R7 1700 + 8x2 de ram.
Eu nao me recordo agora, mas acho que o "cable management" do gabinete esta bem organizado, então o fluxo de ar dentro dele é bem tranquilo, tanto que minha CPU dificilmente passa dos 60°C em jogo constante, assim como minha GPU nao passa dos 65.

Agora, quando você diz "uso muito intenso" .... que tipo de uso se refere?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Lobarinhas Pelo que me informou, realmente não vai ter problemas de desempenho não.

Fique atento ao seguinte: alguns modelos mais atuais que vêm com dissipador, na verdade são modelos PCIe 4.0, e tem padrões energéticos diferentes, e por isso podem acabar esquentando mais, e por isso, necessitam de algum tipo de resfriamento. Mas no geral, um componente eletrônico qualquer trabalhar frio será melhor que trabalhar mais quente.

 

Citação

Agora, quando você diz "uso muito intenso" .... que tipo de uso se refere?

Me refiro a atividades constantes de cópias de grande volumes de dados, como em casos de servidores, ou gravação constante de vídeos de sistemas de segurança. Troca de dados em várias unidades, o que não deve ser o caso mesmo.

Essas coisas...

 

Porque normalmente, os dados são lidos e carregados uma vez na memória e usados até não se precisar mais deles. Exemplo: carregar o mapa de um jogo. Durante o jogo, normalmente as texturas são carregadas entre a RAM e a VRAM. Nesse tempo não é normal o uso do disco. As leituras e escritas em SSDs costumam ser bem mais rápidas e menos constantes, uma vez que o sistema como um todo funciona bem, o SSD é pouco exigido.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Resumindo:se usar o micro para atividades comuns e jogos, pode ser sem o dissipador? Meu gabinete é um nzxt 710 com três fans na frente, um na parte traseira e vou por um WC de 360 no teto, com processador ryzen, sem nada de RGB dentro do gabinete - inclusive coloquei insulfilm na tampa de vidro. Deve ficar com um bom fluxo de ar certo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, mineirimbb disse:

Resumindo:se usar o micro para atividades comuns e jogos, pode ser sem o dissipador? Meu gabinete é um nzxt 710 com três fans na frente, um na parte traseira e vou por um WC de 360 no teto, com processador ryzen, sem nada de RGB dentro do gabinete - inclusive coloquei insulfilm na tampa de vidro. Deve ficar com um bom fluxo de ar certo? 

Poder pode, mas considerando que no Ali você acha por 30 conto, não acho que valha a pena ficar sem... Tenho um SN750, sem dissipador ficava de 50 a 65 graus (idle e estresse). Depois de colocar um desses dissipadores de R$ 30, baixou pra uns 42~52.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, mineirimbb disse:

@Shaman93 Eu não sabia que comprava separado. Achei que os modelos ou tinham, ou não. 

O SN750 tem modelo tanto com quanto sem. Geralmente os que você compra separado são superiores, principalmente se investir uns R$ 50+. Bem fácil de instalar, vêm com thermal pads pra colocar em cima e em baixo e aí é só parafusar. Os modelos mais simples (as vezes de 10, 15 conto) prendem com uma borrachinha ou clips de metal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...