Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de luminária esquentando.


Posts recomendados

Fiz em casa uma luminária usando um conjunto de leds de uma luminária de emergência e uma fonte de celular comum. Ele funciona bem só que a fonte esquenta muito e talvez acabe queimando. São 40 leds e uma fonte de 5,7v 1amp. Não acho que a corrente é grande para poucos leds e tem energia retornando para fonte por isso ela esquenta. Conheço um pouco de eletrônica mas não sei como resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A corrente dos LEDs daria 800mA, 80% da corrente da fonte, acontece que muitos carregadores de celular não foram feitos pra funcionar direto, já que a carga de uma bateria não leva mais que 3 ou 4 horas sendo que a corrente só é mais alta na primeira hora e vai caindo depois disso.

 

Que resistor você esta usando pra limitar a corrente dos LEDs?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente a fonte está no limite e no limite a coisa é quente mesmo, não se assuste. É comum os componentes para fontes serem projetados para 125ºC. Faça o seguinte: abra a caixa da fonte com cuidado e com uso de uma furadeira realize uma série de furos para melhorar a ventilação. O maior problema dessas fontes é a dificuldade delas expelirem o calor gerado, tanto é que no manual do chip responsável pelo chaveamento é dado 2 valores de potência máxima: para caixa fechada (o que você tem aí) e para caixa ventilada (o que irá fazer).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado cara, ajudou bastante.

 

adicionado 2 minutos depois
Em 08/02/2020 às 22:13, F4b10 disse:

A corrente dos LEDs daria 800mA, 80% da corrente da fonte, acontece que muitos carregadores de celular não foram feitos pra funcionar direto, já que a carga de uma bateria não leva mais que 3 ou 4 horas sendo que a corrente só é mais alta na primeira hora e vai caindo depois disso.

 

Que resistor você esta usando pra limitar a corrente dos LEDs?

 

Não estou usando resistores colocados por mim, só coloquei os fios na luminária mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...