Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual câmera devo usar para fotografar pinturas com o mínimo de distorção de cor?


Posts recomendados

Boa tarde!

Procuro uma câmera para fotografar minhas pinturas com o mínimo possível de distorção das cores.

Não sei absolutamente nada do assunto. 

Não sei se pode ser uma boa câmera de celular como daquele xiaomi de 48 mega pixels(não sei se é realmente boa e como seria para fotografar pinturas, pois só vi fotos tiradas com ele pela internet) ou se tem que ser uma câmera mesmo.

Se tiver que ser câmera, ela pode ser usada?

Alguém pode me aconselhar alguma coisa? Algo que fique de preferência no valor máximo de R$1000,00.

Muito obrigada (:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Letícia.Martins até quanto você pode pagar em uma câmera digital? 

 

Tem celulares mais caros que câmeras digitais e mesmo que a câmera de alguns modelos de celulares possa fotografar bem, tem que levar em conta os pontos negativos: bateria, vírus, travamentos e impossibilidade de adicionar diferentes lentes.

 

Eu um tempo desse estava pesquisando sobre câmeras, porque estou precisando de uma para minhas fotos-recordações. Quando pesquisei os preços de uma com resolução 1080p e no mínimo de 20MP, estava na casa dos três mil. Atualmente eu nem mais como está. 

 

Quais as características que você deseja em uma câmera digital? Que resolução quer que ela tenha? Quantos mp? Qual a duração da bateria dela? Ela tem que ter o português nos comandos ou você sabe lhe dar com uma importada que venha com os comandos em inglês e\ou espanhol? Qual o zoom que a câmera tem que ter? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Grande Mestre Lucas obrigada pela resposta. Estou procurando algo de até R$1000,00, se possível. Se não for, vou esperar mais um tempo.

 

Sobre os celulares, você bem tem razão.

 

Eu não sei nada dessas especificações. Só quero mesmo algo que distorça o mínimo das cores. Quanto a resolução, eu até gostaria que fosse boa. Pra mais dos 16 MP. Eu conseguiria entender bem os comandos em inglês/ espanhol, sim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Letícia.Martins com até mil reais você encontra câmeras da Sony, Cannon e Nikon. Alguma delas podem atender ou não a suas necessidades.

 

Eu não sei o que você tem em mente sobre a câmera e por isso sugiro que de uma pesquisada sobre elas. São muitos detalhes que fazem a diferença de uma para outra: resolução, estabilização da câmera, tamanho do zoom, mp, duração da bateria, acesso wi-fi, modos de imagem, bluethooth, flash, tamanho máximo suportado para cartão de memória. 

 

Não tem muito mais que eu posso dizer. Do mais você pode conversar com pessoas próximas que tem câmeras digitais e também com fotógrafos em sua cidade e se eles tirarem fotos das suas pinturas você pode comparara-las e ver o que lhe agrada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Letícia.Martins eu honestamente não recomendo a compra de câmeras usadas. Se quer pagar menos caro, compre no boleto bancário ao invés do cartão de crédito. Eu sempre fico pesquisando os preços até encontrar um momento de poder comprar no boleto. 

 

Pra mim, um videogame, uma câmera ou um computador tem que ter uma coisa em comum: confiabilidade. Pensa numa coisa chata é quando você vai para um evento e quer tirar suas próprias fotos e sua câmera dá defeito. Claro que existe a possibilidade de produtos novos pifarem no tempo da garantia, mas então é só mandar para a assistência. Eu não arriscaria comprar um produto usado por 75% do valor de um novo se eu não tenho como saber quando ele vai pifar e nem quantas vezes vai pifar. Pode ser que na primeira custe os outros vinte cinco porcento e na segunda em menos de ano de uso custe mais que isso, logo se pagou mais caro do que o preço do produto original, isso quando tem conserto. Dependendo da câmera, vai ter que comprar a peça em site internacional. Se for no da amazon, coitado do seu bolso. Eu quase caio da cadeira quando vejo o preço final dos produtos+taxa de importação. Comigo esses malandros queriam cobrar um conjunto de filtro de poeira no valor do gabinete, se for usar a mesma lógica para a câmera, se a lente pifar, vão querer cobrar o preço de um câmera. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 09/02/2020 às 19:45, Letícia.Martins disse:

Boa tarde!

Procuro uma câmera para fotografar minhas pinturas com o mínimo possível de distorção das cores.

Não sei absolutamente nada do assunto. 

Não sei se pode ser uma boa câmera de celular como daquele xiaomi de 48 mega pixels(não sei se é realmente boa e como seria para fotografar pinturas, pois só vi fotos tiradas com ele pela internet) ou se tem que ser uma câmera mesmo.

Se tiver que ser câmera, ela pode ser usada?

Alguém pode me aconselhar alguma coisa? Algo que fique de preferência no valor máximo de R$1000,00.

Muito obrigada 🙂

Para ser sincero e direto. Dê uma olhada nas câmeras semiprofissionais. Se tiver a chance de testar, melhor ainda.

Quanto ao valor, acrescente mais dinheiro.

Você é pintora e tem uma visão particular das cores que muita gente não tem, portanto teste, se possível, algumas câmeras e modelos.

Já tive alguns modelos da Sony, Canon e agora estou com uma Nikon 7200 já faz um tempo e gosto muito do resultado da fotos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Sou fotógrafo profissional.

Vai ser muito difícil e caro encontrar uma câmera e uma lente com cores perfeitas.
Toda marca tem uma "assinatura" em seus sensores.
Canon puxa mais pro magenta, Nikon puxa mais pro verde, Sony puxa mais pro amarelo, etc.
E as lentes ainda podem influenciar nesse fator dependendo dos elementos químicos usados em sua construção óptica.

O que vários fotógrafos usam para conseguirem tal feito das "cores perfeitas" quando necessário é usar ajuda de software.
Esse produto é um dos mais recomendados:
https://www.youtube.com/watch?v=0quI-UYKB-Q

Você tira uma foto do que quer fotografar junto com esse produto, e depois tira uma foto sem o produto.
Depois você vai passar essas fotos para um software (recomendo Lightroom ou Photoshop, preferencialmente Lightroom) e vai usar o plugin do produto para analisar a foto com produto e fazer as alterações necessárias para chegar nas cores perfeitas, depois você apenas copia essas alterações para as outras fotos que você fez no mesmo ambiente sem o produto em vista.
Lembrando que se as condições de luz não mudarem, você pode usar a mesma configuração pra sempre e vai precisar fazer esse processo apenas uma vez.

Mas pra fazer essas alterações você vai precisar de uma câmera ou um celular que fotografe em RAW.
Esse formato oferece muito mais informação pro software analisar e poder alterar.
Em JPG ou até mesmo PNG simplesmente não será possível devido a compressão agressiva dos formatos.

Então a solução mais barata para o problema seria adquirir um produto desses da X-Rite e um celular que fotografe RAW.
Você pode encontrar celulares baratos usados top de linha antigos que fotografam em RAW, como o LG G4 que tu deve achar por uns R$500.

Muita gente acha que na fotografia a câmera é o que mais importa, mas o que aprendi nesses anos é que na grande maioria dos problemas a câmera é a última coisa que você precisa para chegar na solução. Luz, lentes, acessórios, programas e o elemento atrás da câmera sempre são mais importantes que a câmera em si.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...