Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal. :)

Então, recentemente eu adquiri uma cópia de Wolfenstein Youngblood através da Microsoft Store (pelo Xbox Game Pass) para jogar em meu notebook, seguem - em resumo - as especificações do equipamento abaixo:

- i7 9750H (2,6 GHz com Turbo Boost de até 4,5 GHz) 

- GTX 1660 Ti

- 2X8 GB de RAM DDR4 2666 MHz

Acho que o mais relevante é isso, desconsiderando HDs é SSDs. 

A questão é que o jogo abre normalmente, executa a cutscene inicial a 60 FPS (visto que é pré-renderizado, eu suponho). Porém, a segunda cutscene (onde já é completamente renderizada), o jogo passa a beirar 30 FPS, conseguindo reduzir até entre 26-27 dentre diversos elementos na tela.

Quando os controles são liberados, no primeiro cenário, consegue uma média de 23-24 FPS, ora caindo para 20, ora subindo para 28, variando o que é renderizado no ambiente.

O que me deixa intrigado é que, independente se eu altero a qualidade gráfica para o mínimo possível, com todo e qualquer efeito desativado, ou para o máximo possível, a diferença de desempenho e FPS é irrisória. No Ultra, o jogo rodou da mesma maneira, possivelmente com 2 FPS a menos de média no segundo cenário, onde o tiroteio era um pouco mais intenso. 

De qualquer forma, eu não acho possível que o hardware citado acima não consiga rodar, pelo menos, a 60 quadros na qualidade mínima. Há algumas hipoteses que gostaria de abordar e, caso alguém tenha passado por algo semelhante ou saiba do que se trata, será de grande ajuda:

1. A versão da Microsoft Store é mal otimizada. Eu não sei se posso confirmar isso, visto que não possuo a versão da Steam. Aparentemente o jogo é trabalhado em Vulkan, e não há opção in-game para alterar a API. Também penso que a API pode ser um problema. 

2. Algum driver da NVIDIA pode estar causando conflito com esse jogo em específico. 

3. Alguma atualização do Windows ou algum software podem estar gerando conflito com o jogo.

4. Estou aberto a novas hipóteses, qualquer uma que seja, pois dando uma "googlada", não consigo muitas informações relevantes.

• O QUE EU JÁ FIZ?

- Desinstalei o driver mais recente da NVIDIA. Instalei uma versão mais antiga. Porém, ao fazer isso, uma mensagem de alerta do jogo informa que a versão XXX (mais antiga) do driver foi detetada e o software requer a versão YYY (mais atual).

- Desinstalei as mais recentes atualizações do Windows em um intervalo de 3 dias, uma a uma, testando o jogo em seguida após o reinício do notebook. Nada. Sendo assim, elas foram reinstaladas.

- Tentei rodar o jogo em 720p. Não vou dizer que não é jogável, consegue uma média de 35-50 FPS, variando dentre os elementos renderizados na tela, mas é um pouco frustrante ter de jogar numa resolução HD em um monitor FULL HD. Se não houver nenhuma solução conhecida pelo homem possível, vai ter que ser jogado em HD e seja o que o jogo quiser HAUSHDUAHD

- Também tentei usar um software de monitoramento externo (como o RivaTurner) para verificar se está acontecendo alguma anomalia no hardware. Porém, acredito que por ser um aplicativo do Windows, é impossível ativar o Riva na tela. 

Enfim, acho que descrevi o problema o mais detalhado possível. Caso alguém tivesse uma cópia na Steam e quisesse compartilhar a biblioteca para futuros testes, não seria nada ruim KKKKKK

Enquanto isso, vou continuar fuçando no que posso para achar alguma luz no fim do túnel.

• 7 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...