Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte DC-DC Raspberry Pi4


Gaquin

Posts recomendados

Olá, bons ventos a todos !  Estou precisando de ajuda em um projeto de mobilidade para um Raspberry Pi 4.  Para uma fonte dc-dc com saída de 5,1V - 3A, encontrei duas possibilidades e gostaria da sua opinião sobre elas ou alguma outra que vocês sugerirem, pois o site que envio o link permite montar outras possibilidades. A 1ª imagem com a stepdown MP24821 tem input fixo de 12V para chegar onde preciso: 5,1 V e 3 A.  A 2ª imagem com a MP2468 tem a possibilidade de input variável entre 6V e 36V.  Gostaria de sua opinião analisando os valores de cada uma para me ajudar a decidir, ou, outra opção que queiram me sugerir.  O link a seguir oferece outras possibilidades de montagem  :

 

https://www.monolithicpower.com/en/design-tools/design-tools/dc-dc-designer-online.html?PN=MP2482/

 

Agradeço a ajuda de todos,

Abraços

1564324603_Possibilidade1.thumb.jpg.1ac7a56d6cf9ed48473d5a70e8b8ab01.jpg1293635629_Possibilidade2.thumb.jpg.9adaff2fc189175f85b8c29eb42bc430.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Gaquin disse:

Olá, bons ventos a todos ! 

Pra mim ta sendo furacão kk..

Amigo, vou comentar apenas sobre a entrada fixa e variável. Depende da aplicação, ou melhor, de onde vem a entrada. A fixa é boa pra uso com bateria de 12V, baratíssimas fontes 12V, etc. A variável é boa pra entrada tipo painel solar, bateria 7.2V, etc. Portanto defina qual sua fonte de tensão disponível ou melhor de onde ela vem...

Ah sim, minha opinião é que este MCP24xx é bem bacana (nunca vi). Se a disposição, faça testes com ele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por aqui também, na base do  Tornado !

Na realidade é possível  trabalhar também a 2ª com entrada fixa de 12 V  e reduzir a corrente para 3 A , os valores melhoram um pouco. Acho os valores de ripple de entrada e transiente um pouco altos embora, a diferença entre as duas seja pequena. A ideia é usar uma bateria recarregável com uma fonte estável e segura pois, o Raspberry Pi 4 é exigente na sua alimentação. Encontrei esta opção que me deixou animado e corri aqui para ouvir suas opiniões, e o fato de você ter achado bem bacana, Isadora, me anima mais ainda . Mas espero que alguém ainda possa me ajudar com esses valores  pois não entendo do assunto.

Obrigado pela sua atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, eu uso um daqueles Orange PI... E como é difícil, pelo menos aqui na cidade, achar aqueles conectores dele, eu montei uma fontezinha pra ele usando os pinos que ele tem.

image.png.8b520aa069010d8e771fead3f7987595.png

 

Eu uso os pinos 4 e 6 para fornecer a alimentação para o Orange PI e uma fonte de 12v 2A pra alimentar um circuito step-down pra 5v 3A algo parecido com isso aqui:

image.thumb.png.152d1c434935c84feae0d1913bc41466.png

 

Se você precisar de algo mais robusto, recomendo algo como:

image.thumb.png.389e598766a9a2526cf7ea410c5cb72e.png

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-936801015-modulo-conversor-dc-dc-step-down-5a-xl4005-arduino-pic-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=7df6f654-46e1-4052-acbb-b1efc53e705f 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, aphawk disse:

Isso só fica mais "robusto" se voce prender um dissipador em cima do Ci. Sem o dissipador, a proteção térmica logo aciona e a tensão despenca.

 

Pois é, problemas assim não podem acontecer com o Raspberry Pi 4 com o risco de perder o mesmo. Mas eu  tenho essa step down que negou fogo no meu primeiro teste;  entrou e saiu 12V e não consegui nenhuma alteração. Por isso ando a cata de algo mais confiável. Existem várias que prometem 5V 3A mas em testes que vi na internet, uma que  inclusive estou aguardando chegar, em 3A sai fritando costela de boi na chapa, além de que esse meu Raspberry exige 5,1V. Mas estou um pouco esperançoso com estas duas que estou consultando com vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Carlos Zanon disse:

 

Já usei dos 3 tipos: aquele menorzinho, verde, que promete até 1A, um que usa o mesmo chip (LM2596) mas é um pouco maior e promete 3A, e desse aí em cima, baseado no XL4005. Todos são bons mas o mais estável e que quase não esquenta para até 3A (nunca passei disso) é o último, que promete até 5A. Aliás uso um desses numa fonte de bancada improvisada mas que atende bem o que preciso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Então, este é o meu, o LM2596, por  sua causa fui testar ele de novo mas desta vez usei a saída fixa de 12V da minha fonte e desta vez funcionou. Estou com problema na saída variável da minha fonte que parece que não está entregando a corrente. Só falta agora testar a corrente.

LM2596.jpg.4924b7a0b8d5e0d00e5af14eab9f6b53.jpg

 

Mas vejam este teste feito com esta placa: deu churrasco :

 

 

 

Ainda estou no aguardo para receber mais estes 2 :

 

O XI6009   boost buck converter step up para baixo ajustável 15 w 5-32 v a 5-50 v DC-DC módulo de fonte de alimentação de alto desempenho baixa ondulação

Xl6009.jpg.1b09dfd016b590c85b461760abf650c0.jpg

 

 

e o XI6019   step up para baixo impulso buck tensão conversor de potência módulo não-isolado placa de corrente constante 15 w 3a

Xl6019.jpg.faa0c7d7f2956e45deb2213315ff501b.jpg

 

 

Então, estas são as minhas opções para o projeto de mobilidade com o Raspberry Pi 4 junto com as duas que postei inicialmente. Com a sua ajuda espero poder tomar uma decisão mais correta.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De fato sempre desconfiei da verdadeira capacidade destes reguladores. Aquele diodinho num tem cara que suporta o pancadão de 3A (o pico é bem maior). O que me fez lembrar que há alguns anos comprei uma tomada com usb que promete 2A mas o diodo da saída da fonte parecia um 1n4148. Nem testei... Coloquei um uf5408.

 

Voltando ao regulador chaveado, certa feita conceitualizei adaptar um mosfet de 100A (não precisa...é o que eu tinha), um indutor maior e um diodo destes de saída de fonte de pc como booster pra estes reguladores chinfrim. Mas como disse, só conceito. De repente lhe é um norte... 

 

Assim que chegar, faça o teste com carga resistiva 1º. E conta pra nós, ok?

4 horas atrás, Gaquin disse:

Ainda estou no aguardo para receber mais estes 2 :

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Assim que chegar, faça o teste com carga resistiva 1º. E conta pra nós, ok?

Com certeza, mas acho que demora um pouco pra eu receber por conta do vírus . O 1º  XI6009 pretende ser o substituto do 2º XI6019 que dizem que vai ser desativado e é o que eu tenho na saída variável da  minha fonte de bancada que está dando leitura de corrente mas não está entregando. Preciso rever as ligações que fiz ou pesquisar melhor suas specs. Mas também vou atrás de pesquisar essa sua sugestão bem como a do Lazzari e do Carlos Zanon

 

9 horas atrás, rmlazzari58 disse:

desse aí em cima, baseado no XL4005. Todos são bons mas o mais estável e que quase não esquenta para até 3A (nunca passei disso) é o último, que promete até 5A.

 

19 horas atrás, Carlos Zanon disse:

Se você precisar de algo mais robusto, recomendo algo como:

 

do qual já encontrei uma versão que até já vem com dissipador.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...