Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
joao pedro pena

CPU e GPU não chegam a 100% em nenhum jogo

Posts recomendados

Já há muito tempo enfrento esse problema, tanto a CPU e a GPU não estão dando o máximo deles, desconfio bastante que talvez o problema seja na fonte, já que isso acontece em qualquer jogo, com v-sinc off, temperaturas ok. Recentemente (menos de uma semana), formatei o pc, então estou somente com um jogo no pc, Escape from tarkov, ent gravei um vídeo mostrando como isso procede no jogo utilizando o msi afterburner:

 

Observem que no final, logo quando morro, o pc trava por completo.

 

 

Configuração da máquina: 

Fonte 450W Evga 80 Plus Bronze - 100-B1-0450-K1

placa-mãe: GA-H110M-S2V-CF Bios Version: F25

CPU: I3-7100 3.9Ghz 

GPU: Geforce Gtx 1050ti Mini 4gb Ddr5

Memória: 1x Crucial Ballistix Sport LT 4GB 2400MHz DDR4 CL16

                 1x Crucial Ballistix Sport LT 8GB 2400MHz DDR4 CL16

 

- Tanto o jogo quanto o windows se encontram em um SSD

 

 

obs: Em full HD a placa até usa um pouco mais, porém o fps é menor e uso da CPU é o mesmo.

Isso ocorre em todos os jogos que jogo ou já joguei (PUBG, SCUM, BF4, BF1, RB6 ...)

 

Queria entender o por que isso ocorre, se é normal, ou realmente seria gargalo, já que em raros momentos a CPU chega a mais de 85%, mas até onde sei a placa deveria ficar próximos dos 100% se a CPU permite, porém, nem minha cpu fica em 100%, o que não caracteriza gargalo (sei que o processador é limitado e que talvez haja um pequeno gargalo, porém creio eu que seria um gargalo pequeno, mas a questão é que nem o processador chega a 99%...). Já dei uma mexida na BIOS, nada adiantou, então dei reset nela e deixei no padrão novamente e logo em seguida gravei esse vídeo. Isso acontece dês da primeira vez que abrir o afterburner e olhei o desempenho dos hardwares em jogos no meu pc (lembro até que o primeiro jogo que fiz essa checagem era o H1Z1).

Será que alguém poderia ajudar?

 

- Config do painel da NVIDIA e que uso no jogo nas fotos.  (Deixei a textura no médio para ver se força um pouco a placa de vídeo, mas nada adiantou, só aumentou a VRAM)

Driver da placa de vídeo:   442.19  02/03/2020

 

 

 

Sem título.png

Sem título1.png

2020-02-11[15-26] (0).png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@joao pedro pena Maluco tô aqui só de curioso, mas comprei essa fonte aí e antes de chegar minha placa-mãe e CPU já vendi porque não aguenta 1% de overclock de nada com coisa nenhuma. Aguardar pra ver o que dizer...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara tenho tido o mesmo problema... E já fiz quase de tudo, e a frustação de gastar uma grana em um PC novo e ser pior do que o anterior é realmente grande..

Único item que não troquei do meu PC foi a fonte é uma Corsair 500W

Peguei um Ryzen 5 2400G, uma A320m-K/BR, 16 GB (2x 8GB) de ddr4 2400mh cl17, SSD e semana passa peguei uma RX 580 8GB Sapphire Pulse.

E os jogo que antes usava com I3 e Ttf 650ti rodava melhor que agora...

 

Pior é você não conseguir ajuda em lugar nenhum sobre o que pode ser.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@joao pedro pena tarde boa meu xará

Consegue jogar em full HD? - Acabei de ler o post com mais calma, fica só a segunda pergunta mesmo
Qual a opção de energia que esta selecionado no PC? (economia, equilibrado e/ou alto desempenho).
A quanto tempo tem esse kitzão da massa?

Jogos como BF1 e PUBG pode ser que deem gargalo mesmo .... são parrudos para seu kit.
Mas RB6 e Tarkov deveriam, ao menos, rodar melhorzin, nem q seja em Full HD e no Low.

Outra coisa q você pode fazer é testar outro driver da Nvidia e ve se da certo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não pusso ver o video no momento, você chegou a ter queda de fps durante o gameplay?

se não, a unica coisa que me ocorre é que a maquina é suficiente para o jogo...

 

tenho a maquina listada no meu perfil e por causa do meu monitor não consigo jogar nada em 1080, então a maquina dificilmente passa dos 60% mesmo em jogos muito pesados no ultra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Lord-Z Estou pensando seriamente em trocar fonte, placa-mãe e processador, talvez eu vendendo esses 3 componentes meus consiga 1000 reais e junto mais 800 reais para comprar 3 novos componentes. 

Devido a esse problema, desistir de jogar alguns jogos como bf1 por conta de desempenho que acontece em todos os jogos mais pesados. Porém tenho esse medo, gastar uma grana e ter um desempenho relativamente fraco, como o que to tendo.

adicionado 4 minutos depois

 

adicionado 17 minutos depois

@Lobarinhas Tenho esse PC a 2 anos e meio.

Sempre atualizo os drivers da nvidia a cada mês que postam, o que não fiz ainda é testar drivers mais antigos, antes de eu ter adquirido a placa de vídeo, pois são os únicos drivers da GPU que nunca instalei nela, mas creio que não faça diferença.

Acho importante ressaltar que esse 1050 ti é mini e só é conectada ao pci, ou seja, se eu não me engano, são até 75w que o pci consegue passar, então se a placa necessita mais do que isso, simplesmente não tem como. Talvez isso seja um problema, mas ao meu ver, isso só seria relevante se eu fizesse um overclock nela.

 

Sei que jogos mais pesadas há um gargalo, comprei o kit já sabendo disso, porém não era pra ser grande, quando jogava o bf1 eu via que o processador ficava na faixa de 80% e a placa 50%, mesmo em full hd. Então eu não estaria tendo gargalo ainda no bf1, já que não tenho 100% de cpu nele, não sei por qual motivo e isso vai para todos os jogos que joguei. 

 

Sem título.png

adicionado 25 minutos depois

@Eder NeumannTive queda de fps no jogo, próprio vídeo da para ver, fico com 55 de média nesse mapa e dai começa a cai para 45 até 40, e no final da uma travada e só volta quando já estou morto no jogo kkk...

Cara, você me deu uma ideia, uma das poucas coisas que não fiz de teste até hoje foi a questão do monitor, tentar em outro. Para falar a verdade eu não vejo muito sentido nisso, o porque de um monitor está limitando o uso do hardware, mas o que você citou é interessante, por lógica, quanto maior a resolução mais pixel vai ter e então mais trabalho a placa de vídeo terá. meu monitor não tem resolução nativa full hd e é bastante antigo, talvez isso por algum motivo esteja afetando algo. Porém, o que não entendo é a GPU não fazer nem 60%, como você falou, em uma resolução baixa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje levei meu PC na loja onde sempre compro meus componentes e deixei para o técnico ver qual o problema, levando em conta que todos os itens exceto a fonte tem apenas 8 meses de uso então está tudo na garantia. Como conheço o pessoal a um bom tempo e até mesmo o técnico, relatei tudo que fiz e o que está acontecendo.

 

Assim que eu tiver um feedback sobre volto aqui para relatar qual foi a solução e comentar o problema, porque depois de tanto perde horas tentando achar alguma solução, no mínimo vou querer saber quem ou que foi o danado de me dar tanto trabalho.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voltando aqui para informar que com o meu problema não foi solucionado. A pós levar na assistência onde comprei meus componentes, eles fizeram alguns testes dos Hardwares e meu FPS subiu apenas usando outro processador, só que o mesmo me informou que o meu Ryzen 5 2400G não tem problemas para garantia e que o que esta acontecendo é gargalo... O que mais me decepciona é ver tantos vídeos na internet do bom funcionamento do mesmo kit que o meu e não ter o mesmo em casa...

 

Mas sigo tentando achar algo para resolver. Após tantas coisas que fiz, acredito que o problema esteja atrelado a algo do SO que não deixa o processador ficar em 100% do seu uso, assim também impedindo da GPU entregar seu desempenho.

Notei que em todos os meus jogos o processador raramente passa dos 40% de uso o seu clock com o boost ativado não passa de 3775GHz.

Ai acabo sempre tendo o fps vai e as travadas por causa das quedas de fps em momento que geralmente a máquina tinha que entregar o seu máximo.

 

Ainda espero alguma ajuda de alguém que passou por isso e resolveu o problema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não sei se alguém sugeriu ainda, mas você tentou formatar o computador e reinstalar o SO do zero juntamente com os drivers atualizados?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, formatei o PC, atualizei ele, é depois atualizei todos os drivers manualmente, 1 por 1.

E o desempenho é o mesmo.

Por exemplo, recentemente Baixei o Mu Genesis, um privado do Mu Legend.

Ai quando o personagem fica parado o uso da GPU sobe até 99%, mas o processador n passa de 35%. Quando me movimento, uso as Skill do personagem, o uso da GPU cai para 30% e o processador para 20%, ai o fps de 130~150 cai para 40 até 30 de fps. O que n faz sentido nenhum... Acredito que era para aumentar o uso de tudo para manter a taxa de quadros, mas isso acontece em todos os jogos.

 

Como jaz fiz todo o básico como: formatar, atualizar drivers, ver temperatura, testar os hardware, fonte, usei as dicas de melhorar desempenho básicos, como o do msconfig, planos de energia e etc. Ficou bem mas difícil achar algo na internet para testar e ver se resolve.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Lord-Z manolo ... eu não sei se poderia ser gargalo, apesar das lendas falarem que a versão com vídeo integrada dos ryzen linha 2xxxg perdem MUITA força, até mesmo comparado ao Ryzen 1600 (falam em até 30%).

Agora, tem uma coisa q eu nunca parei para pesquisar, ou nao lembro se passou batido por aqui.
Mas na BIOS, acho q tem como você mudar a configuração de GPU Onboard para Offboard. É como se ambas tecnologias estivessem funcionando ao mesmo tempo e poderiam dar conflitos, sacas? Ai você teria q desativar o video integrado e deixar apenas GPU offboard.

@joao pedro pena conseguiu resolver sua treta? Alguma novidade?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Lobarinhas disse:

É como se ambas tecnologias estivessem funcionando ao mesmo tempo e poderiam dar conflitos, sacas? Ai você teria q desativar o video integrado e deixar apenas GPU offboard.

era meu próximo palpite....

 

traz um print do gerenciador de tarefas nas telas de cpu e gpu pra nós por favor...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, até analisei isso também se tinha alguma tarefa durante o jogo usando mais processamento ou memória, mas estava tudo normal, mas a noite consigo as prints, ai coloco aqui para vcs verem.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, Lobarinhas disse:

conseguiu resolver sua treta? Alguma novidade?

Nada, estou juntando uma grana para trocar a CPU e a fonte com a esperança de resolver, pretendo comprar uma i5-9400f e uma fonte EVGA 550W 100-N1-0550-L e mais para frente trocar a placa-mãe. 

 

 

 

adicionado 1 minuto depois

Sei que não é conveniente a este meu post, mas ainda tem sentido já que estou fazendo isso para resolver o problema citado inicialmente, como falei, quero vender meus componentes usados para então completar o resto e comprar o que pretendo de novo, porém, nunca vendi nada usado relacionado a hardware. Então queria saber se alguém aqui que tenha um pouco mais de experiência em vender peças usadas de pc, possa me aconselhar algum site que é bom para fazer anuncio sobre isso e que não seja o mercado livre.

Dei uma olhada e vi que existe aqui um tópico só para anunciar, porém não entendi muito bem

adicionado 23 minutos depois
5 horas atrás, Lord-Z disse:

Sim, formatei o PC, atualizei ele, é depois atualizei todos os drivers manualmente, 1 por 1.

E o desempenho é o mesmo.

Por exemplo, recentemente Baixei o Mu Genesis, um privado do Mu Legend.

Ai quando o personagem fica parado o uso da GPU sobe até 99%, mas o processador n passa de 35%. Quando me movimento, uso as Skill do personagem, o uso da GPU cai para 30% e o processador para 20%, ai o fps de 130~150 cai para 40 até 30 de fps. O que n faz sentido nenhum... Acredito que era para aumentar o uso de tudo para manter a taxa de quadros, mas isso acontece em todos os jogos.

 

Como jaz fiz todo o básico como: formatar, atualizar drivers, ver temperatura, testar os hardware, fonte, usei as dicas de melhorar desempenho básicos, como o do msconfig, planos de energia e etc. Ficou bem mas difícil achar algo na internet para testar e ver se resolve.

Realmente isso é estranho, parecido com o meu, quando a demanda de processamento é pequena, a gpu consegue subir seu uso, porém quando existe mais objetos para serem processados no cenário, o uso da gpu cai e a cpu fica em torno dos 70%, o que faz o fps cai igual o seu caso. Eu creio que meu problema seja a cpu fraca que tenho e/ou falta de energia quando a demanda aumenta, então irei trocar os 2 da qui um tempo, caso não resolva irei mandar para a assistência, para ver se há problema com a placa-mãe ou se ela mesmo não está suportando os hardwares. Realmente já estou ficando sem alternativas para isso.

 

Agora sobre seu caso, a assistência que você leva é realmente confiável? Pois não acho normal há ver gargalo nesse tua máquina. Já que você está relatando problema na cpu e gpu, o correto seria fazer testes com a sua cpu e gpu em outros componentes, com uma mobo e fonte mais potentes, para que assim, se afirme com certeza que seja gargalo. Existe assistências excelentes ai no Brasil que divulgam seus trabalhos no youtube, talvez vale a pena você fazer uma pesquisa se caso, claro, você não esteja satisfeito com a conclusão que essa assistência que você levou deu.

adicionado 36 minutos depois
5 horas atrás, Lobarinhas disse:

q desativar o video integrado e deixar apenas GPU offboard.

Seria isso?

 

WhatsApp Image 2020-02-19 at 14.18.43.jpeg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@joao pedro pena no caso, era pro Lord dar uma olhada nisso ai hahahha

Mas no seu caso parece sim problema de processador, mas é meio estranho porque tenho um brother q tem i3-6100 + 1050ti e levava alguns jogos numa boa ... o problema mesmo era as atualizações da Nvidia, elas deixaram placa pesadissima, ai ele usava driver antigo e nao atualizava automaticamente, problema é q os jogos também atualizavam e ai ficava mais pesado ainda ...
Eu tive um i5-6500 com GTX 1060gb e sentia certo gargalo, principalmente em jogos que possuiam mapas grandes. (Como GTA ou Battlefield ou NFS 2015). Resolvi o problema indo para um Ryzen 1700 maravilhoso q só falta uma RTX 2060 Super para ficar um casamento maravilhoso.

Sobre anunciar os produtos ... eu coloco tudo no Mercado Livre e nunca tive dor de cabeça.
Tem a OLX também, mas acho q ela serve muito mais para algo "local".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, joao pedro pena disse:

Nada, estou juntando uma grana para trocar a CPU e a fonte com a esperança de resolver, pretendo comprar uma i5-9400f e uma fonte EVGA 550W 100-N1-0550-L e mais para frente trocar a placa-mãe. 

 

 

 

adicionado 1 minuto depois

Sei que não é conveniente a este meu post, mas ainda tem sentido já que estou fazendo isso para resolver o problema citado inicialmente, como falei, quero vender meus componentes usados para então completar o resto e comprar o que pretendo de novo, porém, nunca vendi nada usado relacionado a hardware. Então queria saber se alguém aqui que tenha um pouco mais de experiência em vender peças usadas de pc, possa me aconselhar algum site que é bom para fazer anuncio sobre isso e que não seja o mercado livre.

Dei uma olhada e vi que existe aqui um tópico só para anunciar, porém não entendi muito bem

adicionado 23 minutos depois

Realmente isso é estranho, parecido com o meu, quando a demanda de processamento é pequena, a gpu consegue subir seu uso, porém quando existe mais objetos para serem processados no cenário, o uso da gpu cai e a cpu fica em torno dos 70%, o que faz o fps cai igual o seu caso. Eu creio que meu problema seja a cpu fraca que tenho e/ou falta de energia quando a demanda aumenta, então irei trocar os 2 da qui um tempo, caso não resolva irei mandar para a assistência, para ver se há problema com a placa-mãe ou se ela mesmo não está suportando os hardwares. Realmente já estou ficando sem alternativas para isso.

 

Agora sobre seu caso, a assistência que você leva é realmente confiável? Pois não acho normal há ver gargalo nesse tua máquina. Já que você está relatando problema na cpu e gpu, o correto seria fazer testes com a sua cpu e gpu em outros componentes, com uma mobo e fonte mais potentes, para que assim, se afirme com certeza que seja gargalo. Existe assistências excelentes ai no Brasil que divulgam seus trabalhos no youtube, talvez vale a pena você fazer uma pesquisa se caso, claro, você não esteja satisfeito com a conclusão que essa assistência que você levou deu.

adicionado 36 minutos depois

Seria isso?

 

WhatsApp Image 2020-02-19 at 14.18.43.jpeg

Vou ver se acho essa config na minha bios, como a da Asus é diferente, mas vou me atentar aos detalhes para ver se encontro algo semelhante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Lobarinhas disse:

ai ele usava driver antigo

acabei de testar um driver do mes 3 de 2017, piorou o desempenho e continua o mesmo problema

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

roda um passmark com os drivers atualizados por favor ou algum outro benchmark para avaliação dos resultados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
agora, Eder Neumann disse:

roda um passmark com os drivers atualizados por favor ou algum outro benchmark para avaliação dos resultados.

Pode ser o Cpuz? Ou tem outro programa para sugerir?

Ai a noite quando chegar em casa faço os prints.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
55 minutos atrás, Eder Neumann disse:

passmark

rodei o teste por ele e o rating foram esses

1732169817_Semttul22o.thumb.png.2e3be90d979565938302d9845001e16f.png119760197_Semttul2o.thumb.png.a2e82c55c1d98e387dd8624d6de56327.png1506096692_Semttulo.thumb.png.11ff9bc816d7f540ba535416074b4912.png

 
 
 

Agora rodei o teste somente da GPU mudando as configurações

(tirei print de quando estava realizando o test com o afterburner on e o outro print é da configuração usada no test )

Observem o uso da gpu a cada configuração que coloco ( todos foram full hd )

Com as configurações mais pesadas disponíveis pelo programa e com dx12:

 

1641077540_Semttul2222o.thumb.png.23bf175e9fa334c1e2ddd8303e169ecf.png33.thumb.png.21fa202715c745417030e087d003e250.png

 
 
 

Agora divide na metade as configurações como podem observar:

542182742_22222Semttulo.thumb.png.4bed4a296b56074e1e83524790758349.png1048028402_Semtt33333ulo.thumb.png.4f3c7a80601aab34a5ff2a2d44abd657.png

 
 
 

Agora configuração mais fraca ainda:

701235343_Semtt22222ulo.thumb.png.b763487f31c44edda2d1597df5e1d0a9.png

print durante o test (não conseguir upa aqui no forum)

 

https://ibb.co/jv3Scyr

 
 
 

Agora a configuração usando o dx11 e com o máximo de força que o programa oferece com o directx 11

1560947312_Semttu22222222lo.thumb.png.ee0c791831f34d1db0e456a083750831.png

print durante o test (não conseguir upa aqui no forum)

 

https://ibb.co/Rp9HBPH

 

 

 

Não sei se o uso ficou em 99% pelo dx11 devido as configurações não serem tão pesadas disponíveis no programa ou se realmente o problema é o dx12 

Fiz o test com o dx12 e tudo no mínimo e mesmo assim, o uso da gpu foi 94%, só esqueci de tirar print, mas foi como o do print já citado   https://ibb.co/jv3Scyr

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai pessoal, voltando aqui só para comentar que acabei trocando quase todo meu setup... Peguei um Ryzen 5 3600, uma Asus prime b450m gaming/BR e contínuo com a Rx580 8GB. Notei que a entrega de quadros nos jogos que tenho ficou muito mais estável e também acabei descobrindo a causa de um problema que eu vinha sofrendo do PC reiniciando aleatoriamente. Esse era o meu gabinete causando isso, tirei todos os cabos do gabinete e acabei por ligar direto na placa com uma chave de fenda, isso também melhorou a estabilidade. Algo estava dando curto e atrapalhando tudo.

 

Obrigado a todos.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Eletrônica

PROMOÇÃO DE QUARENTENA

Aproveite o isolamento social para aprender eletrônica!
De R$ 39,90 por apenas R$ 19,90
Só até as 23h59min desta sexta-feira 10/04/2020

CLIQUE AQUI E COMPRE AGORA MESMO!