Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador reiniciando sozinho. Pode ser a fonte ou placa-mãe?


Posts recomendados

Oi, pessoal meu primeiro post aqui e preciso urgente da ajuda de alguém que já teve esse problema ou sabe identificar . Pois então, à 2 semanas meu computador começou a dar reinícios aleatórios. As vezes assim que liga o windows, em outras eu consigo jogar por horas , só que no momento que saio do jogo o pc se reinicia( não tem tela azul, ele reinicia direto como se tivesse apertado o botão reset). Levei em 3 técnicos e todos fizeram a mesma coisa, colocaram o meu pc em estresse e verificaram as temperaturas e nada de anormal. A placa de vídeo q é o q mais sobe n passa de 75C. Eles também verificaram as tensões da minha fonte e também disseram q está normal. No entanto parece q n existe técnico q possua am3 + para testar minhas peças separadas (placa-mãe). Disseram q a fonte está ok, mas esses reinícios me deixam com os cabelos em pé. Eles testaram as memórias e também disseram estar ok, dai me falaram q poderia ser o meu cabo de força e me deram um mais grosso para testar. Levei em casa e meu pc não reiniciou mais durante 2 dias, eu pensei nossa q coisa ***** e eu quebrando a cabeça aqui... Mas no terceiro dia voltou os problemas. Então eu pesquisei e me falaram para procurar alguma coisa em curto na placa-mãe ou algo anormal (chamuscado). Eu tirei todo meu pc do gabinete e recomentei ele fora depois de inspecionar a placa-mãe todinha e não encontrei nada (ligando com uma chave de fenda ele apresentava os mesmos problemas então eu descartei algum curto com o botão power ou reset. Mas a última coisa é que a placa-mãe parece estar incrivelmente torta. O técnico sugeriu q poderia ser a placa-mãe(mas ele n olhou ela empenada nem tirou do meu gabinete). (atualizei bios, já atualizei windows e tirei a atualização e também já formatei e comprei um hd novo para ver se resolvia o problema). Mas quando eu pesquiso sobre placa-mãe empenada o problema sempre é o mesmo (não dá vídeo ou não liga), com meu orçamento só posso gastar com uma fonte ou uma placa-mãe nova. Dai vem a dúvida será q a placa-mãe empenada está causando isso ou será q é energético. Os técnicos verificaram as tensões e falaram q está ok. E o mais bizarro dessa história é q durante jogos ou testes de estresse o pc nunca reinicia , mas assim q eu fechar o jogo  ou o teste de estresse é certeza q vai reiniciar...

Foram feitos testes de memória também

 

Config do meu pc é:

placa-mãe m5a97 le r2.0

Processador Fx 8320

fonte xfx pro 450w selo 80 bronze

placa de vídeo Rx 570 4gb strix OC

8Gb ram dd3 1333mhz

e o SSD novo q eu comprei achando q o problema era bad block 240gb da kingston 

 

Caso alguém saiba de algo pf me dá uma força. N encontro nenhum técnico com placa-mãe am3+ para testar se é ela mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira Foi exatamente esse teste q foi feito nas memórias.

@Unn @WOZ Dods  Em uma tentativa de verificar alguma coisa da Bios eu fiz o teste, e dando disable uma a uma nas coisas da bios e testando mas o problema persiste (o c-state q tinha no meu era o 6) C-state 6 algo assim, eu já desmarquei ele). Sobre o HD, tanto com o novo quanto o antigo dão o problema, eu já formatei e fiz o teste de integridade q tem no windows. Eu tô pensando q seja hardware e não software. Considerando q o pc funciona plenamente estando estressado eu posso descartar a fonte ? porque ai eu já peço uma placa-mãe nova, essa placa tortona tá me deixando louco. Eu queria ter uma forma de confirmar qual peça está defeituosa. Olha eu  acabei de pegar uma borracha e desparafusei dois dos parafusos de baixo da placa-mãe e ''alinhei'' a placa colocando a borracha em baixo dela (fiz isso agora), por enquanto o pc não reiniciou.

Eu queria saber com vocês se placa-mãe empenada tem algum espécie de sintoma para eu confirmar q é ela para trocar .

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Yosef Schmidt disse:

@rodrigo.dcvieira Foi exatamente esse teste q foi feito nas memórias.

@Unn @WOZ Dods  Em uma tentativa de verificar alguma coisa da Bios eu fiz o teste, e dando disable uma a uma nas coisas da bios e testando mas o problema persiste (o c-state q tinha no meu era o 6) C-state 6 algo assim, eu já desmarquei ele). Sobre o HD, tanto com o novo quanto o antigo dão o problema, eu já formatei e fiz o teste de integridade q tem no windows. Eu tô pensando q seja hardware e não software. Considerando q o pc funciona plenamente estando estressado eu posso descartar a fonte ? porque ai eu já peço uma placa-mãe nova, essa placa tortona tá me deixando louco. Eu queria ter uma forma de confirmar qual peça está defeituosa. Olha eu  acabei de pegar uma borracha e desparafusei dois dos parafusos de baixo da placa-mãe e ''alinhei'' a placa colocando a borracha em baixo dela (fiz isso agora), por enquanto o pc não reiniciou.

Eu queria saber com vocês se placa-mãe empenada tem algum espécie de sintoma para eu confirmar q é ela para trocar .

O problema de diagnosticar a placa-mãe é que você precisaria de um conjunto inteiro adicional de componentes para ter certeza de que é ela (a menos que você tenha habilidades em eletrônica avançada). Pelo contrário, diagnosticar os demais componentes requer apenas uma outra máquina se seja minimamente compatível ou algum senso de estratégia (revesar memórias, desconectar todos os HDs/SSDs desnecessários e usar apenas um (HD com falha eletrônica pode causar todo tipo de sintoma estranho), testar outros periféricos e/ou substituir tudo que possa estar com curto ou falha. A placa-mãe em si requer todo o conjunto adicional de componentes sendo 100% compatível.

Quando faço diagnóstico de um computador raramente eu utilizo componentes avulsos (exceto fonte e HD, mesmo assim nem sempre). Dentro do coeficiente de componentes que você tem você pode ir descartando um a um, especialmente se achar algum tipo de teste onde o problema ocorra todas as vezes.

Em seu lugar continuaria com o diagnóstico peça por peça. A placa-mãe entortada pode sim ser um problema se isso tiver danificado trilhas ou quebrado soldas, mas geralmente isso acarreta em falhas mais catastróficas ao meu ver. Claro que eu só vi uma ou duas placas mãe assim até hoje, isso com muitos anos investidos no ramo de manutenção. 

Por fim, se os reboots pararam quando você nivelou a placa-mãe, utilize o computador por períodos prolongados para ter certeza de que esse foi mesmo o diagnóstico definitivo. 

Obs.: se a placa-mãe estava muito torta, poderia bem estar fazendo algum contato com o gabinete, e a fuga elétrica pode causar muitos problemas difíceis de diagnosticar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods quando eu montei o pc fora do gabinete e percebi a placa torta , também acontecia de o pc reiniciar mais rápido ainda ,muitas vezes nem dava tempo de dar boot no windows. Teorizei que parafusando a placa-mãe no gabinete ela ficava mais reta q fora(mas ai é algo talvez absurdo).Eu teria q desmonstar ele dnv e fazer o teste para confirmar. Só tentando resolver esse negócio aprendi a um bocado de coisa... No final não foi de todo ruim eu nem sabia tirar uma placa de vídeo . Vou procurar alguém com am3 + ... Sou do DF  se algum técnico de Brasília ler esse post e tiver am3+ pago pelo conserto e caso n seja possível consertar  pago para só identificar qual peça está defeituosa ,sei q custa tempo.

Wodz teria alguma forma de testar a fonte sem ser com outra fonte ? O técnico usou um medidor de tensão para saber e disse q estava ok. Pelo memtest as memórias deram ok , sobrou então processador, placa  de vídeo e placa-mãe. Considerando q em jogos ele nunca reiniciou e digo isso pois não teve uma única vez q em trabalho pesado ele reiniciou , dai eu descartei os dois como problema e pensei q poderia ser a placa-mãe a única causa. Mas para não gastar dinheiro à toa não custa nada pedir uma segunda opinião.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Yosef Schmidt disse:

Wodz teria alguma forma de testar a fonte sem ser com outra fonte ? O técnico usou um medidor de tensão para saber e disse q estava ok. Pelo memtest as memórias deram ok , sobrou então processador, placa  de vídeo e placa-mãe. Considerando q em jogos ele nunca reiniciou e digo isso pois não teve uma única vez q em trabalho pesado ele reiniciou , dai eu descartei os dois como problema e pensei q poderia ser a placa-mãe a única causa. Mas para não gastar dinheiro à toa não custa nada pedir uma segunda opinião.

O problema da fonte é que sem estar sob estresse ela pode se comportar perfeitamente bem, mas sob stress falhar. Criar as condições adequadas de teste em casa é complicado, mas você sempre pode usar o MSI afterburner com o monitoramento de tensões feita em arquivo (log to file), e quando o PC falhar você vai lá e confere se as tensões caíram ou se comportaram estranhamente antes da falha. O rivatuner (que também é instalado juntamente com o afterburner), se baixado separadamente, também oferece essa opção.

Eu pesquisei seu modelo de fonte, e a qualidade dela é boa. Raramente uma fonte com esse nível de qualidade apresentaria problemas que não após uns 8 anos de uso. A placa-mãe continua sendo a maior suspeita na minha opinião. A CPU quando falha, simplesmente para de funcionar, mas estar mal encaixada ou com sujeira em suas conexões pode sim ocasionar problemas intermitentes. Para isso limpar os contatos com um pincel macio e isopropanol, com EXTREMO CUIDADO, talvez traga alguma melhoria. O mesmo poderia ser feito na placa-mãe para limpar os slots, e um spray de isopropanol poderia ser atirado contra a placa-mãe, posicionada na vertical, para dissolver e deixar escorrer excessos de sujeira. 

 

Tudo isso eu faria por desencargo de consciência, pois a placa-mãe estar empenada e funcionar normalmente quando endireitada já foi determinante no diagnóstico, na minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...