Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"Excesso de zelo" na TV 4K 65" e no PC high end: redundância de protetores?


Visitante

Posts recomendados

Galera tenho um PC bem forte e um rack com uma TV Sony Bravia 65" 4K Android TV.

 

Na mesa do PC e a estante da TV (um kit em cada) uso um filtro Clamper Energia 5 EM CONJUNTO com um protetor pra raios "pocket" transparente da Clamper (aquele com LED branco). Tanto os 2 filtros como os 2 pocket são DPS com varistor, etc.

 

Preciso PROTEGER 100% esses aparelhos pois saíram muito caro, em especial a TV, mas o PC também que uso 12~13h/dia. No PC uso uma fonte HX750  750W da Corsair selo Platinum para garantir a máxima eficiência e proteção para HDs em especial, tudo ligado no Clamper Energia 5 e este ligado na tomada pelo Clamper Pocket transparente LED branco. Só as caixas de som Logitech Z313 2.1 que são 115V que uso um autotransformador de 600VA, fora isso o resto está tudo em 220V, e a rede aqui é boa, não oscila nada e quase nunca falta. É raríssimo apagar, esqueci aliás quando faltou.

 

Minha pergunta: É EXCESSO DE ZELO  colocar na mesa do PC e outro no rack da TV um Clamper Energia 5 EM CONJUNTO com um DPS Pocket transparente da Clamper (2 itens de cada: 2 filtros 5 saídas e 2 pocket DPS brancos)?? Quero proteger ao máximo esses equipamentos (TV Sony, PC, monitor 27" do PC, etc os aparelhos da NET não ficam no filtro pois são comodato, se queimarem trocam de graça) por isso tomei essa atitude extrema.

 

Em dias de raios TIRO TUDO DA TOMADA inclusive o cabo de rede do PC, e vale lembrar que a casa é antiga e não tem aterramento.

 

Ao mestre @faller e à todos os colegas que entendem dessa belíssima área da elétrica e proteção que entendam, se puderem me dar dicas se estou certo protegendo meu patrimônio tão mas tão suado pra conseguir da forma certa, eu agradeceria de coração. Forte abraço à todos, fiquem bem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, todos os dias vemos dezenas de pessoas sendo orientadas aqui no forum a trocar a fonte do PC por outra de boa qualidade, etc...

O seu PC gamer nao precisa trocar a fonte porque ela é muito boa. Mas e a sua TV 4K de 65 polegadas? Já trocou a fonte dela por uma de mais qualidade? É muito comum a queima da placa da fonte, e tambem das outras placas principais da TV, o que muitas vezes acaba inviabilizando o conserto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira A fonte da TV Sony é interna amigo, imagino que de boa qualidade, afinal é a linha mais nobre da Sony (Bravia).

 

Eu penso se não estou fazendo errado ligando o protetor pocket na tomada e o filtro Clamper em série digamos assim, uma dupla alimentando o rack da TV que citei e outra dupla protegendo o PC com a fonte HX750 Platinum e todo o resto.

 

Agradeço seu post, mas trocar a fonte de uma TV eu nunca vi, até por que ela é interna. Além de eu não ter conhecimentos de eletrônica, ao abrir a TV para isso na hora eu perderia os 2 anos de garantia com a Sony Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso  Eu só fui um pouco sarcástico com o pessoal do forum porque alguns aqui são tarados por fonte e as vezes recomendam fonte de 550W para computador que não consome nem 200W.
Obviamente não estou recomendando voce abrir a sua TV e trocar a fonte, até mesmo porque voce perderia a garantia dela! Mas as fontes de TV não são de boa qualidade assim como voce imagina, duvido muito que elas passariam naquele teste do TecLab...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, gutopereira disse:

@simforoso  Eu só fui um pouco sarcástico com o pessoal do forum porque alguns aqui são tarados por fonte e as vezes recomendam fonte de 550W para computador que não consome nem 200W.
Obviamente não estou recomendando voce abrir a sua TV e trocar a fonte, até mesmo porque voce perderia a garantia dela! Mas as fontes de TV não são de boa qualidade assim como voce imagina, duvido muito que elas passariam naquele teste do TecLab...

Ah sim, entendi cara. A fonte realmente deve ser boa, mas a real questão do tópico é até que ponto 2 DPS (um Clamper "pocket") em série com um outro DPS, um Clamper Energia 5 seriam eficientes, ou se um "atrapalharia" o outro, saca?

 

Meu conhecimento em elétrica é bem pequeno, sei o básico mesmo e  como todo brasileiro, sofri pra caramba pra ter a "TV dos sonhos" (o PC eu costumo atualizar a cada ano, então está sempre "top") e queria a maior proteção possível, mesmo que sem um aterramento nem para raio de uma instalação/casa antiga.

 

Obrigado pela sua contribuição @gutopereira, agradeço de coração mesmo seu tempo. Forte abraço, parceiro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso Ok, então voltemos ao assunto do tópico.
Eu também tenho um conhecimento básico em elétrica, mas acredito que usar 2 DPS em série não há problema de um atrapalhar a eficiência do outro, mas também não vejo vantagem nenhuma em fazer isso.
 

Eu frequento outro forum sobre Home Theather e o que vejo recomendarem muito para aparelhos de TV, projetores, e equipamentos de som é o uso do condicionador de energia. Eu não sei bem o que exatamente faz um condicionador de energia, mas com certeza eles serão muito mais eficientes em proteger a sua TV do que um filtro de linha com DPS...
Se for comprar um, escolha o da marca Panamax e cuidado com marcas desconhecidas(assim como em fontes de computador)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, simforoso disse:

Galera tenho um PC bem forte e um rack com uma TV Sony Bravia 65" 4K Android TV.

 

Na mesa do PC e a estante da TV (um kit em cada) uso um filtro Clamper Energia 5 EM CONJUNTO com um protetor pra raios "pocket" transparente da Clamper (aquele com LED branco). Tanto os 2 filtros como os 2 pocket são DPS com varistor, etc.

 

Preciso PROTEGER 100% esses aparelhos pois saíram muito caro, em especial a TV, mas o PC também que uso 12~13h/dia. No PC uso uma fonte HX750  750W da Corsair selo Platinum para garantir a máxima eficiência e proteção para HDs em especial, tudo ligado no Clamper Energia 5 e este ligado na tomada pelo Clamper Pocket transparente LED branco. Só as caixas de som Logitech Z313 2.1 que são 115V que uso um autotransformador de 600VA, fora isso o resto está tudo em 220V, e a rede aqui é boa, não oscila nada e quase nunca falta. É raríssimo apagar, esqueci aliás quando faltou.

 

Minha pergunta: É EXCESSO DE ZELO  colocar na mesa do PC e outro no rack da TV um Clamper Energia 5 EM CONJUNTO com um DPS Pocket transparente da Clamper (2 itens de cada: 2 filtros 5 saídas e 2 pocket DPS brancos)?? Quero proteger ao máximo esses equipamentos (TV Sony, PC, monitor 27" do PC, etc os aparelhos da NET não ficam no filtro pois são comodato, se queimarem trocam de graça) por isso tomei essa atitude extrema.

 

Em dias de raios TIRO TUDO DA TOMADA inclusive o cabo de rede do PC, e vale lembrar que a casa é antiga e não tem aterramento.

 

Ao mestre @faller e à todos os colegas que entendem dessa belíssima área da elétrica e proteção que entendam, se puderem me dar dicas se estou certo protegendo meu patrimônio tão mas tão suado pra conseguir da forma certa, eu agradeceria de coração. Forte abraço à todos, fiquem bem!

A falta de aterramento, pelo que li por aqui, torna a proteção DPS dos filtros ineficiente, mas aguarde confirmação dos entendedores do assunto.

 

PS: o fato de ter colocado essa fonte (de potência exagerada pra sua configuração, diga-se de passagem) não agrega nenhuma proteção para os HDs, pois nenhuma fonte tem proteção contra surtos de energia. Sem falar que, se sua ideia era atingir a eficiência máxima (normalmente em 50% da carga máxima), você também não conseguiu isso, pois o pico de consumo da sua configuração mal chega a 320w (o consumo jogando será ainda menor).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

11 minutos atrás, braconius disse:

A falta de aterramento, pelo que li por aqui, torna a proteção DPS dos filtros ineficiente, mas aguarde confirmação dos entendedores do assunto.

 

PS: o fato de ter colocado essa fonte (de potência exagerada pra sua configuração, diga-se de passagem) não agrega nenhuma proteção para os HDs, pois nenhuma fonte tem proteção contra surtos de energia. Sem falar que, se sua ideia era atingir a eficiência máxima (normalmente em 50% da carga máxima), você também não conseguiu isso, pois o pico de consumo da sua configuração mal chega a 320w.

Olá amigo, sobre a fonte eu comprei por ter uma eficiência elevada, 10 anos de garantia, etc. Estou completamente ciente que a configuração não chega nem perto de 35~45% que essa fonte pode fornecer. Mas foi mais pela estrutura da mesma vamos dizer assim, a confiança na marca, sem falar do preço que peguei numa promoção em 2018 que era imperdível para uma fonte 100% modular e com 80+ Platinum. Mas agradeço sua opinião e contribuição em meu tópico. Forte abraço!

55 minutos atrás, gutopereira disse:

@simforoso Ok, então voltemos ao assunto do tópico.
Eu também tenho um conhecimento básico em elétrica, mas acredito que usar 2 DPS em série não há problema de um atrapalhar a eficiência do outro, mas também não vejo vantagem nenhuma em fazer isso.
 

Eu frequento outro forum sobre Home Theather e o que vejo recomendarem muito para aparelhos de TV, projetores, e equipamentos de som é o uso do condicionador de energia. Eu não sei bem o que exatamente faz um condicionador de energia, mas com certeza eles serão muito mais eficientes em proteger a sua TV do que um filtro de linha com DPS...
Se for comprar um, escolha o da marca Panamax e cuidado com marcas desconhecidas(assim como em fontes de computador)...

Valeu de novo meu amigo! Vou dar uma pesquisada sobre esses "condicionadores de energia", espero que não seja mais caro que a TV .... kkkk forte abraço amigo, e obrigado mais uma vez pelo seu tempo e por contribuir no meu tópico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso

 

O que mais pega aí, seria a falta de aterramento.. Todo DPS depende de aterramento, pra drenar a energia de surtos e não ter ai, meio que inutiliza eles.. Os Clamper até se viram no "Plano B", que seria drenar pelo neutro da instalação, se este for aterrado na entrada, como manda a norma..

 

Falando em normas e levando em conta o seu relato, pasmem, tá abaixo do mínimo.. Um sistema DPS ideal seria, pra nível residencial, dois níveis: DPS Classe 2, que seriam aqueles que vão no quadro de energia da casa e os Classe 3, que são onde os Clamper se encaixam.. DPS Classe 1 seria pra instalações com SPDA e não entra no caso..

 

Mas, todos dependem de aterramento, tanto os de quadro, como os Clamper..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, RS Faria disse:

Os Clamper até se viram no "Plano B", que seria drenar pelo neutro da instalação

 

E tem gente aqui no forum deixando de ligar o computador em tomada 110V fase-neutro, para ligar em tomada 220V fase-fase, ou seja uma tomada que não tem nem o neutro e nem o terra. O pior ainda é ver essa gente achando que esta levando vantagem em fazer isso, e ainda falando para os outros fazerem igual porque usar em 220V ajuda a "economizar" energia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Entendo, muito obrigado amigo. Vou me aprofundar mais pela internet de como fazer um aterramento eficiente pelo menos aqui do meu quarto onde estão os equipamentos caros citados, pois o quarto é o último da casa, dá para um pátio, logo é só fazer um furo na parede e passar um cabo adequado e aterrar uma haste lá fora, e passar o terra para as 2 tomadas que alimentam os aparelhos.

 

Caso eu não me sinta seguro nesta empreitada, pago um eletricista para fazê-lo e pronto. Não está fácil hoje em dia ter aparelhos caros assim, e deixá-los sem proteção efetiva é algo de te tirar o sono à noite. 

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...