Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
ciel001

Computador desligando sozinho: possíveis problemas elétricos?

Posts recomendados

olá a todos, a pouco mais de 2 semanas meu PC começou a superaquecer obviamente ele desligava quando acontecia, de imediato eu o levei para um pessoal de confiança para verificar qual o problema e segundo eles, fizeram teste em tudo o que podia (placa-mãe, fonte, water cooler, processador, memórias e pasta termica) e não acharam nada de errado e pediram para que eu verificasse a energia da casa, vale lembrar que eu ligo o PC no 220v, chamei o eletricista e ele fez algumas verificações na rede de casa a qual fica a tomado do PC e nada fora do normal também, troquei o filtro de linha para verificar possível problema mais nada mudou, então resolvi trocar o cabo de alimentação do PC que era bem antigo esse cabo e de repente o PC normalizou e dai achei que o problema estaria resolvido, porém, a pouco mais de 2 dias, enquanto monitorava as temperaturas do PC com o HW monitor, reparei que a temperatura estava subindo novamente e que a energia ou tensão que o PC estava recebendo estava baixa, bem abaixo do normal e um dos coolers fan do gabinete havia parado de funcionar ( meu PC tem um total de 6 fans) e não esperei o PC desligar sozinho, desliguei eu mesmo, vale lembrar que quando eu estava em jogo e o PC superaquecia, o jogo travava todo, o FPS caia para uns 10 a 5. Enfim, achei essa situação muito estranha da falta de energia que o PC recebia com o fato de ele superaquecer, e essa é minha duvida, pode haver alguma relação da fonte não estar passando a energia ideal para o PC e ele superaquecer, será que a placa-mãe pode está com algum defeito? poderiam me ajudar de alguma forma?

PC: CPU AMD RYZEN 7 1800X, GPU AMD RX 580 8GB POWERCOLOR RED DEVIL, 08GB DDR4 2400MHZ CRUCIAL, MB MSI SLI PRO X370, WATER COOLER PCYES SANGUE FRIO 120MM, FONTE EVGA 750W 80 BRONZE SEMI-MODULAR.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@ciel001 Primeiramente, esqueça essa história de monitorar tensões via software. Isso não funciona, as medidas não são confiáveis. A única forma de medir é com um multímetro decente. 

Você mencionou que estava monitorando as temperaturas... E qual foi o resultado? O processador chegou a quanto? E a placa de vídeo?

Sua fonte está ligada direto na tomada?

Compartilhar este post

Link para o post

@KairanD  primeiramente obrigado pela dica de tensão via software, ficarei mais atento quanto a isso, e segundo, enquanto monitorava a temperatura do CPU quando superaquecia ela batia uns 100+ graus antes de desligar ja a VGA ficava normal na casa dos 75 graus

Compartilhar este post

Link para o post

@ciel001 Seu cooler está, muito provavelmente, mal encaixado. 

Compartilhar este post

Link para o post

@KairanD parceiro, quando você diz "mal encaixado" quer dizer que o local onde posicionei ele (que é na parte de traz do gabinete) ta ruim ou a fixação dele no CPU que está ruim, frouxo?

Compartilhar este post

Link para o post

como eu disse amigo, um dos motivos que suspeito que seja a fonte o problema é que vota e meia, alguns dos coolers do gabinete que ficam ligados direto no cabo de periféricos da fonte, eles desarmam, sendo necessário eu desligar o PC e religar novamente para que os coolers funcionem, e verifiquei o WC e esta bem encaixado, normal. Será que existe algum aparelho para testar a qualidade da fonte?

Compartilhar este post

Link para o post

olá, recentemente eu realizei um teste de BenchMark no PC e notei algumas coisas estranhas referente a tensão... seguem o anexo do teste que realizei, no cabeçalho tem o nome do programa usado...

PC Benchmark.txt

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!