Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
ciel001

Computador desligando sozinho: possíveis problemas elétricos?

Posts recomendados

olá a todos, a pouco mais de 2 semanas meu PC começou a superaquecer obviamente ele desligava quando acontecia, de imediato eu o levei para um pessoal de confiança para verificar qual o problema e segundo eles, fizeram teste em tudo o que podia (placa-mãe, fonte, water cooler, processador, memórias e pasta termica) e não acharam nada de errado e pediram para que eu verificasse a energia da casa, vale lembrar que eu ligo o PC no 220v, chamei o eletricista e ele fez algumas verificações na rede de casa a qual fica a tomado do PC e nada fora do normal também, troquei o filtro de linha para verificar possível problema mais nada mudou, então resolvi trocar o cabo de alimentação do PC que era bem antigo esse cabo e de repente o PC normalizou e dai achei que o problema estaria resolvido, porém, a pouco mais de 2 dias, enquanto monitorava as temperaturas do PC com o HW monitor, reparei que a temperatura estava subindo novamente e que a energia ou tensão que o PC estava recebendo estava baixa, bem abaixo do normal e um dos coolers fan do gabinete havia parado de funcionar ( meu PC tem um total de 6 fans) e não esperei o PC desligar sozinho, desliguei eu mesmo, vale lembrar que quando eu estava em jogo e o PC superaquecia, o jogo travava todo, o FPS caia para uns 10 a 5. Enfim, achei essa situação muito estranha da falta de energia que o PC recebia com o fato de ele superaquecer, e essa é minha duvida, pode haver alguma relação da fonte não estar passando a energia ideal para o PC e ele superaquecer, será que a placa-mãe pode está com algum defeito? poderiam me ajudar de alguma forma?

PC: CPU AMD RYZEN 7 1800X, GPU AMD RX 580 8GB POWERCOLOR RED DEVIL, 08GB DDR4 2400MHZ CRUCIAL, MB MSI SLI PRO X370, WATER COOLER PCYES SANGUE FRIO 120MM, FONTE EVGA 750W 80 BRONZE SEMI-MODULAR.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@ciel001 Primeiramente, esqueça essa história de monitorar tensões via software. Isso não funciona, as medidas não são confiáveis. A única forma de medir é com um multímetro decente. 

 

Você mencionou que estava monitorando as temperaturas... E qual foi o resultado? O processador chegou a quanto? E a placa de vídeo?

 

Sua fonte está ligada direto na tomada?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@KairanD  primeiramente obrigado pela dica de tensão via software, ficarei mais atento quanto a isso, e segundo, enquanto monitorava a temperatura do CPU quando superaquecia ela batia uns 100+ graus antes de desligar ja a VGA ficava normal na casa dos 75 graus

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@ciel001 Seu cooler está, muito provavelmente, mal encaixado. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@KairanD parceiro, quando você diz "mal encaixado" quer dizer que o local onde posicionei ele (que é na parte de traz do gabinete) ta ruim ou a fixação dele no CPU que está ruim, frouxo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

como eu disse amigo, um dos motivos que suspeito que seja a fonte o problema é que vota e meia, alguns dos coolers do gabinete que ficam ligados direto no cabo de periféricos da fonte, eles desarmam, sendo necessário eu desligar o PC e religar novamente para que os coolers funcionem, e verifiquei o WC e esta bem encaixado, normal. Será que existe algum aparelho para testar a qualidade da fonte?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá, recentemente eu realizei um teste de BenchMark no PC e notei algumas coisas estranhas referente a tensão... seguem o anexo do teste que realizei, no cabeçalho tem o nome do programa usado...

PC Benchmark.txt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!