Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como dar boot num Asus x512?


Diego Boscolo
Ir à solução Resolvido por Diego Boscolo,

Posts recomendados

Boa tarde. Comprei um Asus X512 e gostaria de colocar uma SSD nele (no caso, eu vou trocar a HD principal pela SSD).

Só que não consigo dar boot na BIOS. O USB com o Windows 10 não aparece no Boot Option. Eu já desativei o "Secure Boot" e o "Fast Boot" e mesmo assim ainda não reconhece o Pendrive. Li em por ai que algumas pessoas enfrentam esse mesmo problema, mas não consigo achar solução em nenhum lugar. Alguém poderia me ajudar, por favor? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Boscolo Você tem que configurar a BIOS para usar o modo legacy. Algumas apresentam essa opção, outras apresentam o CSM (compatibility support module). Em alguns casos essas opções só aparecem quando você muda uma outra. Se tirar fotos da sua BIOS poderemos te ajudar melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Diego Boscolo Tudo bem?

 

Qual ferramenta você utilizou para cria o disco de boot?

 

3 minutos atrás, WOZ Dods disse:

configurar a BIOS para usar o modo legacy.

Se o sistema estiver configurado para boot UEFI, somente discos configurados em GPT serão reconhecidos. 

 

Até!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Diego Boscolo Você tem que configurar a BIOS para usar o modo legacy. Algumas apresentam essa opção, outras apresentam o CSM (compatibility support module). Em alguns casos essas opções só aparecem quando você muda uma outra. Se tirar fotos da sua BIOS poderemos te ajudar melhor.

Não aparece essas opções pra mim. Eu vi que precisava dar Enable no "Launch CSM", mas não tem essa opção na minha BIOS.

asus.jpg

asus1.jpg

asus2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GusGraf Eu não sabia dessa possibilidade. Eu fiz um pendrive com o Rufus, com as instruções padrão. 

Eu formatei meu Desktop com esse pendrive não faz nem 1 mês, funcionou normal. Pode ser que por Notebook não funcione por causa de alguma configuração errada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando aqui agora, tive que instalar SSD em um notebook mês passado que toda vez que eu desligava o "secure boot" ele religava sozinho quando eu reiniciava, e é necessário salvar e reiniciar para conseguir ver os dispositivos de boot. Para desativar corretamente, era necessário desligar outra opção antes, mas não me lembro qual era ela.

adicionado 2 minutos depois
4 minutos atrás, Diego Boscolo disse:

@GusGraf Eu não sabia dessa possibilidade. Eu fiz um pendrive com o Rufus, com as instruções padrão. 

Eu formatei meu Desktop com esse pendrive não faz nem 1 mês, funcionou normal. Pode ser que por Notebook não funcione por causa de alguma configuração errada?

Use a ferramenta da microsoft: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

 

Não me lembro se o disco que ela cria é necessariamente GPT, mas se não for, basta mudar o tipo de partição usando o gerenciador de discos e o comando diskpart. Sabe usar?

 
 

Convert an MBR disk into a GPT disk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Lembrando aqui agora, tive que instalar SSD em um notebook mês passado que toda vez que eu desligava o "secure boot" ele religava sozinho quando eu reiniciava, e é necessário salvar e reiniciar para conseguir ver os dispositivos de boot. Para desativar corretamente, era necessário desligar outra opção antes, mas não me lembro qual era ela.

adicionado 2 minutos depois

Use a ferramenta da microsoft: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

 

Não me lembro se o disco que ela cria é necessariamente GPT, mas se não for, basta mudar o tipo de partição usando o gerenciador de discos e o comando diskpart. Sabe usar?

 
 

Convert an MBR disk into a GPT disk

Vou tentar. Mas vou precisar comprar um pendrive antes aqui, to sem. Tentarei fazer isso e volto a mandar mensagem aqui quando fizer o teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
Em 12/02/2020 às 14:20, GusGraf disse:

@Diego Boscolo No Rufus o disco deve ser criado com as Opções "GPT" e "UEFI (não CSM)"

 

image.png

 

 

Perfeito meu amigo! 
Ralando aqui umas 6 horas tentando dar boot pelo pendrive nessa mesma versão de BIOS que o amigo estava com dificuldade... (PC ASUS Vivobook X512F) nada me ajudava até eu ler essa sua dica de formatar o pendrive em GPT - UEFI 
Reconheceu o pendrive e agora irei formatar o note que peguei para tal.
Obs: Na BIOS não consta o CSM e estava procurando como fazer para habilitar essa função, mas não é necessário tê-la, só formatar o pendrive mesmo como você indicou e funcionou 100%

Showwww!!! Parabéns!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Dentro do windows 10, em configurações na opção de recuperação e segurança e depois na opção de recuperação, você pode selecionar a opção de inicialização avançada. Quando carregar a tela de manutenção do windows você pode ir em avançado e selecionar a opção de carregar a BIOS (UEFI) para mudar as configurações lá. Se fizer isso ainda terá o problema do windows instalar a partição de boot no HD antigo, o que é péssimo, então recomendo que faça o mais fácil e mais correto que é desconectar o HD antigo antes de instalar o windows (sim, removê-lo do PC). Assim você terá acesso à BIOS pelo botão F2 (ou ESC, ou ENTER, dependendo do modelo de note) e com isso fará sua instalação sem maiores problemas. Bem da verdade, sem o HD antigo bastará ligar com o pendrive de instalação do windows para ele carregar a instalação sem qualquer dificuldade adicional, inclusive facilitando o uso da sua chave de ativação OEM pelo Secure Boot.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...