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iancs

Arquivos igfxmmodule e possibilidade de rootkit no meu PC

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Olá.

Primeiramente, se falar alguma besteira, me perdoem. Não sei bem se usei os termos certos e não tenho muito conhecimento na área.

Ao ligar o computador, o Bitdefender começou a enviar vários alertas de ameaças online que foram bloqueadas. Eram várias páginas diferentes mas todas eram rebrand.ly/ e o que mudava era o que vinha depois da barra. Quem estava abrindo isso eram programas com nomes parecidos, tipo igfxpmmodulefileverifier.exe. Haviam outros como audiohandler, filechecker, videohandler, weboptimizer, webstrapper, webscrapper e webhelper. Todos começando com igfxpmmodule. Tinha um arquivo em inicializar que era tipo igfxpmmodule.bat. Eu transformei em txt e vi que ele mandava executar um dos arquivos .exe com nome parecido. Eu li que geralmente esse igfx tem a ver com placas de vídeo da Intel e que alguns malwares usam esse nome pra passar despercebido. Eu vi que estava em appdata e que o arquivo verdadeiro da Intel não fica ali (fora que meu computador não tem placa de vídeo Intel e nem o processo do painel de controle das placas Intel – igfxtray). Daí apaguei tudo que parecia suspeito. Quando reiniciei o computador não voltou a aparecer os avisos do Bitdefender. 
Comecei a me perguntar como aquilo apareceu ali e resolvi olhar os logs do que eu acho que eram os malwares. No log mencionava uns arquivos de sistema. Fiquei preocupado. Como não sei da onde surgiu o malware, fiquei com medo de ser rootkit. Um outro PC já tinha pego rootkit e foi um inferno resolver. Desta vez o PC não está agindo como o que tinha rootkit. O antivírus abre normal, não estou sendo impedido de fazer nada, mas ainda estou preocupado. Fui ler a respeito e vi um programa chamado gmer (acho que do avast), segui os passos pra usar o gmer e deu uma tela azul falando que o Windows tinha que ser reiniciado. Toda vez que que rodava o gmer, acontecia isso por causa de um processo chamado pgtoypog.sys. Fui ver e era um driver do gmer. Indo direto ao ponto, acho que removi o malware disfarçado de módulo da Intel, mas não sei o que instalou esse módulo e nem se tem outro malware ou rootkit junto. Rodei o scan do Bitdefender e não achou mais nada.

Pode ser que tenha sido causado por um programa chamado PDFSam. Baixei a versão básica. Pelo que pesquisei costuma ter adware nele.

Se precisar (e puder), posso mandar o log que o malware criou.
Valeu.

ZA-Scan.txt

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@iancs

 

Por favor, atente para o seguinte:

  • Sobre o Fórum: Este é um espaço privado, não público. Seu uso é um privilégio, não um direito;
  • O que será passado aqui, somente será com relação ao problema do seu computador portanto, não faça mais em nenhum outro;
  • IMPORTANTE: Caso tenha programas de ativação do windows ou de compartilhamento de torrent, sugiro desinstalar. Só irei dar procedimento na analise após a remoção. Regras do forum;
  • Siga, por favor, atentamente as instruções passadas e em caso de dúvidas não hesite em perguntá-las;
  • Respeite a ordem das instruções passadas;
  • Observação: Não tome outra medida além das passadas aqui; atente para que, caso peça ajuda em outro fórum, não deixe de nos informar, sob risco de desconfigurar seu computador!

Você pode seguir os passos do link abaixo

https://forums.malwarebytes.com/topic/214325-chrome-secure-preferences-detection-always-comes-back/

OU seguir os passos abaixo:

ETAPA 1

Copie o comando abaixo:

chrome://settings/syncSetup

Cole na barra de URL do navegador e pressione <ENTER>

Na pagina que se abriu, clique em Desativar

Qp8vLPC.png

Quando solicitado, clique em Limpar e Continuar

L6uIGMW.png

Clique no link https://chrome.google.com/sync

Após isso, clique em REDEFINIR SINCRONIZAÇÃO

ORzpFxo.png

Aguarde o processo terminar e feche o Google Chrome.

Execute o Malwarebytes

  • Na aba Análise > Analise Personalizada marque a opção Procurar rootkits e as entradas referente a instalação do sistema operacional. Normalmente é o drive C:;
  • Clique em Analisar Agora. Aguarde, pois o scan pode demorar;
  • Ao acabar o scan, se houver itens encontrados, certifique-se que estejam todas marcados e clique no botão Remover Selecionadas ou Colocar em Quarentena;
  • Ao final da desinfecção, poderá aparecer um aviso se quer reiniciar o PC. (Ver Nota abaixo);
  • Caso o mbam não seja executado automaticamente após a reinicialização, execute manualmente;
  • O log é automaticamente salvo pelo MBAM e para vê-lo, clique na aba Relatórios na janela principal do programa;
  • Clique duas vezes no log (Registro de verificação). Clique no botão Exportar e utilize o formato .txt para exportar o log. Salve na Área de Trabalho.


ATENÇÃO: Abra o arquivo, selecione tudo, copie e cole o conteúdo deste log em sua próxima resposta.

NOTA: Se o MBAM encontrar arquivos que não consiga remover, poderá ter de reiniciar o PC (talvez mais de uma vez). Faça isso imediatamente, ao ser perguntado se quer reiniciar o PC.

ETAPA 2

Faça o download do AdwCleaner de um dos links abaixo e salve no desktop.
https://toolslib.net/downloads/viewdownload/1-adwcleaner/
http://www.bleepingcomputer.com/download/adwcleaner/

Clique em DOWNLOAD NOW para baixar o arquivo.

Execute o adwcleaner.exe

OBS: Usuários do Windows Vista, 7, 8/8.1 e windows 10 clique com o direito sobre o arquivo AdwCleaner.exe, depois clique em VRIfczU.png

Clique em VERIFICAR. Após o termino clique em LIMPAR e aguarde.

Será aberto o bloco de notas com o resultado.

ATENÇÃO: Selecione, copie e cole o seu conteúdo na próxima resposta.


ETAPA 3


Desative temporariamente seu antivirus, antispywares e firewall, para não causar conflitos.


Faça o download do ZHPCleaner no link abaixo e salve em sua Área de trabalho (Desktop)

https://www.majorgeeks.com/files/details/zhpcleaner.html


Execute o arquivo ZHPCleaner.exe Como Administrador

  • Clique no botão Scanner.
  • A ferramenta começara o exame do seu sistema.
  • Tenha paciência pois pode demorar um pouco dependendo da quantidades de itens a examinar.
  • Em seguida clique no botão Reparar.
  • Será gerado um log chamado ZHPCleaner.txt
  • Selecione, copie e cole o conteúdo deste log em sua sua próxima resposta.

ETAPA 4

Habilite novamente a sincronização do Google Chrome

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Estou meio sem tempo esses dias. Quando puder, vou realizar as etapas.

Muito Obrigado!

EDIT: Deixei fazendo o scan do MalwareBytes de madrugada e arrumei um tempinho para fazer o resto.

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Log do Malware Bytes:

 

Malwarebytes
www.malwarebytes.com

-Detalhes do Relatório-
Data da análise: 19/02/2020
Hora da análise: 05:18
Arquivo de relatório: 70b42270-52f0-11ea-880e-fcaa149f8d8f.json

-Informações do Software-
Versão: 4.0.4.49
Versão de componentes: 1.0.823
Versão do pacote de definições: 1.0.19438
Licença: Gratuita

-Informações do Sistema-
Sistema operacional: Windows 10 (Build 18362.657)
CPU: x64
Sistema de arquivos: NTFS
Usuário: IAN-DESKTOP\Ian

-Resumo da Análise-
Tipo de análise: Análise Customizada
Análise Iniciada Por: Manual
Resultado: Concluída
Objetos verificados: 620880
Ameaças detectadas: 0
Ameaças em quarentena: 0
Tempo decorrido: 5 hr, 58 min, 48 seg

-Opções da Análise-
Memória: Habilitado
Inicialização: Habilitado
Sistema de arquivos: Habilitado
Arquivos compactados: Habilitado
Rootkits: Habilitado
Heurística: Habilitado
Programa Potencialmente Indesejado: Detetar
PUM: Detetar

-Detalhes da Análise-
Processo: 0
(Nenhum item malicioso detectado)

Módulo: 0
(Nenhum item malicioso detectado)

Chave de registro: 0
(Nenhum item malicioso detectado)

Valor de registro: 0
(Nenhum item malicioso detectado)

Dados de registro: 0
(Nenhum item malicioso detectado)

Fluxo de dados: 0
(Nenhum item malicioso detectado)

Pasta: 0
(Nenhum item malicioso detectado)

Arquivo: 0
(Nenhum item malicioso detectado)

Setor físico: 0
(Nenhum item malicioso detectado)

Instrumentação do Windows (WMI): 0
(Nenhum item malicioso detectado)


(end)

 

Log do adwcleaner:

 

# -------------------------------
# Malwarebytes AdwCleaner 8.0.2.0
# -------------------------------
# Build:    01-27-2020
# Database: 2020-02-17.1 (Cloud)
# Support: https://www.malwarebytes.com/support
#
# -------------------------------
# Mode: Scan
# -------------------------------
# Start:    02-19-2020
# Duration: 00:00:38
# OS:       Windows 10 Home Single Language
# Scanned:  34851
# Detected: 0


***** [ Services ] *****

No malicious services found.

***** [ Folders ] *****

No malicious folders found.

***** [ Files ] *****

No malicious files found.

***** [ DLL ] *****

No malicious DLLs found.

***** [ WMI ] *****

No malicious WMI found.

***** [ Shortcuts ] *****

No malicious shortcuts found.

***** [ Tasks ] *****

No malicious tasks found.

***** [ Registry ] *****

No malicious registry entries found.

***** [ Chromium (and derivatives) ] *****

No malicious Chromium entries found.

***** [ Chromium URLs ] *****

No malicious Chromium URLs found.

***** [ Firefox (and derivatives) ] *****

No malicious Firefox entries found.

***** [ Firefox URLs ] *****

No malicious Firefox URLs found.

***** [ Hosts File Entries ] *****

No malicious hosts file entries found.

***** [ Preinstalled Software ] *****

No Preinstalled Software found.

########## EOF - C:\AdwCleaner\Logs\AdwCleaner[S00].txt ##########
 

Log do ZHPCleaner:

 

~ ZHPCleaner v2020.2.14.178 by Nicolas Coolman (2020/02/14)
~ Run by Ian (Administrator)  (19/02/2020 12:56:33)
~ Web: https://www.nicolascoolman.com
~ Blog: https://nicolascoolman.eu/
~ Facebook : https://www.facebook.com/nicolascoolman1
~ State version : Version OK
~ Type : Scan
~ Report : C:\Users\Ian\Desktop\ZHPCleaner (S).txt
~ Quarantine : C:\Users\Ian\AppData\Roaming\ZHP\ZHPCleaner_Reg.txt
~ System Restore Point : 
~ UAC : Activate
~ Boot Mode : Normal (Normal boot)
Windows 10 Home Single Language, 64-bit  (Build 18362)


---\\  Alternate Data Stream (ADS). (0)
~ No malicious or unnecessary items found.


---\\  Services (0)
~ No malicious or unnecessary items found.


---\\  Browser internet (0)
~ No malicious or unnecessary items found.


---\\  Hosts file (0)
~ No malicious or unnecessary items found.


---\\  Scheduled automatic tasks. (0)
~ No malicious or unnecessary items found.


---\\  Explorer ( File, Folder) (0)
~ No malicious or unnecessary items found.


---\\  Registry ( Key, Value, Data) (0)
~ No malicious or unnecessary items found.


---\\ Result of repair
~ Any repair made
~ Google Chrome OK
~ Mozilla Firefox OK
~ Internet Explorer OK


---\\ Statistics
~ Items scanned : 101635
~ Items found : 0
~ Items cancelled : 0
~ Space saving (bytes) : 0
~ Items options : 9/16


---\\ OPTIONS NOT ACTIVES
~ Temporary file analysis
~ Temporary folder analysis
~ Empty Folder CLSID Analysis
~ Empty Other Folder Analysis
~ Empty LocalLow Folder Analysis
~ Empty Local Folder Analysis
~ Obsolete Installer File Analysis

~ End of search in 00h09mn38s

---\\  Reports (0)
ZHPCleaner--19022020-13_06_11.txt
 

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@iancs

 

Faça o download do RogueKiller by Tigzy, e salve na sua área de trabalho (Desktop).
roguekiller.exe (x64) << link

  • Feche todos os programas
  • Execute o RogueKiller.exe.
    ** Usuários do Windows Vista, Windows 7, 8, 8.1 e Windows 10:
    Clique com o direito sobre o arquivo rogueKiller.exe, depois clique em VRIfczU.png.
  • Clique em SCAN
  • Clique no primeiro START "Standard Scan (recommended)" e aguarde o scan...
  • Clique no botão RESULTS
  • Clique na opção REPORT e em EXPORT e selecione a opção Text file...
  • Salve o arquivo na area de trabalho com o nome roguekiller_report


Atente para abrir o arquivo, copiar e colar todo o conteúdo na sua próxima resposta

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3 horas atrás, Elias Pereira disse:

@iancs

 

Faça o download do RogueKiller by Tigzy, e salve na sua área de trabalho (Desktop).
roguekiller.exe (x64) << link

  • Feche todos os programas
  • Execute o RogueKiller.exe.
    ** Usuários do Windows Vista, Windows 7, 8, 8.1 e Windows 10:
    Clique com o direito sobre o arquivo rogueKiller.exe, depois clique em VRIfczU.png.
  • Clique em SCAN
  • Clique no primeiro START "Standard Scan (recommended)" e aguarde o scan...
  • Clique no botão RESULTS
  • Clique na opção REPORT e em EXPORT e selecione a opção Text file...
  • Salve o arquivo na area de trabalho com o nome roguekiller_report

 


Atente para abrir o arquivo, copiar e colar todo o conteúdo na sua próxima resposta

Ao realizar o scan, o computador trava, o mouse não se mexe e depois de um tempo a máquina reinicia. Seria porque o antivirus está ativo? Isso acontece quando já está quase no fim.

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Depois de tentar várias vezes, consegui fazer o scan completo.

Segue o Log:

RogueKiller Anti-Malware V14.1.1.0 (x64) [Jan 28 2020] (Free) by Adlice Software
mail : https://adlice.com/contact/
Website : https://adlice.com/download/roguekiller/
Operating System : Windows 10 (10.0.18362) 64 bits
Started in : Normal mode
User : Ian [Administrator]
Started from : C:\Users\Ian\Desktop\RogueKiller_portable64.exe
Signatures : 20200220_132848, Driver : Loaded
Mode : Standard Scan, Scan -- Date : 2020/02/21 17:17:13 (Duration : 00:10:22)

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤ Processes ¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤ Process Modules ¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤ Services ¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤ Tasks ¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤ Registry ¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤ WMI ¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤ Hosts File ¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤ Files ¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤ Web browsers ¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤
 

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@iancs

 

  1. Clique no menu Iniciar, e após isso clique com o botão direito do mouse sob Este computador e selecione a opção Propriedades. .

  2. Em Propriedades, selecione a opção Configurações avançadas do sistema.

  3. Vá na aba Proteção do Sistema, e em Restauração do Sistema, vá na opção Criar.

    fce2f587-5556-456b-93d4-00966ae7f59d

  4. Depois basta seguir as instruções em tela, para criar seu ponto de restauração.

    OBS: Lembre-se de colocar um nome de fácil entendimento para uma posterior restauração a partir deste ponto.

Pressione as teclas Windows conheca-atalhos-de-teclado-para-dominar- + R e digite: msconfig
 
- Clique na guia Serviços, marque a opção Ocultar todos os serviços Microsoft e depois clique em Desativar tudo
- Clique na guia Inicialização de Programas e clique em Abrir Gerenciador de Tarefas
- Clique com o botão direito em cada entrada da inicialização e clique em Desabilitar/Desativar.

Volte para a tela de Configurações do Sistema e clique em Aplicar e depois em OK.
 
Siga as mensagens ate que seja solicitado a reiniciar.

Após isso me informe se os problemas em relação a malwares ainda persistem.

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Desculpe pela demora.

Parece que está tudo em ordem.

Obrigado.

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@iancs

 

Em relação a malwares, não temos mais problemas.

MANTENHA O SO ATUALIZADO:
Mantenha como "automatica" as atualizações do windows. Novas brechas de segurança são descobertas com freqüência. Muitos malwares exploram essas brechas, infectando sistemas sem depender de nenhuma ação do usuário. A Microsoft corrige essas brechas através das atualizações. Por isso é fundamental manter o seu sistema atualizado.

Se não tiver mais problema em relação a malwares, clique em Denunciar Post localizado no topo da pagina e

Em relação a malwares, não temos mais problemas.

MANTENHA O SO ATUALIZADO:
Mantenha como "automatica" as atualizações do windows. Novas brechas de segurança são descobertas com freqüência. Muitos malwares exploram essas brechas, infectando sistemas sem depender de nenhuma ação do usuário. A Microsoft corrige essas brechas através das atualizações. Por isso é fundamental manter o seu sistema atualizado.

Se não tiver mais problema em relação a malwares, clique em Denunciar Post localizado no topo da pagina e diga que seu topico está RESOLVIDO. Se você tiver alguma dúvida relacionada a informática e tecnologia, sinta-se à vontade para postar em qualquer área do CdH.

diga que seu topico está RESOLVIDO. Se você tiver alguma dúvida relacionada a informática e tecnologia, sinta-se à vontade para postar em qualquer área do CdH.

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Problema resolvido!

 

Caso o autor necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com um Analista de Segurança ou Coordenador solicitando o desbloqueio.

 

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