Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Positivo Q432A - A Saga em busca de outro sistema operacional


Lorena Pacheco

Posts recomendados

Estou com um caso onde gostaria de instalar outro sistema operacional para um notebook Positivo duo modelo Q432a duo. Venho percebido a necessidade de troca do sistema operacional que veio de fábrica, o windows 10 por conta que esse modelo tem pouquíssimo espaço de HD (pro ces terem uma ideia, não tem a peça de HD por dentro, nunca havia visto nada igual) e o windows é pesadíssimo e requer constantes atualizações.

 

Pesquisei em fóruns para buscar experiencias parecidas com a minha, de instalar alguma versão do linux nessa maquina, mas o que me deparei foi muito desanimador. Na minha primeira tentativa de apenas dar start na versão mais recente do Ubuntu nenhum driver foi reconhecido além do bluetooth e touch da tela e touchpad. A tela, entretanto, ficava desligando a cada 15 segundos e a orientação aparecia invertida. A orientação consegui resolver ao trancar em um único modo, mas a tela seguia apagando. Por conta desse erro, desisti prosseguir instalação. 

 

Durante minha pesquisa, encontrei recomendações sobre o Lubuntu, mas com um erro em comum com dezenas de experiencias: o som não funciona. Tem um maluco do youtube que disponibilizou um script pra resolver e fazer o som ser reconhecido, mas só funcionada em fones de ouvido. Também não prossegui com a instalação por não ter encontrado nenhum caso de sucesso nesse erro, e ficar sem som nos alto-falantes não é uma opção. 

 

Por ultimo, vi algumas recomendações do Fedora 30 para esse modelo, mas nenhum outro detalhe sobre a compatibilidade dos drivers, em especial esse de som que parece ser especialmente problemático. 

 

A positivo apenas disponibiliza drivers para esse modelo para versões do win 10.

 

Alguém tem mais informaçoes sobre o que poderia ser feito nesse caso?? Ou então mais alguem que tenha passado por experiencias parecidas ou se o Fedora 30 realmente funciona de boa pra esse modelo?? 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...