Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
alexandre.mbm

Outro Páreo para AVR8 / ATtiny

Posts recomendados

Em custos totais e curva de aprendizado. Existe?

Até onde eu sei, PIC precisa ser baixo nível e requer kit de desenvolvedor (programador) que é mais "caro".

Parece que os Renesas, idem.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Claro... a família ST32xxx... ou se preferir ST8xxx. O programador STLINK é bem barato. O aprendizado é só um pouco mais lento que os AVR's mas o resultado final penso valer a pena

E tem até esta ferramentinha bem fofa...

https://www.st.com/en/development-tools/stm8cubemx.html

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
44 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

[...] ST8xxx. O programador STLINK é bem barato. O aprendizado é só um pouco mais lento que os AVR's

Eu estava afastado do fórum e não conhecia os STM8 nem o STLINK.

Apenas tinha visto os STM32 que dispensam programador (e estava esquecido deles, os quais realmente já são bem baratos).

Estou impressionado!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Deixo uma informação detalhe para os mais distraídos:

- O programador STLINK clone é até umas quatro vezes mais barato

- Não existe compilador C++ gratuito para os STM8S, então a biblioteca core SDUINO não pode ser 100% arduino-like

Compartilhar este post

Link para o post
14 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Não existe compilador C++ gratuito para os STM8S, então a biblioteca core SDUINO não pode ser 100% arduino-like

Se desejar ter a performance de um Cosmic, IAR e outros sem gastar vai ter que conviver com limites de programação. Se quiser programar sem limites e sem gastar a IDE Arduino trabalha bem como Sduino. Caso a performance seja imperativa e o programa grande vai ter que cair no assembler e a IDE do arduino faz bem a função. Para acompanhamento do projeto (debug e afins)

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Estou entendendo que são toolchains comerciais:

IAR (Eclipse IDE)

Cosmic

Os códigos para uma e outra são diferentes? Não seria o mesmo C?

Compartilhar este post

Link para o post

A linguagem C é a mesma para todos, muda só a cara mas a forma de trabalhar não. Fora isso esses mais caros apresentam algumas ferramentas não disponíveis nos gratuitos (Arduino, Matlab, etc) sendo que alguns deles sequer são vendidos, a licença dura apenas 1 ano, é aluguel.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

O IAR é o bixão mano. Tem seu próprio IDE (não eclipse). Cosmic não testei. Um intermediário é o mikroc gratuito até 2K e a exemplo dos arduínos tem lib pronta pra bem coisa. Sim o núcleo da coisa é c ou c++ mas a forma de acessar/programar os periféricos é diferente, apesar de todos respeitarem as nomenclaturas do d.s.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu quis dizer que o IDE do IAR é derivado do projeto Eclipse. Não é?

mikroC for PIC.

Gratuito até 2K de que?

Olhando a interface dele, vejo que parece outro filho do Eclipse.

O que é "d.s."?

Compartilhar este post

Link para o post

Até onde sei Eclipse é um projeto open source e considerando que o IAR é pago, então penso não haver conexão direta, apenas as tradicionais semelhanças entre IDE's de mesmo propósito.

De código binário gerado. Por gentileza, confirme no site deles

"ditto"

D.s. é uma zipada "nossa" pra datasheet. E datasheet é algo como "folha de dados". f.d. se preferir 😜

Compartilhar este post

Link para o post

@alexandre.mbm ,

Da mesma forma que o Basic e o Pascal, o C também tem seus “dialetos” , temos de conviver com isso.

Até no Assembler temos “dialetos” , ou seja, dependemos do compilador, e os programas não são intercambiáveis.

Escolha um e seja feliz sabendo de suas limitações e invente jeitos de contornar elas quando necessário.

Paulo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Até onde sei, c é universal e não houve nenhum upgrade expressivo desde que tive contato com o Kernighan e Ritchie😁. O 'dialeto' fica apenas por conta das nomenclaturas dos registradores p.ex.

TRISA=0b00000000;//pra pic

DDRA=0b11111111;//pra avr

E sim um pouco dependente do compilador mas ele sempre respeita os nomes do d.s. e claro ndv com a linguagem

//stm32f103... mais complexo. Pra programar 1 pino como entrada ...aff...

GPIOB_CRLbits.MODE0=0b00;//pino PB0 = entrada
GPIOB_CRLbits.CNF0=0b10;//pino PB0 como entrada com pullup
GPIOB_ODRbits.ODR0=0b01; //pullup ligado

As demais linguagens não comento.Já assembly este sim, é totalmente dialético e nem mesmo primos com pic16 e 18 se entendem. A propósito, tem algo em comum sim e única coisa semi útil pra p.ex. microajustes de tempo

asm("NOP"); // assembly?,... Nem Ouso Programar🤪

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

ebook grátis "Aprenda a ler resistores e capacitores", de Gabriel Torres

GRÁTIS! BAIXE AGORA MESMO!