Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
paulo.plima

Como ligar um motor de 220V 1/2 CV numa bateria

Posts recomendados

Ola pessoal,
Eu tenho lido os tópicos e confesso que leio "chines" nos comentarios de vcs. Minha area é de Sistemas Operacionais.
O meu problema é saber se é possivel ligar um motor de 220V - 1/2 CV numa bateria. E qual bateria(s) ?
Infelizmente o fabricante não informa muita coisa além disso.
Ou seja, eu estou querendo ajudar um amigo a colocar uma moenda de caldo de cana eletrica em bateria(s). Talvez por 6 ou 8 horas.
E vi que é difícil essa conversão/solução.
Mas se alguem puder ajudar eu agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos fazer contas: 1/2CV = 375W de potência no eixo do motor. Como nada é perfeito o motor consome 500W da rede elétrica. Diga ao seu amigo para comprar motor com carcaça de ferro fundido aletado. Carcaça de alumínio, chapa de aço e outras formas vão consumir muito mais energia para a mesma potência. Pelo fato de ser inversor para motor terá que ser de onda senoidal modificada.

Sobre as baterias não creio que a bateria automotiva seja a melhor, se descarregar muito ela estraga fácil, a estacionária é a mais apropriada para grandes descargas.

Quantas horas duraria uma bateria de 100Ah? Se estacionária uma bateria dessas acumula 100Ah x 12V = 1200Wh. Como só se consegue extrair 80% da bateria estacionária sem estragar,. 1200Wh x 80% = 960Wh. Como o motor consome 500Wh teremos então 1:55h para cada 100Ah de bateria. Para uma demanda de 6 a 8h isso dá de 3 ou 4 baterias de 100Ah.

O ponto vai ter que ser muito bom para que o motor trabalhe tanto assim, pode começar com 200Ah e colocar mais baterias a medida que o negócio crescer.

Bons negócios.

adicionado 26 minutos depois

Vamos falar um pouco sobre motor.

O bom do motor AC é que é mais barato, manutenção fácil e acha em qualquer lugar. O ruim é que consome muita energia quando está sem carga, cerca de 50% do consumo com carga total. Bateria não é coisa barata, vai gastar aproximadamente $400 para cada 100Ah. O motor DC é muito mais econômico que o AC, consome pouco quando está sem carga ao contrário do AC. O ruim é o preço, a dificuldade de manutenção e substituição. São coisas a se pensar.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

6 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

São coisas a se pensar.

6 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

fazer contas:

... ou seja, mais vale investir numa moenda a motor de combustão

Ah sim e esqueci de comentar que com o inversor haverá dificuldade na partida do motor devido ao altíssimo pico de corrente...

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Gente... Vcs são Gênios...

valeu pela dica...  muito GRATO a todos !

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

acho que vale o comentário.

é importante identificar se o motor é monofásico ou trifásico. isso influenciará diretamente na escolha do inversor de tensão.

e falando em inversor de tensão, acho que há no mercado alguma tecnologia especifica para fins similares que alimenta o barramento CC de um conversor de frequência diretamente da bateria.

Isso também me lembra que talvez um motor DC BL (brushless ou sem escova) possa ser interessante para a aplicação... (motor de patinete elétrico é um exemplo) mas teria que ver algo que tenha potencia suficiente para tocar a moenda.

Compartilhar este post

Link para o post
26 minutos atrás, Eder Neumann disse:

mas teria que ver algo que tenha potencia suficiente para tocar a moenda.

1/2CV de potência em baixa rotação dá um torque danado. Motor AC 4 polos dá 17250rpm, se for DC 3000rpm. Vai cair em redutora. A de polia é a mais simples, qualquer pessoa consegue trocar a correia e é fácil de ser encontrada. A de engrenagens é mais compacta mas cai em outro problema: a de rosca sem fim na relação 25:1 ou 12:1 tem elevadas perdas (+- 40%). A de engrenagens planetária tem elevado custo (3X) e poucas perdas (<10%). Um leigo não consegue fazer manutenção disso (risco de grandes paradas, faturamento parado  por manutenção). A de polias pela facilidade é a mais segura ao bolso e tem baixas perdas. O motor DC é o que menos consome energia nessa aplicação.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

ebook grátis "Aprenda a ler resistores e capacitores", de Gabriel Torres

GRÁTIS! BAIXE AGORA MESMO!