Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
paulo.plima

Como ligar um motor de 220V 1/2 CV numa bateria

Posts recomendados

Ola pessoal,
Eu tenho lido os tópicos e confesso que leio "chines" nos comentarios de vcs. Minha area é de Sistemas Operacionais.
O meu problema é saber se é possivel ligar um motor de 220V - 1/2 CV numa bateria. E qual bateria(s) ?
Infelizmente o fabricante não informa muita coisa além disso.
Ou seja, eu estou querendo ajudar um amigo a colocar uma moenda de caldo de cana eletrica em bateria(s). Talvez por 6 ou 8 horas.
E vi que é difícil essa conversão/solução.
Mas se alguem puder ajudar eu agradeço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos fazer contas: 1/2CV = 375W de potência no eixo do motor. Como nada é perfeito o motor consome 500W da rede elétrica. Diga ao seu amigo para comprar motor com carcaça de ferro fundido aletado. Carcaça de alumínio, chapa de aço e outras formas vão consumir muito mais energia para a mesma potência. Pelo fato de ser inversor para motor terá que ser de onda senoidal modificada.

Sobre as baterias não creio que a bateria automotiva seja a melhor, se descarregar muito ela estraga fácil, a estacionária é a mais apropriada para grandes descargas.

Quantas horas duraria uma bateria de 100Ah? Se estacionária uma bateria dessas acumula 100Ah x 12V = 1200Wh. Como só se consegue extrair 80% da bateria estacionária sem estragar,. 1200Wh x 80% = 960Wh. Como o motor consome 500Wh teremos então 1:55h para cada 100Ah de bateria. Para uma demanda de 6 a 8h isso dá de 3 ou 4 baterias de 100Ah.

O ponto vai ter que ser muito bom para que o motor trabalhe tanto assim, pode começar com 200Ah e colocar mais baterias a medida que o negócio crescer.

Bons negócios.

 

adicionado 26 minutos depois

Vamos falar um pouco sobre motor.

O bom do motor AC é que é mais barato, manutenção fácil e acha em qualquer lugar. O ruim é que consome muita energia quando está sem carga, cerca de 50% do consumo com carga total. Bateria não é coisa barata, vai gastar aproximadamente $400 para cada 100Ah. O motor DC é muito mais econômico que o AC, consome pouco quando está sem carga ao contrário do AC. O ruim é o preço, a dificuldade de manutenção e substituição. São coisas a se pensar.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

6 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

São coisas a se pensar.

6 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

fazer contas:

... ou seja, mais vale investir numa moenda a motor de combustão

 

Ah sim e esqueci de comentar que com o inversor haverá dificuldade na partida do motor devido ao altíssimo pico de corrente...

 

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gente... Vcs são Gênios...

valeu pela dica...  muito GRATO a todos !

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que vale o comentário.

é importante identificar se o motor é monofásico ou trifásico. isso influenciará diretamente na escolha do inversor de tensão.

e falando em inversor de tensão, acho que há no mercado alguma tecnologia especifica para fins similares que alimenta o barramento CC de um conversor de frequência diretamente da bateria.

Isso também me lembra que talvez um motor DC BL (brushless ou sem escova) possa ser interessante para a aplicação... (motor de patinete elétrico é um exemplo) mas teria que ver algo que tenha potencia suficiente para tocar a moenda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
26 minutos atrás, Eder Neumann disse:

mas teria que ver algo que tenha potencia suficiente para tocar a moenda.

1/2CV de potência em baixa rotação dá um torque danado. Motor AC 4 polos dá 17250rpm, se for DC 3000rpm. Vai cair em redutora. A de polia é a mais simples, qualquer pessoa consegue trocar a correia e é fácil de ser encontrada. A de engrenagens é mais compacta mas cai em outro problema: a de rosca sem fim na relação 25:1 ou 12:1 tem elevadas perdas (+- 40%). A de engrenagens planetária tem elevado custo (3X) e poucas perdas (<10%). Um leigo não consegue fazer manutenção disso (risco de grandes paradas, faturamento parado  por manutenção). A de polias pela facilidade é a mais segura ao bolso e tem baixas perdas. O motor DC é o que menos consome energia nessa aplicação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

ebook grátis "Aprenda a ler resistores e capacitores", de Gabriel Torres

GRÁTIS! BAIXE AGORA MESMO!