Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC Gamer - Placa Video e RAM


AntonioLFF

Posts recomendados

Boa tarde,

 

Após 10 anos com meu PC, vou finalmente montar meu PC gamer.

 

Vamos lá, vejam se meu raciocínio está correto.

 

Primeiro: Vou escolher meu CPU, Placa de Vídeo e RAM.

Segundo: Escolher a MOBO que suporte minhas escolhas.

Terceiro: Escolher a FONTE que se adapte as escolhas.

Quarto: Escolher o GABINETE com a ventilação correta para as escolhas.

Quinto: Escolher meu HD e SSD.

Sexto: Monitor

 

Já possuo meus periféricos:

Teclado HyperX Alloy FPS RGB

Mouse Razer Deathadder Elite

Mousepad HyperX  Fury S XL

 

CPU escolhido: AMD Ryzen 5 3.600

 

Me ajudem nas escolhas abaixo e nas duvidas por gentileza:

 

Placa de Video: Nvidia Geforce

- GTX 1660

- GTX 1660 Super

- RTX 2060

Vou pegar umas dessas, as dúvidas são:

- Existe muita diferença entre elas? Vale a pena gastar a mais para pouca alteração em desempenho?

- Qual fabricante escolher? Vejo muita diferença de preços entre os fabricantes.

 

 

RAM: DDR4 32gb HyperX Fury RGB

As duvidas são:

- Pegar 2x16gb ou 4x8gb?

- MHZ e CL: Qual optar? São muitas opções.

 

 

Após essas escolhas, começarei a pesquisar sobre a MOBO e FONTE.

 

Orçamento: Não se preocupem

Objetivo: Games

 

OBS IMPORTANTE: NÃO FAREI OVERCLOCK EM NADA.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Eu acho que era melhor optar pelo monitor primeiro, só para determinar qual resolução e com qual qualidade visual você quer jogar, fora isso eu consideraria o seu raciocínio até correto. Nessa faixa de preço acredito que seu objetivo seja 1080p 144hz ou 1440p 60hz.

 Entre as placas de vídeo citadas, eu acredito que a melhor escolha seria a 1660 super, mas tem que ficar de olho no preço da rtx 2060, já que recentemente ela sofreu um corte de preço e é interessante ver se isso chega aqui.

 Se vai usar o pc para jogar e somente jogar, 32 gigas de ram é exagero, eu realmente acredito que seria melhor pegar 16 gigas de ram (2x8) e então investir essa diferença de grana em algum outro componente. Sobre a frequência, já que está indo de ryzen, é melhor pegar o mais rápido possível, preferencialmente 3200mhz ou maior. Latência não afeta muito, mas tente pegar o kit com os melhores timings possíveis (para referência um kit bom de 3200mhz teria CL15 ou algo próximo, cl18 já começa a ser meio alto).

 Na questão de placa-mãe uma b450 decente já te atende bem, aí vai de quanto quer gastar nisso, só evite a asus b450 prime.

 Em relação a Fonte, uma de 500w de qualidade decente é bem mais que o suficiente. Nesse fórum é fortemente recomendado a Cx 550w 80 plus bronze como a recomendação padrão.

 Lembrando também que um ssd é vital para uma melhor experiência de uso para o PC, hoje em dia acho legal ter um ssd um pouco maior para poder instalar uns jogos, que normalmente seriam jogados em um HD.

 

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela analise!!

 

50 minutos atrás, Genérico man disse:

 Eu acho que era melhor optar pelo monitor primeiro, só para determinar qual resolução e com qual qualidade visual você quer jogar, fora isso eu consideraria o seu raciocínio até correto. Nessa faixa de preço acredito que seu objetivo seja 1080p 144hz ou 1440p 60hz.

 

Me recomenda algum acima de 27 polegadas?

 

 

50 minutos atrás, Genérico man disse:

 Se vai usar o pc para jogar e somente jogar, 32 gigas de ram é exagero, eu realmente acredito que seria melhor pegar 16 gigas de ram (2x8) e então investir essa diferença de grana em algum outro componente. Sobre a frequência, já que está indo de ryzen, é melhor pegar o mais rápido possível, preferencialmente 3200mhz ou maior. Latência não afeta muito, mas tente pegar o kit com os melhores timings possíveis (para referência um kit bom de 3200mhz teria CL15 ou algo próximo, cl18 já começa a ser meio alto).

 

Pensei nisso, mas não quero fazer upgrades futuros. Vou pesquisar o custo de 16 e 32 e ver se haverá sobra no orçamento.

 

 

52 minutos atrás, Genérico man disse:

 Na questão de placa-mãe uma b450 decente já te atende bem, aí vai de quanto quer gastar nisso, só evite a asus b450 prime.

 

Obrigado pela recomendação, alguma outra para eu pesquisar?

 

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você já escolheu que vai usar Ryzen, primeiro escolha a placa-mãe, para depois escolher a memória RAM. A compatibilidade de modelos de RAM variam muito da placa-mãe escolhida.

Tudo bem que o controlador de memória fica no processador, mas no fim quem tem que transportar os dados entre o barramento de memória e o processador, quem tem que fornecer clocks estáveis e tensões adequadas para as memórias, é a placa-mãe.

E se for usar configurações com 4 módulos de memória use memórias com bons dissipadores de calor, esse tipo de configuração pode gerar muito calor.

Não adianta nada escolher a memória primeiro, pegar a placa-mãe depois, e descobrir que não roda estável ou não liga.

Depois de escolhida a placa-mãe, e um kit de memória compatível com essa placa-mãe, escolhar qual placa de vídeo vai usar, e pegue uma fonte de boa qualidade compatível essa configuração. Não economize pegando fontes baratas, pegue no mínimo uma 80 Plus Bronze (ou melhor). Uma fonte de 500W deve segurar com folga as configurações com uma placa de vídeo atuais, mas verifique antes de comprar.

Não existe uma ordem para se escolher os componentes, tirando o conjunto cpu+mobo+memória, que são meio que inter-dependentes, o resto pode-se escolher e comprar em qualquer ordem, tendo o cuidado de não se criar gargalos.

O Ryzen 3600 tem poder suficiente para empurrar as placas de vídeo atuais, então basta você definir quais jogos vai jogar, e em qual qualidade, para definir o monitor e placa de vídeo.

Eu particularmente não economizaria na fonte e gabinete, pois são componentes que vão acompanhar vários upgrades se bem escolhidos - já tive gabinete que ficou comigo por uns 10 anos, passando por vários upgrades. Mesmo não fazendo overclock, escolha uma placa-mãe intermediária (não vai pegar aquelas começando por A, pois são placas de entrada), pois configurações com um Ryzen série 3000, e com até 4 módulos de memória como você sugeriu, requerem placas mãe um pouco mais robustas, principalmente para jogar por horas (não precisa ser a placa-mãe top também).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...