Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

2x2666Mhz + 2x3200Mhz?? Da quad channel?


Posts recomendados

Boa tarde pessoal, atualmente tenho um Ryzen 3800x + placa-mãe MSI B450M PRO-VDH e 2 x 8 GB de RAM 2666Mhz (Crucial). Comprei 2 pentes de 8Gb da G. Skillz de 3200Mhz. Funciona quad channel os 4 pentes rodando juntos? Se sim, como seria o funcionamento? Funcionariam todos a 2666Mhz? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Franklin Montijo Olá Franklin, boa tarde e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

A respeito de sua dúvida, não, esta plataforma AM4 não oferece suporte à quad Channel, somente dual channel, mesmo que você coloque 4 módulos de memória idênticos eles irão rodar apenas em Dual channel, por exemplo, placas B450 geralmente possuem 4 slots de RAM, digamos que sejam os slots 1 2 3 e 4. Quando vai se utilizar 2 módulos de memória, para se ativar o Dual channel, recomenda-se que use em slots 1 e 3 ou 2 e 4 para que ative o Dual channel, quando é utilizado 4 módulos, é ativado o dual channel, entre o canal 1 e 3, e outro dual channel no canal 2 e 4.

Outra coisa, se você possui 2 pentes 2666MHz e vai por 2 pentes 3200MHz embora seja possível de colocar, por padrão as memórias 3200mhz irão rodar em 2666mhz para rodar em paridade com os outros pentes de memória.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, GabrielLP14 disse:

@Franklin Montijo A sim excelente, se quiser até daria para mexer com os timings para ajustá-los ou deixá-los menor, porém pode chegar a um pouco de ser instável.

Eu não manjo nada disso, toda vez que fui mexer não consegui, deixo o OC no automático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GabrielLP14 disse:

@Franklin Montijo Bom, é bem simples, caso queira posso lhe passar algumas dicas, mas se já está funcionando e não está tendo dor de cabeça... nem precisaria.

Ah, eu gostaria de algumas dicas sim! Creio que no automático fica com tensão exagerada e timings tb

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Franklin Montijo Então, faça o seguinte, pegue um papel e uma caneta, e marque a marca e modelo da sua memória, depois baixo o software typhon Burner, ele identifica a marca e modelos além dos timings e do tipo de chip de memória que sua RAM utiliza. Depois disso tem o DRAM Calculator for Ryzen que ao inserir esses dados ele lhe dá um valor aproximado dos timings que você pode configurar. E então é só ir no BIOS para configurar os timings.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...