Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade no i3 4160 + RX 470 até R$ 2500


Posts recomendados

Olá a todos e todas, atualmente tenho o seguinte PC:

Processador i3 4160

placa-mãe Gigabyte H81m S1

Placa de Vídeo XFX RX 470 RS 4GB

Fonte Corsair CX450

1 SSD de 240Gb e 1 HD de 1 tb

Vi algumas ofertas para upgrade tanto na kabum quanto na terabyte e gostaria de pedir a opinão de vocês:

Na terabyte temos o kit placa-mãe Asus Prime B450M Gaming/BR AMD AM4 + Processador AMD Ryzen 5 3500 3.6GHz + Memória DDR4 16GB 2666MHz por R$ 1469,00

Na kabum temos a placa de vídeo Galax NVIDIA GeForce GTX 1660 1-Click OC, 6GB, GDDR5 por R$ 999,90

Estaria fazendo um bom upgrade? Digo em relação a vida util, pois este pc tem em torno de 5 anos e só tive que trocar a placa-mãe e a fonte porque queimaram.

Minha utilização seria alguns jogos não tão pesados, como Surviving the Aftermath, Jurassic World Evolution, The Witcher 3, Detroit: Become Human e outros.

Agradeço a todos e todas que puderem opinar e me ajudar nesta decisão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Rafael Rovay Boa tarde

Qual seria o seu orçamento total pra gastar na configuração?

Já possui monitor? Qual a resolução e a taxa de atualização (Hz) dele?

Poderá reaproveitar a fonte de alimentação, SSD e HDD da sua configuração atual, provavelmente.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, GenesisG7 disse:

@Rafael Rovay Boa tarde

Qual seria o seu orçamento total pra gastar na configuração?

Já possui monitor? Qual a resolução e a taxa de atualização (Hz) dele?

Poderá reaproveitar a fonte de alimentação, SSD e HDD da sua configuração atual, provavelmente.  

@GenesisG7 boa tarde

Meu orçamento tá bem no limite.

Só pensei em aproveitar a oferta.

Meu monitor é um LG 22MP55HQ com taxa de atualização de 60 Hz se não me engano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GenesisG7 disse:

@Rafael Rovay

Seu orçamento tá bem no limite, mas não citou qual seria ele em reais... Cite-o.

Além disso, irá apenas jogar no PC, ou irá realizar outras tarefas mais exigentes?

@GenesisG7 o orçamento seria estourando esses 2500.

Atualmente só jogo (tarefa mais pesada) e faço tarefas mais simples como YouTube e office. Raramente ou quase nunca tenho que editar algum vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Rafael Rovay

Nesse caso, recomendo uma configuração próxima à essa: 


CPU: R5 1600 (AF). Link dele: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=107545.

 

Placa-mãe: Gigabyte B450M DS3H  // Biostar B450GT3 // Asrock B450M Steel Legend (a melhor entre as 3, porém, mais cara)

 

Memória RAM: https://www.pichau.com.br/memoria-team-group-t-force-vulcan-pichau-8gb-1x8-ddr4-3000mhz-vermelha-tlprd48g3000hc16c01... Caso ultrapasse o seu orçamento, pegue um módulo e depois o outro, quando der. Outra boa opção seria as Crucial Ballistix 8GB 3000MHz. 

 

Placa de vídeo: RX 570 // RX 580 (dependendo do preço).

 

Fonte: Super Flower Bronze King 500W // Corsair CX550 // Pichau Nidus Bronze 500W.

 

SSD: Crucial BX500 240GB

 

Gabinete: Pichau Gadit X // Aerocool Aero 500 // Pichau Kazan

 

Perdoe-me se esqueci de algo...

Procure em lojas como Terabyte, Pichau e Kabum. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GenesisG7 disse:

@Rafael Rovay

Nesse caso, recomendo uma configuração próxima à essa: 


CPU: R5 1600 (AF). Link dele: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=107545.

 

Placa-mãe: Gigabyte B450M DS3H  // Biostar B450GT3 // Asrock B450M Steel Legend (a melhor entre as 3, porém, mais cara)

 

Memória RAM: https://www.pichau.com.br/memoria-team-group-t-force-vulcan-pichau-8gb-1x8-ddr4-3000mhz-vermelha-tlprd48g3000hc16c01... Caso ultrapasse o seu orçamento, pegue um módulo e depois o outro, quando der. Outra boa opção seria as Crucial Ballistix 8GB 3000MHz. 

 

Placa de vídeo: RX 570 // RX 580 (dependendo do preço).

 

Fonte: Super Flower Bronze King 500W // Corsair CX550 // Pichau Nidus Bronze 500W.

 

SSD: Crucial BX500 240GB

 

Gabinete: Pichau Gadit X // Aerocool Aero 500 // Pichau Kazan

 

Perdoe-me se esqueci de algo...

Procure em lojas como Terabyte, Pichau e Kabum. 

@GenesisG7 você acha que a Corsair cx450 que tenho não daria conta?

O gabinete, SSD já possuo.

Com relação ao processador o 3500 não seria melhor que o 1600?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, Rafael Rovay disse:

você acha que a Corsair cx450 que tenho não daria conta?

Desculpe, não lembrava que já possui a fonte, SSD e HDD. Nesse caso, irá servir sim. Pode reutilizá-los.

 

2 minutos atrás, Rafael Rovay disse:

Com relação ao processador o 3500 não seria melhor que o 1600?

Como o seu monitor é apenas de 60Hz, ele só "mostrará" até 60 FPS na tela, e pra essa finalidade, o R5 1600 AF já é bem capaz. Caso compre um monitor 120Hz/144Hz no futuro e for jogar nestas taxas de quadros, aí sim considere a compra de um R5 3600, por exemplo. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, GenesisG7 disse:

Desculpe, não lembrava que já possui a fonte, SSD e HDD. Nesse caso, irá servir sim. Pode reutilizá-los.

 

Como o seu monitor é apenas de 60Hz, ele só "mostrará" até 60 FPS na tela, e pra essa finalidade, o R5 1600 AF já é bem capaz. Caso compre um monitor 120Hz/144Hz no futuro e for jogar nestas taxas de quadros, aí sim considere a compra de um R5 3600, por exemplo. 

@GenesisG7 Entendi, obrigado pela ajuda. No caso vou analisar o monitor e quem sabe trocar no futuro, porém no momento mesmo com esta limitação este pc (que é o ryzen 5 3500) conseguiria rodar de boa e o monitor não irá ter lags ou teria?

Com relação a placa b450m steel até vi um kit upgrade (link: https://www.terabyteshop.com.br/produto/12571/kit-upgrade294-placa-mãe-processador-amd-ryzen-memoria), porém ao ver os reviews desta placa, a mesma tinha problemas no VRM em alguns processadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Rafael Rovay

Essa placa-mãe é ótima e esse kit não está ruim. A questão é que esse processador é de 6 núcleos e 6 threads, diferente do R5 1600 / R5 2600 / R5 3600, que são processadores de 6 núcleos e 12 threads. Como o seu foco será 60 FPS, o R5 1600 AF já te suprirá com extrema facilidade. Se fosse rodar os jogos à uma taxa igual ou maior que 120 FPS, aí sim poderia cogitar escolher o R5 3500 (mesmo com a sua limitação de 6 threads). Se o seu caso fosse este, recomendaria que pegasse um R5 3600. 

 

6 minutos atrás, Rafael Rovay disse:

porém no momento mesmo com esta limitação este pc (que é o ryzen 5 3500) conseguiria rodar de boa e o monitor não irá ter lags ou teria?

A questão é que em alguns jogos, um processador de 6 núcleos e 6 threads já começa a passar sufoco. Disse aquilo pensando à médio e longo prazo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, GenesisG7 disse:

@Rafael Rovay

Essa placa-mãe é ótima e esse kit não está ruim. A questão é que esse processador é de 6 núcleos e 6 threads, diferente do R5 1600 / R5 2600 / R5 3600, que são processadores de 6 núcleos e 12 threads. Como o seu foco será 60 FPS, o R5 1600 AF já te suprirá com extrema facilidade. Se fosse rodar os jogos à uma taxa igual ou maior que 120 FPS, aí sim poderia cogitar escolher o R5 3500 (mesmo com a sua limitação de 6 threads). Se o seu caso fosse este, recomendaria que pegasse um R5 3600. 

 

A questão é que em alguns jogos, um processador de 6 núcleos e 6 threads já começa a passar sufoco. Disse aquilo pensando à médio e longo prazo. 

@GenesisG7 Entendi a minha outra opção seria:

placa-mãe Gigabyte B450M DS3H (que você comentou)

Processador Ryzen 5 2600

Memória Crucial Ballistix Sport LT, 8GB, 3000MHz

Então acredito que a melhor opção seria essa, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 minutos atrás, Rafael Rovay disse:

@GenesisG7 Entendi a minha outra opção seria:

placa-mãe Gigabyte B450M DS3H (que você comentou)

Processador Ryzen 5 2600

Memória Crucial Ballistix Sport LT, 8GB, 3000MHz

Então acredito que a melhor opção seria essa, correto?

Ótimo kit. 

Só que o R5 1600 (versão AF) também é fabricado usando a litografia de 12nm, assim como o R5 2600. Até por isso, os dois tem praticamente o mesmo desempenho, até porque são praticamente o mesmo processador. A diferença é que o R5 1600 AF é vendido consideravelmente mais barato. Mandei o link dele no post ali em cima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GenesisG7

1 minuto atrás, GenesisG7 disse:

Ótimo kit. 

Só que o R5 1600 (versão AF) também é fabricado usando a litografia de 12nm, assim como o R5 2600. Até por isso, os dois tem praticamente o mesmo desempenho, até porque são praticamente o mesmo processador. A diferença é que o R5 1600 AF é vendido consideravelmente mais barato. Mandei o link dele no post ali em cima.

Entendi, é no anuncio ta 14 nm mas o código tem o AF. Obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, GenesisG7 disse:

Acho que eles simplesmente não quiseram trocar, mas se comprá-lo, irá perceber que ele é fabricado em 12nm quando abrir o CPU-Z. 

 

 

@GenesisG7 Uma dúvida sera que este novo aguenta memórias de 3000 MHz, porque os de primeira geração chegavam até 2400 MHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 minutos atrás, Rafael Rovay disse:

@GenesisG7 Uma dúvida sera que este novo aguenta memórias de 3000 MHz, porque os de primeira geração chegavam até 2400 MHz.

Hã? Os de primeira geração alcançavam sim frequências de 3000MHz. Aquele limite que mostra no site do fabricante, apenas explica que acima daquela frequência, é como se as memórias estivessem em overclock, explicando de uma forma bem básica. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...