Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows recomenda resolução inferior a resolução máxima da TV


Moizeba

Posts recomendados

(TENTEI COLOCAR NO FÓRUM DE MONITORES, MAS NÃO PERMITIA)

 

Seguinte pessoal, meu PC tava na manutenção (formatação e instalação do windows 10) e voltou diferente de antes. eu tenho uma rx 550 e uso uma TV LED de 32 Polegadas como monitor. quando eu recebi ele a resolução estava estranha, então decidi colocar na resolução recomendada. o problema é que o Windows recomenda 1280x720, sendo que a TV é Full HD e tem suporte a 1080p.

Quando eu coloco na recomendada, ou fica com bordas dos lados, ou fica com bordas em cima, ou nos 2.

 

Quando eu coloco em 1080p fica tudo normal, mas alguns jogos ficam com o desempenho inferior ao que estava antes de ir pra manutenção.

Se eu colocar a resolução do monitor em 1280x1024, não fica com bordas mas a imagem fica borrada, desfocada, algo assim. alguns jogos nem entram direito, ficam com uma tela preta no menu e só consigo ouvir o som do menu.

Se o monitor está com a resolução em 1080p, os jogos também ficam. se eu tentar mudar nas configurações de vídeo o jogo fica ou com bordas, ou nem mudam.

Eu consigo usar o computador em 1080p tranquilamente, mas o meu desempenho nos jogos diminui MUITO. não creio que seja problema na placa de vídeo pois ela é nova e antes de ir pra manutenção estava normal. talvez a queda de desempenho seja gargalo porque eu tenho um i5 650, mas DS2 SotFS não tinha queda de fps antes da formatação. drivers completamente atualizados (17/01/2020).

Algo que eu acho que pode detalhar é que o uso da GPU (em resolução 1080p, dentro dos jogos) fica oscilando de 0 a 100 mt rápido. espero de coração que não seja problema na placa de vídeo. o problema central é o Windows recomendar a resolução errada. Se alguém conseguir me ajudar agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Moizeba O DDU é o Display Driver Uninstaller.

 

Serve pra remover completamente o driver de vídeo para evitar problemas de bugs e/ou compatibilidade.

 

https://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html

 

Depois é só instalar de novo a versão mais recente e ver se resolve o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Simuroc  Ok, algo estranho aconteceu. eu entrei no windows em modo seguro e desinstalei o driver com o DDU. o pc reiniciou normal e eu fui baixar o driver mais atualizado. durante o download eu fui comer e quando voltei a tv estava sem sinal, mas com o PC ligado. achei q a tela tinha só desligado, mas quando mexi o mouse e teclei, nada acontecia, como eu não estava fazendo nada de importante na hora, desliguei pelo botão. agora que o estranho aconteceu. o PC voltou com a resolução em 1080p e quando olhei no GPU Z a placa de vídeo tá instalada (??????). antes da tela ficar preta repetinamente aparecia adaptador de vídeo básico da microsoft. o que está acontecendo?

Vou tentar instalar o driver. se disser que já está instalado, vou fazer o procedimento com o DDU de novo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Moizeba Depois de desinstalar o driver com o DDU você instalou o mais recente do site da AMD, certo ?

 

Testou com outro cabo HDMI ?

 

Tem como testar com outro monitor ?

 

Checou as configurações da sua televisão ?

 

Tentou instalar com um driver antigão (Antes de Setembro de 2019) ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Moizeba disse:

 

@Simuroc  1 - Sim, o mais atualizado

2 - não tenho outro cabo HDMI aqui em casa, mas posso testar depois.

3 - Infelizmente não.

4 - Sim, mas tenho minhas dúvidas. está em Widescreen 16:9. quando coloco 4:3 fica com bordas dos lados. eu li em algum lugar que se eu desativasse a função overscan poderia ajudar, mas n vi diferença depois de fazer.

5 - Não

eu li em alguns sites uns sintomas que a placa de vídeo dá quando está ruim, mas nenhum deles falava de resolução bugada. todos falavam de Artefatos e quedas bruscas de desempenho. alguns falavam da temperatura. a minha não se encaixa em nenhum desses sintomas eu acho, pois em nenhum jogo mais ou menos o desempenho cai bastante. como eu disse no inicio, se o desempenho cai pode ser por causa do gargalo. Mais alguma ideia ?

Essas são fotos após a instalação do driver.

depois da instalação 02.png

depois da instalação.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Simuroc  pô, não muito. dá pra jogar tranquilo. mas antes raramente dava uns "stutter". agora acontece mais vezes. eu diminuí o gráfico do jogo, é o unico jeito de não cair fps de jeito nenhum. fico preocupado porque se caso eu for tentar jogar um jogo antigo e não ter a resolução 1080p eu vou ter que ficar sem jogar. também tem o problema do uso da GPU ir de 0 a 100% constantemente, mas isso é assunto pra outro fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Simuroc  o FPS ficava bem alto. o problema é uns "stutter" que dão com mais frequência que antes. FPS ficava 55+ no Dark Souls II, e no CS:GO 100+/- (no CSGO esses stutters quase não existem). Temperatura da GPU sempre 55 graus ou menos.


para encerrar logo esse tópico e não tomar mais seu tempo, esse problema na resolução pode ser considerado problema na placa de vídeo? ou pode ser outra coisa? tipo incompatibilidade com o monitor, coisa da formatação, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Simuroc cara, tava jogando dark souls e quando eu saí a resolução do monitor despirocou de vez. fica ultrapassando a tela. já tava pronto pra chorar quando vi q tem uma atualização do Windows Update que não foi instalada chamada Advanced Micro Devices, Inc. - Display - 26.20.12028.2 Será que pode resolver esse problema todo?

respondendo sua pergunta, a CPU nunca fica 100%, sempre fica entre 40/60%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Simuroc  mas como no prgrama da Radeon diz que não tem atualização disponivel? isso está me deixando maluco kk

adicionado 22 minutos depois

@Simuroc EDIT [22:15]: talvez (TALVEZ) eu tenha encontrado um jeito de resolver. eu pesquisei e vi que as placas da AMD tem problemas pra enviar a imagem para TVs por cabo HDMI. Utilizei a opção Escala de HDMI e agora a resolução não ultrapassa as bordas. isto é bom. fiz isso na resolução recomendada e estou utilizando no momento. os icones e as coisas estão mt grandes, problema com a escala. acho que vou desistir dessa resolução recomendada e continuar na de 1080p mesmo. ou tentar usar a 1280x1024. segui sua dica e não instalei a atualização do WU.

(tive que enviar outra msg pois n entendo como usar esse site ainda)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

To desenterrando o topico pra relatar que to com um problema semelhante. To usando uma TV40' como monitor numa RX580 e o windows coloca resolução recomendada como 1280x720 sendo que é full HD. Driver ta atualizado de 2022. não tenho sentido muitos problemas exceto que quando o pc inicia tem vezes que ele inicia em 1280x720 ai muda sozinho logo que inicia e toca aquela musiquinha do windows pra 1920x1080 que é a resolução que eu deixo, ai acaba que eu tenho que ficar reorganizando os icones da area de trabalho toda hora. E o perfil de cor não ta me agradando muito não mas vida que segue.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...