Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ruído estranho na fonte e filtro de linha


Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Estou com ruido tipo de um grilo na minha fonte e filtro de linha, ele nao acontece todo o tempo, as vezes começa fica uma meia hora e depois para. Este ruido acontece na fonte e no filtro de linha ( um pouco mais baixo o som no filtro ).

quando o ruido começa:
- ligando so o filtro de linha na tomada ele fica com ruido
-ligando so a fonte na tomada a fonte fica com ruido
- ligando a fonte do pc no filtro e o filtro na tomada os dois ficam com ruido.

O ruido nao fica o tempo todo, acontece aleatoriamente, as vezes de manha, as vezes de noite dependo o dia, notei que até a lampada do meu quarto faz este ruido quando este ruido começa geralmente é em todos os componentes.

O que vcs acham que pode ser? chamei 4 eletricistas aqui em casa ja todos competentes, mas nenhum achou o problema, fizeram as medições na tomada e esta chegando os 220 bem certo, mas eles nunca estavam aqui em casa quando o ruido estava acontecendo infelizmente. Eu gravei um vídeo para ficar mais fácil o entendimento.

 

https://www.youtube.com/watch?v=xGPqK6y1hUA


Fonte corsair cx750
filtro de linha clamper

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

creio ser algum ruido de rede, este tipo de ruido é gerado por equipamentos chaveados, pode ser por inversores de frequência, fontes chaveadas de grandes potencias (maquinas de solda) ou até mesmo chuveiros eletrônicos.

normalmente este ruido provem de algum indutor que esteja vibrando por causa do ruído, eletricistas nem sempre vão conseguir diagnosticar este tipo de coisa, o que você pode tentar fazer é consultar junto a concessionária de energia elétrica para fazerem uma medição de qualidade de energia no ponto de entrega. A maioria das concessionárias fazem gratuitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Shaman93 disse:

Nenhum dos 4 eletricistas competentes sugeriu fazer um aterramento? 🤦‍♂️

Pois é, eles mediram todas as tomadas e tava td 100% mas é aquilo né, eles medem quando nao ta dando o barulho, porque o barulho nao é sempre que acontece. Minha casa tem aterramento, talvez ele nao de conta de descarregar tudo as vezes e por isso faça o barulho. Nao sei na verdade, muito estranho só acontece as vezes este barulho chato, geralmente eu desligo tudo e espero passar.

adicionado 0 minutos depois
4 horas atrás, Eder Neumann disse:

creio ser algum ruido de rede, este tipo de ruido é gerado por equipamentos chaveados, pode ser por inversores de frequência, fontes chaveadas de grandes potencias (maquinas de solda) ou até mesmo chuveiros eletrônicos.

normalmente este ruido provem de algum indutor que esteja vibrando por causa do ruído, eletricistas nem sempre vão conseguir diagnosticar este tipo de coisa, o que você pode tentar fazer é consultar junto a concessionária de energia elétrica para fazerem uma medição de qualidade de energia no ponto de entrega. A maioria das concessionárias fazem gratuitamente.

Vou fazer isso ainda esta semana. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/02/2020 às 19:40, faller disse:

Isso pode estar associado com chuveiros elétricos daqueles que tem a temperatura da água controlada eletronicamente. Confira ai..

Pois é, mas na hora que acontece geralmente nao tem nada ligado na luz, só o Pc. E também um dia em q o eletricista veio aqui agente ligou o chuveiro no quente, e a torneira elétrica no quente e nao fez barulho nenhum naquela hora, apenas ele disse que a medida la que tava 220 cravado caiu pra 210 isso eu mesmo vi ele mediu e me mostrou. Acredito ser alguma coisa na rede eletrica mesmo, mas pensa só eu acho que gastei dinheiro num filtro de linha que nao serve pra filtrar nada, porque o barulho acontece nele, e a hora q liga a fonte o barulho faz na fonte também, entao este filtro nao ta filtrando é nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
55 minutos atrás, Leonardo Grando disse:

.... E também um dia em q o eletricista veio aqui agente ligou o chuveiro no quente, e a torneira elétrica no quente e nao fez barulho nenhum naquela hora...

Nem chuveiros elétricos comuns nem tampouco torneiras elétricas geram ruídos elétrico.

Eu falei chuveiros elétricos com temperatura da água controlada eletronicamente (ai trabalham com triac na função de dimmer, que é de onde vem o ruído.)

E pior, bem pode nem ser o seu chuveiro e sim o chuveiro de um vizinho seu..

O que o chuveiro eletrônico faz na rede elétrica para aparecer esse ruído, se duvidares, at~e mesmo na fonte de sua TV???

Ele insere harmônicas na rede em função de seu chaveamento com a finalidade de reduzir a potência, na tarefa de manter a temperatura da égua em determinado valor.  Nem adianta testar um deles em máxima potência pois o máximo do ruído se dá com a potência média, onde ele tem de trabalhar mais para reduzir a mesma..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, faller disse:

Nem chuveiros elétricos comuns nem tampouco torneiras elétricas geram ruídos elétrico.

Eu falei chuveiros elétricos com temperatura da água controlada eletronicamente (ai trabalham com triac na função de dimmer, que é de onde vem o ruído.)

E pior, bem pode nem ser o seu chuveiro e sim o chuveiro de um vizinho seu..

O que o chuveiro eletrônico faz na rede elétrica para aparecer esse ruído, se duvidares, at~e mesmo na fonte de sua TV???

Ele insere harmônicas na rede em função de seu chaveamento com a finalidade de reduzir a potência, na tarefa de manter a temperatura da égua em determinado valor.  Nem adianta testar um deles em máxima potência pois o máximo do ruído se dá com a potência média, onde ele tem de trabalhar mais para reduzir a mesma..

Entendi, desencanei dessa, nao é nada de mais, eu espero.

adicionado 2 minutos depois

Obrigado a todos que ajudaram ^^ :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • 5 meses depois...

Estou com o mesmo problema em uma fonte Corsair CX550M 550W + iClamper Energia 5. O ruído aparece e desaparece aleatoriamente em ambos os equipamentos. Não notei diferença em relação ao funcionamento do PC, não tive desligamentos, nem nada, mas fico preocupado com isso. A rede de energia aqui na minha região é ruim, isso é certo, mas o que eu posso fazer na prática? A minha casa não é aterrada, é algo que já está na lista para ser providenciado e agora, pensando depois de ler as respostas, já notei ruídos em outros equipamentos pela casa também. Isso pode por em risco os equipamentos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...