Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos,

Fiz uma fita led rítmica utilizando cabo p2, transistor npn tip31c, porém gostaria de saber se há como eu colocar um botão ligando o coletor e o emissor para utilizá-la sem o cabo p2, ou isso gera algum risco de curto circuito? Há algum modo de fazer essa alternância nas propriedades da fita?

Obrigado.

Screenshot_20200217-132427.png

• Curtir 1
Postado
13 horas atrás, Eder Neumann disse:

é possivel sim, mas eu faria a polarização do transistor através de chave com o auxilio de um resistor.

Certo então nesse caso posso colocar uma pequena chave e entre o transistor e ela um resistor soldado no emissor do transistor? Como posso saber de quantos ohms esse resistor?  A fita é de 12v, a fonte se 12v 2,5 amperes total da fita led 30 watts.

Como calculo para saber o resistor adequado? Obrigado.

• Membro VIP
Postado
18 horas atrás, snider607 disse:

colocar um botão ligando o coletor e o emissor

Amigo não vejo impedimento eletro & técnico ao botão sem risco algum. Nos fale de onde vem o p2... é saída de som? Nele sim é bom colocar o resistor... uns 100 ohms...

• Curtir 1
Postado
29 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Amigo não vejo impedimento eletro & técnico ao botão sem risco algum. Nos fale de onde vem o p2... é saída de som? Nele sim é bom colocar o resistor... uns 100 ohms...

Bom dia. 

Isso Isadora é um P2 que uso da tv para o som. Os leds ficam por trás do painel da tv, então soldo um resistor na ponta positiva do cabo p2 correto?  Gostaria de saber como calculo pra saber qual resistor utilizo, sei que caso não possua um de 100 posso ligar de valores menores em série para totalizar 100, mas não entendi muito bem como saber qual resistor exato usar para cada projeto.

Obrigado.

Postado

Achei na internet uma imagem um poquinho melhor do que o autor do tópico deseja fazer:

image.png.8159197201fa5924895992c3bbca87de.png

Agora uma dúvida minha... Sempre que vejo circuitos de áudio, amplificadores e etc... no positivo da entrada do áudio sempre tem um capacitorzinho de 4.7uF~10uF... No caso desse circuito de led, não é necessário o capacitor... Minha dúvida seria, qual a função do capacitor nos circuitos de áudio? Impedir uma tensão reversa, algo do tipo?

• Membro VIP
Postado
8 horas atrás, Carlos Zanon disse:

a função do capacitor nos circuitos de áudio

... é não deixar passar a tensão dc. Apenas a corrente ac passa por ele. Ou seja ele sente as variações mas não sente nada constante. Algo como, imagine um camaleão imóvel e você sendo o capacitor nem vê ele pois ele está em dc. Se se mover passa a ser ac e você, o capacitor,  vê.

Eventualmente o capacitor dá uma casadinha de impedância mas pra áudio isso é pouco relevante a não ser nos filtros. (Pra rf...tdav)

8 horas atrás, snider607 disse:

resistor exato usar para cada projeto

SIm tem algum cálculo que dependente das correntes, ganho do transistor e tal. Mas ainda não bebi direito pra te explicar. Por hora fique com de 47 a 1K (1000) Ohms mesmo. Quanto maior melhor pois interfere menos no seu som. Fique também com Deus!

abç

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado

@Carlos Zanon Obrigado, esse esquema é com leds de alto brilho, interessante o uso do capacitor nunca tinha visto.

@Isadora Ferraz obrigado pelas explicações quanto ao cabo como te disse o p2 é ligado na smart tv e uso o som no AUX1 então, soldando um resistor no terminal positivo do cabo p2 e inserindo um botão de ligar e desligar nele não comprometerá a fita led correto. Desculpe tantos questionamentos, estou começando agora com eletrônica.

Obrigado.

• Membro VIP
Postado

Disponha amigo.

Sim mas o botão estará, como você mesmo disse,  em paralelo com C e E do transistor entende? Ou seja não muita há relação com botão no p2

6 horas atrás, snider607 disse:

um resistor no terminal positivo do cabo p2 e inserindo um botão de ligar e desligar nele não comprometerá a fita led correto

O resistor é pra não baixar muito a impedância da saída aux, algo como não comprometer a qualidade do seu som

Postado

@Isadora Ferraz

13 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Disponha amigo.

Sim mas o botão estará, como você mesmo disse,  em paralelo com C e E do transistor entende? Ou seja não muita há relação com botão no p2

O resistor é pra não baixar muito a impedância da saída aux, algo como não comprometer a qualidade do seu som

@Carlos Zanon Obrigado, esse esquema é com leds de alto brilho, interessante o uso do capacitor nunca tinha visto.

@Isadora Ferraz obrigado pelas explicações quanto ao cabo como te disse o p2 é ligado na smart tv e uso o som no AUX1 então, soldando um resistor no terminal positivo do cabo p2 e inserindo um botão de ligar e desligar nele não comprometerá a fita led correto. Desculpe tantos questionamentos, estou começando agora com eletrônica.

Obrigado.

@Isadora Ferraz Boa noite obrigado mais uma vez. Ok. Pelo menos deduzi certo onde colocar o botão no coletor e no emissor do transistor farei isso. Vi hoje aqui em casa um resistor de 170ohms. Vou soldá-lo na ponta positiva do p2. 

Muito obrigado a todos.

• Curtir 1
Postado
Em 20/02/2020 às 21:17, snider607 disse:

@Isadora Ferraz

Obrigado.

@Isadora Ferraz Boa noite obrigado mais uma vez. Ok. Pelo menos deduzi certo onde colocar o botão no coletor e no emissor do transistor farei isso. Vi hoje aqui em casa um resistor de 170ohms. Vou soldá-lo na ponta positiva do p2. 

Muito obrigado a todos.

@Isadora Ferraz @Carlos Zanon @Eder Neumann Boa noite a todos. Fiz o esquema da chave no transistor conforme vídeo, usei uma caixa de carregador e coloquei o transistor e a chave. Uma coisa que notei que ele esquenta um pouco isso é normal?

Obrigado, desculpem a bagunça no vídeo estou de mudança. (Som empoeirado, heheheh).

Fita_Led_.rar

• Membro VIP
Postado
10 horas atrás, snider607 disse:

ele esquenta um pouco

O transistor? Sim é normal. Mas não a ponto de queimar o dedo. Coloque dissipador. Qual  o R da base? não vi o video. Baixar e extrair (me) é incômodo. Publique no youtube ou flickr. Ou publique foto...

Postado

@Isadora Ferraz Boa noite. Ok. Obrigado. Ainda não coloquei o resistor de 100ohms no p2, como você havia dito perde um pouco da qualidade do som. Mas bem pouco mesmo.

Em 25/02/2020 às 06:33, Isadora Ferraz disse:

O transistor? Sim é normal. Mas não a ponto de queimar o dedo. Coloque dissipador. Qual  o R da base? não vi o video. Baixar e extrair (me) é incômodo. Publique no youtube ou flickr. Ou publique foto...

Bom dia.

Pior que esse dissipador não tenho, será que se eu colocar uma pequena chapa de alumínio já ajuda?

Segue link do vídeo.

https://drive.google.com/file/d/18xdWquC7mKZnDPrQjcQBppuFI1_85Yj7/view?usp=drivesdk

• Membro VIP
Postado

Bacana! Sim qualquer coisa metálica lhe serve como dissipador.

Um driverzinho com maior impedância de entrada e menor da saída pode lhe ajudar na questão da distorção do som e aumento do brilho dos leds... Algo como um preamplificador ou seguidor de tensão

... Mas aí começa a fugir do meu quesito favorito que é o minimalismo. Se isso daí te satisfez, então tá!!

abç

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!