Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a relação da temperatura medida em um processador com a do meio ambiente?


Posts recomendados

Parece que tem uma relação envolvendo esses valores, ou seja, se a temperatura do processador, medida por software, estiver em um valor em relação a temperatura do ambiente, é considerada digamos adequada, já vi isso em reviews inclusive aqui no site, mas não lembro onde, sei que esse detalhe é mencionado.

Mediante isso, constatei que a temperatura ambiente aqui no meu "quartinho" está em 28,6ºC e a obtida pelo AMD Ryzen Master indica 38,7ºC ou seja pouco mais de 10ºC de diferença, lembrando que no momento está ligado apenas um ventilador de teto na velocidade mínima.

Então, está em uma boa proporção?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai depender de vários fatores, como tdp do processador, ventilação do gabinete, refrigeração do processador (air cooler, water cooler, etc.), não da para dizer 100% que é 10° de diferença, por exemplo, se você tem um ambiente a 30° mas com um bom water cooler e um processador com tdp baixo, em iddle dificilmente vai passar desses 30º ou seja 0 de diferença.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, aerolipe disse:

Vai depender de vários fatores, como tdp do processador, ventilação do gabinete, refrigeração do processador (air cooler, water cooler, etc.), não da para dizer 100% que é 10° de diferença, por exemplo, se você tem um ambiente a 30° mas com um bom water cooler e um processador com tdp baixo, em iddle dificilmente vai passar desses 30º ou seja 0 de diferença.

Meu gabinete é o Corsair Obsdian 750 tem 2 ventoinhas de 140 na frontal aspirando e duas do mesmo tamanho expirando; meu processador é o Ryzen 9 3900x; meu cooler é o Noctua NH-D15, mas independente desses dados, eu li que às vezes eu vezo alguém fazendo algum teste e isso é informado, tipo a temperatura do processador e a do ambiente, mas estando bom ou não, no meu caso, essa diferença de 10ºC não vai mudar a não ser que eu ligue o ar condicionado. 

Obs: O que eu quis saber se esse valor estava razoável, porque o ideal, de 0 diferença eu creio não existir a não ser que ligue o ar condicionado bem baixo, tem condição de obter esse zero de diferença, ainda mais em uma cidade quente como aqui na baixada santista, estando apenas com um ventilador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...