Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle por PWM? placa-mãe e COOLER 3 PINOS


Posts recomendados

  • Moderador

Caros,

Pesquisei sobre coolers PWM e surgiu uma dúvida aqui.
Minha placa-mãe tem 1 conector sys_fan de 4 pinos (PWM)... tenho um cooler noctua de 80cm ligado nele porém ele tem apenas 3 fios

2 deles alimentação
1 dele tech (mostrar RPM)

e deveria ter mais 1 pino PWM mas nao tem.... ai vem a duvda.. como eu consigo controlar a velocidade dele via software sendo que não tenho o quarto pino? (PWM)

pelo que eu pesquisei o 4 pino é pra controlar a rotacao.
 

https://www.ekwb.com/blog/what-is-pwm-and-how-does-it-work/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

e deveria ter mais 1 pino PWM mas nao tem.... ai vem a duvda.. como eu consigo controlar a velocidade dele via software sendo que não tenho o quarto pino? (PWM)

 

nao.. de fato tem q ter o 4 pino

 

a estrutura da pinagem é exatamente assim

 

ground(terra)

positivo

sensor de rotacao

controle de rotacao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

nao.. de fato tem q ter o 4 pino

 

a estrutura da pinagem é exatamente assim

 

ground(terra)

positivo

sensor de rotacao

controle de rotacao

Mas entao, como eu consigo fazer isso?

placa-mãe tem 4 pinos, o cooler noctua tem 3 pinos (sobra um) e eu consigo operar a rotação dele via software gigabyte!.

consigo ate desligar ele

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/02/2020 às 08:07, Mr. Caio Augusto disse:

e deveria ter mais 1 pino PWM mas nao tem.... ai vem a duvda.. como eu consigo controlar a velocidade dele via software sendo que não tenho o quarto pino? (PWM)

Você está controlando por tensão. A placa-mãe varia a tensão que chega nele.

@Marco TadaÉ isso aí mesmo, só tem como desligar com controle por tensão. Por PWM tem uma frequência de pulsos mínima que ainda mantém ele sempre ligado.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ah Caros amigos,

 

Quando comprei a loja me informou que era PWM mas é DC. como nao tinha me aprofundado nem liguei muito, ate porque me serviu.

o cooler é este

https://noctua.at/en/nf-r8-redux-1800

 

Mas vi que tem esta versão PWM (nao é a minha)

https://noctua.at/en/nf-r8-redux-1800-pwm/specification

 

Obrigado pelos esclarecimentos.

 

 

Ai fica a pergunta, qual a vantagem então em usar o PWM se o DV faz a mesma coisa, (ate pior o PWM pois nao da pra parar)

 

podem me explicar a diferença 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não precisa necessariamente parar um fan, pode deixar ele trabalhando em um rotação baixa, se o objetivo é diminuir o ruído.

Fans PWM trabalham com rajadas de pulsos de 12V, quanto menor o intervalo entre um pulso e outro, mais rápido o fan gira. Já os fans DC controlam a velocidade do fan baseado na tensão, quanto maior a tensão maior a velocidade de rotação. Os fans PWM podem trabalhar com velocidades menores do que os fans DC. Os fans DC não trabalham de zero rpm até a velocidade máxima, eles trabalham com um RPM mínimo. O que ocorre é que se você baixar muito a tensão, chega uma hora que o fan trava o movimento, então ele não trabalha em toda a faixa de rotações a partir do zero. Outro detalhe é que existe uma faixa de tensões onde o fan está recebendo corrente elétrica mas não gira, ele somente começa a girar a partir de uma certa tensão.

Os fans PWM podem ser iniciados de velocidades baixas (e ficar nessas velocidades). Já o fan DC necessita de ser iniciado em velocidade máxima, e depois de estar girando, a velocidade abaixa para o valor ajustado. Não sei qual é o impacto disso a longo prazo, de um fan sair de zero rpm para a velocidade máxima logo que liga.

Os fans PWM têm um controle mais refinado de velocidade, e consomem menos energia que os fans DC.

adicionado 8 minutos depois

Outro detalhe, se a loja vendeu fan DC no lugar de PWM (e cobrou por um fan PWM) então você foi roubado, pois fans PWM são mais caros que fans DC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

perfeita explicação Marco,

precisava disso mesmo.

 

Na verdade eu comprei errado mesmo, achei que aquele modelo so existia PWM e como nao tinha me aprofundado acabei por vacilar. o preço esta correto. o que nao mudou pra mim pois o que eu precisava foi feito.

 

muito obrigado pela bela explicação que deu.

 

abraços 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...