Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por onde começar o upgrade? FX 6300 4GB RAM


Posts recomendados

Boa tarde, gente. Tranquilidade?

 

Eu tenho um PC bem antigo e simples. Peguei em 2013, nem placa de vídeo offboard tem, sempre usei mais pra estudar ou jogar uns game besta da steam tipo stardew valley.

 

Esse ano vai entrar um dinheiro a mais no meu bolso e tô pensando em ir melhorando o PC aos poucos. Vou postar o hardware logo abaixo, mas vou adiantar que a MoBo é uma ga-78lmt-s2 com um AMD FX-6300. O processador eu sei que segura a onda ainda nos tempos de hoje, essa placa-mãe é que me preocupa um pouco. 

 

Pretendo pegar um RX 570, mas antes quero resolver outros problemas como refrigeração do gabinete e memória RAM. Quem sabe pegar um hd melhor também. Não pretendo trocar a mobo e nem o cpu pois seria basicamente comprar um pc novo. Acho que arrumar algumas peças em cima dessas 2 sejam o suficiente. 

 

Antes de mais nada, quero melhorar a memória. Tenho um mísero chip Markvision 4gb DDR3 1333 MHz. A placa-mãe tem 2 slots no total e se não me engano só aproveita no máximo 1333 MHz. Estou na dúvida entre comprar outra memória de 4gb kingston (de preferência uma hyperfury. acho que é assim que chama) ou me desfazer da minha e comprar logo 2 chips de 8gb de mesma marca e frequência. Minha dúvida é: pra alguém que vai pegar uma rx 570 e rodar games tipo um GTA V da vida, tem necessidade de usar 2x8gb ou 2x4gb é suficiente? No caso do 2x8gb, compensa tanto upgrade assim nessa placa-mãe?

 

Configurações:

 

fonte corsair cx 450w

placa-mãe gigabyte ga-78lmt-s2

cpu AMD FX-6300 3.5 GHz 

memória markvision ddr3 4gb 1333 MHz

hd Seagate barracuda 500GB

gabinete rjac-308 b-u

 

p.s.: mencionei refrigeração lá em cima pois uso cooler padrão do AMD e com essa placa um overclock seria bem vindo (vejo gente tirando 4.5 GHz na fx6300, mas e o medo de explodir tudo?). eu até ia pegar um cooler melhorzinho desses na faixa dos 80 reais, mas ouvi dizer que trocar o gabinete talvez já solucione o problema, ou simplesmente pegar um cooler melhor usando esse meu gabinete merreca não compensaria. se alguém puder comentar sobre isso também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @BeardedBear !

 

Vamos por partes:

1 hora atrás, BeardedBear disse:

O processador eu sei que segura a onda ainda nos tempos de hoje

Há alguma discussão com respeito a isso. Esse processador nunca teve uma performance single-core muito empolgante e embora conseguisse levar algumas placas de vídeo de entrada numa boa, não é lá muito boa opção.

 

Vejamos o que você pode fazer:

Nova CPU: Não vale a pena nem faz sentido tentar fazer um upgrade nele sem trocar toda a plataforma, então deixemos isso de lado por enquanto.

 

Overclock CPU: Impossível. Essa placa-mãe foi concebida para antigos Phenom2 X e não para os FX. Apenas foi possível combiná-los através de um "milagre do BIOS Update" e ainda assim os FX 8000 por exemplo fritam os reguladores de tensão dessa placa-mãe e ela precisa baixar o clock deles (thermal throttling) pra não explodir. Dessa forma, pra fazer um overclock no teu FX você precisaria comprar uma placa-mãe chipset 970, que custa mais do que uma AM4 nova com possibilidade de upgrade, etc. Ou seja, não compensa.

 

CPU Cooler: O teto de temperatura dos FX também é relativamente baixo (sim, foi uma geração bastante problemática...). No caso do FX 6300 são 70.5ºC. Verifica as tuas temperaturas porque o cooler box apesar de pequeno e barulhento geralmente consegue manter abaixo disso. Caso contrário (ou se o barulho te incomodar) pode trocar por um DeepCool Gammaxx 400 por 70 reais na Kabum e ser feliz.

 

Memória RAM: Por mais que eu seja relutante em investir numa plataforma descontinuada como a AM3+ 4GB de RAM é realmente muito pouco se pretende continuar com o PC por mais algum tempo. Recomendo que compre pelo menos mais 4GB. Se a diferença de preço não for muito alta, pegue logo um pente de 8GB ficando tranquilo por mais algum tempo. Essa placa teve umas revisões que permitiram usar memória de maior frequência (rev6.0 se não me engano). Entretanto até a rev 1.2 eu tenho certeza que só aceita até 1333MHz.

 

Placa de Vídeo: Pode comprar a RX 570. Sua vida vai mudar de patamar no que diz respeito aos jogos. De verdade. Tenha em mente, no entanto, que essa tua plataforma não será capaz de extrair o máximo de desempenho da placa de vídeo. Em outras palavras, em alguns cenários o fator limitante será o processador, por exemplo.

 

Idealmente eu recomendaria que trocasse de plataforma, pegando uma placa-mãe intermediária AM4 (B350/B450), um Ryzen 5 1600AF que anda bem barato e RAM DDR4. Só que isso vai depender do teu orçamento. Quanto dispõe para essa compra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hanner , boa tarde amigo!

 

Primeiramente, muito obrigado pela análise e atenção! Vamos lá:

 

1 hora atrás, Hanner disse:

Idealmente eu recomendaria que trocasse de plataforma, pegando uma placa-mãe intermediária AM4 (B350/B450), um Ryzen 5 1600AF que anda bem barato e RAM DDR4. Só que isso vai depender do teu orçamento. Quanto dispõe para essa compra?

 

Então, no momento só tenho 600$ em conta (daí que vai sair a rx 570 rsrs no boleto tá nessa faixa. cartão sobe pra 800), mas vai sobrar por volta de 200 mensalmente por conta do novo emprego, daí estava pensando em comprar umas peças no cartão, mesmo pagando um acréscimo já que peça de pc costumar ter um ***** desconto no boleto né. 

Enfim: tô disposto a dar até 1500-1800 no setup novo. Sem contar com a placa de vídeo. Tô colocando aí a MoBo, processador, memórias e, se sobrar, gabinete/cooler.

 

Dei uma pesquisada aqui sobre as placas am4 que você recomendou. Vi que algumas opções recebendo elogio pelos fóruns. Destaque pra gigabyte. São elas:

 

GA-B450M GAMING ~ 530R$ - 600R$

ASUS PRIME B450M GAMING ~ 550R$ - 600R$

BIOSTAR B350 GT3 ~ 500R$ (essa só achei 1 anúncio)

GA-AB350-GAMING 3 ~ 900R$ - 550R$ ???

 

Essa última fiquei interessado pelos elogios que vi mas, ao pesquisar, só achei disponível no mercado livre e os anúncios variam nesses 2 valores: 900 ou 550 reais. Achei estranho. 

Também pesquisei pela asus prime b350 plus e infelizmente não achei disponível.

Parece que essas placas as vezes vem com boas promoções. Achei anúncios já esgotados de algumas delas na faixa dos 380 reais (provavelmente promoção ou black friday que deve ter esgotado num segundo) Esses valores que mencionei são no boleto, pelo que vi. Parcelado sobem pra uns 700 ou mais.

 

Você teria uma recomendação dentre essas que citei? Ou alguma outra que não cheguei a tomar conhecimento?

 

Essa cpu que você recomendou parece ser realmente muito boa. Já vinha vendo o pessoal comentando sobre essa linha da Ryzen, mas não imaginei que fosse tão vantajosa. Vi que muita gente pega a R7 1700 também. Vou ver se consigo orçamento pra descolar essa no lugar da R5.

 

Mas levando em conta esse novo setup, ainda vou olhar a questão da refrigeração e se meu gabinete tem tamanho pra nova MoBo. Preciso urgentemente do cooler que você recomendou porque sim, o barulho do meu cooler box em dias quentes parece de uma turbina. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BeardedBear

Gigabyte AB350 R$ 389,90 à vista na Kabum

Ryzen 5 1600 AF R$ 646,94 na Kabum (valor ideal seria abaixo dos R$600)

 

O problema de pegar o R7 1700 é que você vai achar ele em 95% das vezes usado,vai ser muito difícil as lojas venderem um novo lote dele.

 

Os Ryzen já vem com um cooler ótimo para quem não faz OC,isso te ajuda a focar no gabinete (Recomendo Aero 500 e Wheel Jack,esse último tem modelo que já vem com 3 ventoinhas)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, BeardedBear disse:

GA-B450M GAMING ~ 530R$ - 600R$

ASUS PRIME B450M GAMING ~ 550R$ - 600R$

BIOSTAR B350 GT3 ~ 500R$ (essa só achei 1 anúncio)

GA-AB350-GAMING 3 ~ 900R$ - 550R$ ???

 

Eu fugiria só das ASUS Prime porque considero a estrutura toda dos VRMs dela meio simples, mas isso é muito pessoal. Se quiser se manter na linha da ASUS (tem gente que adora a marca) tenta pegar uma TUF B450-Plus. No fim das contas, se não for fazer grandes overclocks, qualquer uma dessas vai te atender. Tem uns outros modelos com ótimo custo x benefício da ASROCK como a B450 Steel Legend e a Pro4. A diferença entre as placas B350 e B450 fica por conta da tecnologia de armazenamento otimizado StoreMI que é interessante porém dispensável. Dessa forma, num empate de preços, fique com o modelo B450.

 

Sobre o gabinete, qualquer um que suporte o formato ATX vai comportar qualquer uma dessas placas. Entretanto se o teu for um projeto muito antigo (fonte em cima, encaixe para armazenamento somente 3.5 polegadas, etc) pode ser interessante trocar por um desses modelos abaixo e incluo o Sharkoon SKILLER SK1:

34 minutos atrás, MatheusDelValle disse:

Aero 500 e Wheel Jack,esse último tem modelo que já vem com 3 ventoinhas

 

Se teu foco são os jogos, não tem necessidade de pegar um Ryzen 7 1700, o 1600AF já vai te atender perfeitamente (mesmo se fosse comprar uma placa de vídeo mais potente). Ele é construído na arquitetura dos Ryzen 2000, então com dois clicks do mouse no Ryzen Master você transforma ele num R5 2600 que é um pouco melhor.

 

Por fim, se o teu problema com o cooler do FX6300 não e é eficiência térmica e sim apenas o barulho, eu não compraria um cooler agora. Apesar dele também ser compatível com o socket AM4 (podendo ser reaproveitado no teu Ryzen) é uma compra desnecessária, afinal:

34 minutos atrás, MatheusDelValle disse:

Os Ryzen já vem com um cooler ótimo para quem não faz OC

 

Um abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, brender disse:

 

No momento o dólar está alto, logo os preços subiram

 

Por causa disso a B450M STEEL LEGEND vai ultrapassar os 600 reais

 

Fui pesquisar CX550 por curiosidade: vi gente espalhando em outubro do ano passado anúncio dela a 270 no boleto (dólar tava 4R$). Agora tá 330-350.

 

Deus me livre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...