Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão de water cooler para Ryzen 7 1800X


Posts recomendados

@Kagaho eu não recomendo o uso de water cooler. Utilize o máximo de fans possíveis em seu gabinete+cpu cooler e pasta térmica de alta qualidade, será melhor que o uso do water cooler que de tempo em tempo é necessário ter seu líquido trocado e isso não é qualquer um que pode fazer. O risco de vazamento de um water cooler já é o suficiente para no mínimo manchar suas peças e no máximo levar sua placa-mãe+processador e outra peça para o céu das máquinas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Kagaho Infelizmente meu conhecimento sobre WC é limitado. Minha recomendação seria a mesma do @Grande Mestre Lucas e adquirir um bom air cooler, com uma boa pasta térmica e um gabinete bem ventilado.

Se eu não me engano o @Contiusa manjava de WC! Poderia dar sua opinião?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria interessante postar a configuração do pc, gabinete, placa-mãe e até quanto pretende investir no cooler.

Se não tiver pretensão com over, a princípio um wc de 120 já atenderia suficientemente bem o 1800X, veja testes aqui.

 

Dependendo de cada um e até do gabinete, tem gente que acaba preferindo investir em water cooler de 240.

 

Caso prefira air cooler, existem boas opções como o Gammaxx GTE e o Hyper 212 disponível na versão Black ou RGB.
Tem também o Gammaxx 400, mas esse é mais antigo e o sistema de montagem não é dos melhores.

 

Já tive wc de 120 e o Hyper 212.
Eu diria que o desempenho eram similares, a diferença ficou mesmo na estética.
 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo não vou lhe recomendar nada porque não sou expert no assunto, apenas dar um testemunho sobre o assunto. Quando eu manifestei o interesse em instalar um wc em um i7 a maioria dos que se manifestaram alegaram que eu não precisava de um wc porque não fazia OC, mas mesmo assim eu comprei um e não me arrependi, como eu faço edições de vídeos, com um cooler "normal" a temperatura ia nas alturas mesmo, com o wc ela se mantinha em patamares adequados, então instale o mais possante que tiver e o que o seu dinheiro permitir, antes de partir para o wc, instalei um que tinha uma boa fama por aqui, o Cooler Master Hyper 212 EVO ainda comprei a segunda ventoinha, não achei satisfatório o resultado...com a instalação do WC H115i da Corsair no tempo resolveu o problema...próximo do fim de 2019 eu comprei um Ryzen 9, comprei o adpatador para instalar o h115i nele, mas não gostei do resultado, talvez ele não seja adequado ou esteja com algum problema porque ele é de 2016, então comprei um que já vinha cobiçando desde 2016 o Noctua NH-D15 que aparece em placas pequenas dando a impressão que é imenso, mas ao vivo não é tão grande como parece, instalei e as temperaturas nunca estiveram tão baixas seja em navegar na net ou com os vídeos blu-ray....espero que sirva para voce decidir da melhor forma possível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos!

 

@Grande Mestre Lucas  

Apontamento válido, porém ainda quero um WC. 😅

 

@grievous  

Agradeço a dica, mas ainda pretendo adquirir um WC. 😅

 

Em 22/02/2020 às 10:20, EdsonSM disse:

Seria interessante postar a configuração do pc, gabinete, placa-mãe e até quanto pretende investir no cooler.

Se não tiver pretensão com over, a princípio um wc de 120 já atenderia suficientemente bem o 1800X, veja testes aqui.

Gabinete atual: Corsair Carbide 500R;

MB: Fatal1ty X370 Gaming X;

Fonte: Corsair CX 500;

Sim, pretendo fazer OC.

Limite: R$ 400,00 => preferencialmente o menor possível valorizando custoXbenefício, qualidade e durabilidade. 😃😅

 

Em 22/02/2020 às 10:20, EdsonSM disse:

Dependendo de cada um e até do gabinete, tem gente que acaba preferindo investir em water cooler de 240.

Acredito que um de 240 seja uma boa pedida.

E mandatório não ter RGB. Não curto show de luzes no PC. 😅

 

@misterjohn

Agradeço o depoimento e, assim como você, pretendo manter a minha decisão de investir num WC. 😃

 

@Contiusa

Alguma sugestão?

 

@RS Faria

Alguma sugestão?

 

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A preferência pela marca varia a gosto do freguês.
Particularmente já tive Corsair, Cooler Master e Deepcool, são fabricantes bem conceituados.

 

Mas pelo que vi a maioria desses modelos parecem ter RGB.

 

O Corsair H100X passa do orçamento, mas tem 5 anos de garantia nacional.
As fans não possuem led, e o bloco possui led branco estático.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kagaho...na real eu queria o Noctua mais do que o WC, isso em 2016 como o air estava em falta e só vende na Waz, optei então pelo plano b, que era ter um wc, escolhi o maior e mais caro da Corsair no tempo, fiquei satisfeito com ele, mas continuei na frustação de ter um Noctua. Agora aproveitei uma promoção no market da Americana e comprei o Noctua NH-d15 e o adaptador para AM-4...cara não me arrependi nem um pouco, silencio e eficiente demais...no principio fiquei meio receoso com o peso dele (1.300 kg) mas pesquisando vi que tem até de 1.500 e 1.800 Kg e analisando a geografia da placa, conclui que não haveria condições de entortar 1 mm porque o peso é distribuido pelo back plate nos 4 parafusos, com isso formam um "sanduiche" além de que a placa-mãe é ficada por 6 pontos sendo que o processador fica dentro do espaço de 4 deles, além do mais, a Noctua que está a tempo tempo no mercado, sendo uma empresa austríaca, que não fabrica WC, já teria ou parado ou então ter dezenas de reclamações no entanto as que existe no reclameaqui com esse nome, são contra fatos que ocorrerão com a transação e não com o produto em si.

Entendo tua situação de desejar um wc, mas se resolver ir de air cooler, vá de Noctua, não irá se arrepender, e pelo que eu pesquisei por ai, o wc é algo que tem uma vida útil mais curta e sujeito a dar problemas em curto espaço, além de vazamentos...mas não estou te desencorajando não, compre e seja feliz até decidir por um air cooler.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá a todos!

 

Atualizações:

                        1. Novo teto: R$ 950,00; e

                        2. Pode ter ou não RGB (é só eu não ligar os cabos 😃😅).

 

Novas sugestões: @EdsonSM, @RS Faria e @Contiusa?

 

Como está a questão de temperatura do teu 3900X @GabrielLP14? Aconselharia a pegar um WC de 240mm dessa marca?

E de outras marcas, algumas sugestões?

 

Terai algumas sugestões de WC, @rodrigo.dcvieira?

 

Esse seu i5 4670K está em OC @KairanD? Caso sim, esse seu WC consegue refrigerá-lo bem? Teria algumas indicações de WC tanto de 120mm quanto de 240mm?

 

Você faz OC no seu i7 9700KF, @diegoRDG1986? Se sim, esse seu WC consegue refrigerá-lo? Teria indicações de um WC de 120mm e/ou 240mm?

 

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Kagaho disse:

Olá a todos!

 

Atualizações:

                        1. Novo teto: R$ 950,00; e

                        2. Pode ter ou não RGB (é só eu não ligar os cabos 😃😅).

 

Novas sugestões: @EdsonSM, @RS Faria e @Contiusa?

 

Como está a questão de temperatura do teu 3900X @GabrielLP14? Aconselharia a pegar um WC de 240mm dessa marca?

E de outras marcas, algumas sugestões?

 

Terai algumas sugestões de WC, @rodrigo.dcvieira?

 

Esse seu i5 4670K está em OC @KairanD? Caso sim, esse seu WC consegue refrigerá-lo bem? Teria algumas indicações de WC tanto de 120mm quanto de 240mm?

 

Você faz OC no seu i7 9700KF, @diegoRDG1986? Se sim, esse seu WC consegue refrigerá-lo? Teria indicações de um WC de 120mm e/ou 240mm?

 

Att.

Na minha opinião, o melhor dos 240mm é o Kraken X52. A diferença entre esses WC 240mm fechados normalmente é bem pequena, quem vai fazer a diferença maior mesmo são as fans(ruído) e a garantia. Hoje em dia os WC novos são praticamente todos mais focados no silêncio e não da performance como um antigo H110i V2(os atuais já são suficientes para o 1800X em OC, mas podem pedir upgrade nas fans para um 9900K ou 3900X pra cima). 

A não ser que realmente queira muito a estética dos WC, também recomendo bastante um bom Air como disseram em cima, maior durabilidade, praticamente impossível ter dor de cabeça e maior silêncio. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
6 horas atrás, Kagaho disse:

Esse seu i5 4670K está em OC @KairanD? Caso sim, esse seu WC consegue refrigerá-lo bem? Teria algumas indicações de WC tanto de 120mm quanto de 240mm?

Opa! Primeiramente, eu gostaria apenas de pontuar uma coisa: ao contrário do que foi anteriormente afirmado, não precisa (e nem deve) trocar o fluido de um water cooler selado - esse é o motivo do nome - e o risco de vazamento, embora existente, é quase zero. O mecanismo de selagem e o controle de qualidade de water coolers da Deepcool e outros é extremamente criterioso. O fluido fica lá durante toda a vida útil do produto.

 

Bem, meu Core i5 4670K não está com overclock. Apenas está com o turbo máximo habilitado para 4 núcleos simultâneos. Contudo, já fiz overclock nele: não dei sorte na loteria do silício. Primeiro porque meu chip é ruim de OC e precisa de muita tensão para chegar a meros 4.2 GHz (eu acabei deixando apenas em 4 GHz). E segundo porque tive a infelicidade de comprar um modelo de placa-mãe conhecidamente problemático que pode corromper a BIOS quando você salva os parâmetros em overclock. E o sistema de utilizar a BIOS de backup da Gigabyte, como esperado, não funciona. É muito triste não poder fazer OC nesse meu processador e tirar um desempenho extra de graça, mas... Melhor isso que tomar mais prejuízo para regravar a BIOS outra vez. E ele nem ia subir muito mesmo, de qualquer forma.

 

Na situação atual, meu Deepcool Maelstrom 120T está trabalhando com folga. O processador não passa de 67ºC, mesmo em carga máxima e junto com a placa de vídeo também nessa condição. Em jogos raramente passa de 60ºC. Suportaria um overclock sem problemas. Comprei o water cooler por três motivos: eu gosto da praticidade de poder tirar apenas o bloco para trocar pasta térmica, acho visualmente interessante e peguei na Black Friday de alguns anos atrás por meros R$ 140,00. Ah, importante ressaltar que não estou usando a pasta térmica original (já que tenho o cooler há anos). Eu uso a Master Gel Maker Nano da Cooler Master.

 

O custo x benefício desses water coolers de 120 mm de entrada não costuma compensar. Isso porque air coolers de mesmo valor ou mais baratos têm desempenho parecido ou até melhor. O water cooler de 120 mm mais interessante em termos de desempenho pelo preço é o H45 da Corsair, que é um monstrinho e custa pouco. O problema dele é que tanto o fan original quanto a bomba são barulhentos.

adicionado 2 minutos depois

P.S.: esqueci de mencionar: se quiser algum de 240 mm, o Maelstrom 240T da Deepcool tem excelente custo x benefício. Não fica muito atrás de outros coolers de 240 mm mais caros, mas é bem mais barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Kagaho disse:

Como está a questão de temperatura do teu 3900X @GabrielLP14? Aconselharia a pegar um WC de 240mm dessa marca?

E de outras marcas, algumas sugestões?

Cara em blender não passa de 72ºC-74ºC à 4.275MHz-4.250MHz com 1.36v~1.37v.

Isso com o NZXT Kraken X72 em full load. Em games não passa dos 57ºC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Kagaho disse:

Terai algumas sugestões de WC, @rodrigo.dcvieira?

 

 

olha, uso o meu r7 2700 em 3.8ghz com esse WC da coolermaster da assinatura e eu acho excelente.. nunca vi chegar em 60 graus jogando.. nem fazendo testes de estress..

 

recomendo qualquer um da coolermaster ou thermaltake

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kagaho

Em 14/03/2020 às 00:16, Kagaho disse:

 

 

Você faz OC no seu i7 9700KF, @diegoRDG1986? Se sim, esse seu WC consegue refrigerá-lo? Teria indicações de um WC de 120mm e/ou 240mm?

 

 

 

Não faço OC no meu processador, porém, ele faz em média 64°~69° em alguns jogos pesados e esfria rapidamente chegando entre 44°~49° no chrome

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...