Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estou com um problema de gargalo na CPU I5 7400


OWArt

Posts recomendados

Dês que eu comprei meu PC ele me deu problema, sempre dando telas azuis, e para resolver eu o formatava, por um tempo arruma mais depois voltava o problema.

Então fui pesquisar e descobri que a CPU esta pegando 80% nos jogos enquanto a GPU pega de 20% a 40%, subi os gráficas e travei o fps para a GPU trabalhar mais, mesmo assim a CPU continua dando 80%. Já no jogo Black Desert minha CPU fica 100% o jogo trava e fecha sozinho, as vezes eu tenho q reiniciar o PC pois a tela fica preta, enquanto isso a GPU esta uns 30%, então coloquei a GPU em 100% e mesmo assim a CPU continua 100% travando tudo.

O problema pode ser a peça?

Isso pode ser a causa das telas azuis?

 

Configuração do meu PC:

GTX 1050 ti

I5 7400 3GHz

Placa de Mãe H110M-H

Memória ram 8GB DDR4 2133

Fonte Corsair VS600

SSD 120GB SanDisk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, OWArt disse:

Dês que eu comprei meu PC ele me deu problema, sempre dando telas azuis, e para resolver eu o formatava, por um tempo arruma mais depois voltava o problema.

Gargalo é uma coisa, tela azul é outra... seu PC claramente tem alguma coisa errada, e não é o processador sendo fraco!

 

45 minutos atrás, OWArt disse:

Então fui pesquisar e descobri que a CPU esta pegando 80% nos jogos enquanto a GPU pega de 20% a 40%, subi os gráficas e travei o fps para a GPU trabalhar mais, mesmo assim a CPU continua dando 80%. Já no jogo Black Desert minha CPU fica 100% o jogo trava e fecha sozinho, as vezes eu tenho q reiniciar o PC pois a tela fica preta, enquanto isso a GPU esta uns 30%, então coloquei a GPU em 100% e mesmo assim a CPU continua 100% travando tudo.

Pera, como assim "coloquei a GPU em 100%"?? Isso não é algo que você controle, ela usa o quanto precisar, ou o quanto puder, e você não tem nada a ver com isso. No máximo, você pode tentar fazer overclock para aumentar o desempenho, mas o uso não é afetado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, MatheusDelValle disse:

@OWArt Processador fraco,é um de 4 núcleos/4 threads.

Em jogos de mundo aberto,exemplo o black desert mesmo,ele vai sofrer.

Um i5 9400F duas gerações mais nova que o seu 7400 e melhor também, já sofre com esse problema.

discordo.

https://blackdesert.zendesk.com/hc/en-us/articles/210761169-System-Requirements

 

como está de temperatura?

Drivers estão em dia?

consegue um print do log de eventos do windows mostrando os ultimos eventos antes de uma ocorrência de tela azul?

tem um app chamado bluescreen viewer que detalha os dados dos logs de tela azul, se puder baixar e nos trazer as informações também será de grande ajuda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você também não colocou a marca da placa de vídeo... tem umas GTX 1050 TI, se você colocar no google vai ver, em especial vendidas no market place das Americanas, estilo essa aqui Game Cards HD Graphics GTX1050Ti 4G DDR5 Computer Independent, que literalmente são sem marca e é simplesmente falsa, provavelmente uma GTS 450 com BIOS modificada. Essas são boas candidatas a dar tela azul e ter baixa performance (o jogo aparece recomendando GTX 970).

 

Outra coisa que costuma dar tela azul são os aplicativos da placa-mãe, em especial da Gigabyte. Se você tiver algum desses aqui, recomendo desinstalá-los: APP Center, System Information Viewer / Smart Fan 5, @BIOS, 3D OSD, Cloud Station (Server), Fast Boot, Smart Time Lock, EasyTune, USB Blocker, Smart Backup, BIOS Setup, Smart Keyboard, Platform Power Management, Cloud Station (PC), Auto Green, Color Tempertaure, V-Tuner, On/Off Charge, GIGABYTE Smart Switch. (UFA)

 

Esses aplicativos, experiência própria, costumam dar tela azul. Essa semana passada mesmo, troquei de placa-mãe para uma Gigabyte e fiz a besteira de instalar alguns rs, depois foi lutar pra desinstalar tudo, descobrindo como entrar em modo seguro e tudo mais.

 

[edit] Outra coisa, tem algum antivírus? Caso tenha, tente desabilitar ele enquanto joga para ver como se comporta o jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Hmm, entendi, então a tela azul é outro problema que preciso descobrir. Então sobre a GPU 100% é q aumentei as qualidades gráficas do jogo para fazer a placa de vídeo trabalhar dando um pouco de folga para o processador. 

adicionado 1 minuto depois

@Darklp Uso uma régua. 

adicionado 4 minutos depois

@Eder Neumann A temperatura fica na casa dos 50ºC, tanto a GPU quanto a CPU.

Atualizei o driver do processador recentemente e o meu PC ficou dando varias telas azuis em sequencia, tive que formatá-lo. 

Não vou conseguir esses dados das telas azuis agora que formatei, correto!?

adicionado 6 minutos depois

@dudaskank A marca da minha placa de vídeo é da Zotac. beleza vou verificar se tenho algum desses programas para desinstalá-los, os encontro normalmente pela barra de tarefa e desinstalo pelo painel de controle ou ficam em um lugar "escontido"?.

 Estou com o Antivirus do próprio Windows 10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, OWArt disse:

desinstalo pelo painel de controle

 

Eles aparecem normalmente no painel de controle.

 

2 horas atrás, OWArt disse:

um tal de DriverHub

 

Eu recomendo ir no site do fabricante mesmo, no caso no google digitando o nome da placa-mãe costuma funcionar. Ou desses programas, que já usei também, hoje só usaria o Snappy Driver Installer Origin, pois tem código aberto e é portável, roda de pendrive.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, dudaskank disse:

 

Eles aparecem normalmente no painel de controle.

 

 

Eu recomendo ir no site do fabricante mesmo, no caso no google digitando o nome da placa-mãe costuma funcionar. Ou desses programas, que já usei também, hoje só usaria o Snappy Driver Installer Origin, pois tem código aberto e é portável, roda de pendrive.

Esses app eu não tenho nenhum instalado então, verifiquei no painel de controle e nada.

Ah beleza, vou baixar pelo site do fabricante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni @Darklp @Eder Neumann @dudaskank

Boa noite, fiz tudo o que me recomendaram e nada. Verifiquei em outros jogos e esta dando o mesmo problema, a CPU chega aos 100% trava tudo o computador não pensa, aconteceu no fortnite e até no runescape 3 um jogo super leve. Realmente não sei o que pode ser, a única coisa que falta fazer é limpar o computador e trocar a pasta térmica. Acham que pode ser simplesmente sujeira?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, OWArt disse:

@Imakuni @Darklp @Eder Neumann @dudaskank

Boa noite, fiz tudo o que me recomendaram e nada. Verifiquei em outros jogos e esta dando o mesmo problema, a CPU chega aos 100% trava tudo o computador não pensa, aconteceu no fortnite e até no runescape 3 um jogo super leve. Realmente não sei o que pode ser, a única coisa que falta fazer é limpar o computador e trocar a pasta térmica. Acham que pode ser simplesmente sujeira?

Limpeza só vai ajudar com temperatura, coisa que você não disse estar com problema. Então a parada é software.

 

Tem alguma coisa que você está instalando nesse PC que faz com que ele fique assim. Você pode tentar descobrir o que é ou começar do zero e rezar para não encontrar; eu iria no segundo caso.

 

Baixe o Windows 10 do zero e crie o pendrive de instalação. Dê boot por ele e na hora de instalar, escolha não manter nada do OS antigo. Feito isso, a única outra coisa que você tem que pegar é o driver da placa de vídeo, que você faz direto no site da nvidia; não baixe mais nada, principalmente esse misterioso "driver do processador", que aliás é algo que nem existe para começo de conversa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Imakuni disse:

Limpeza só vai ajudar com temperatura, coisa que você não disse estar com problema. Então a parada é software.

 

Tem alguma coisa que você está instalando nesse PC que faz com que ele fique assim. Você pode tentar descobrir o que é ou começar do zero e rezar para não encontrar; eu iria no segundo caso.

 

Baixe o Windows 10 do zero e crie o pendrive de instalação. Dê boot por ele e na hora de instalar, escolha não manter nada do OS antigo. Feito isso, a única outra coisa que você tem que pegar é o driver da placa de vídeo, que você faz direto no site da nvidia; não baixe mais nada, principalmente esse misterioso "driver do processador", que aliás é algo que nem existe para começo de conversa.

Eu ja fiz a formatação pelo pendrive com o windows 10 baixado do site da microsoft. 

Fiz como mostra nesse video https://www.youtube.com/watch?v=ucb43SSByJw&t=636s, é dessa maneira que você esta falando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, OWArt disse:

Eu ja fiz a formatação pelo pendrive com o windows 10 baixado do site da microsoft. 

Fiz como mostra nesse video https://www.youtube.com/watch?v=ucb43SSByJw&t=636s, é dessa maneira que você esta falando?

Sim, mas faça de novo e dessa vez não instale nada a não ser o driver da placa de vídeo. E depois o jogo que você quiser. Tente usar o PC no mínimo, e toda vez que colocar algo novo, faça uma nota para tentar diagnosticar o que é que está causando o problema. Se conseguir, fica mais fácil tentar arrumar.

 

4 horas atrás, OWArt disse:

Fiz como mostra nesse video https://www.youtube.com/watch?v=ucb43SSByJw&t=636s, é dessa maneira que você esta falando?

A princípio sim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann Não me lembro, mas meu PC esta todo bugado, agora alguns aplicativos não abrem mais, a Steam, o discord, o GeForce, entre outros. Da erro e fala que o sistema não pode encontrar o arquivo. 

errooo.png

adicionado 0 minutos depois

Sera que todo esses erros podem ser causados pelo SSD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema também pode ser no proprio hd... mesmo novo pode dar problema... seria interessante fazer uma verificação com o CrystalDiskinfo, pois se a tela azul e os travamentos são frequente, e se as pastas e arquivos demoram vários minutos para abrir, o Hd pode ser o responsável. Além de que a imagem ISo que voce usa para formatar o pc pode estar corrompida..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu estou testando aqui so com o HD nos jogos e aparentemente estava tudo estável, comparei com videos do youtube para saber se tinha algo de errado. Rodei Overwatch de boa, CS e o Black desert que estava pegando de 40% a 80% tem nem comparação com antes.  

Mas eu entrei novamente no black desert e voltou a ficar 100%, travou e eu consegui fechar no gerenciador, q estava acusando uma interrupção no sistema como mostra o print. Mas agora o disco esta 100% e esse windows modules, wsappx, antimalware, e os hosts de servições do windows estão consumindo muito o CPU e o disco.

disco 100.jpg

vzs.png

in.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...