Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mini Osciloscópio p/ TCC


Lucas Willian

Posts recomendados

Boa tarde, estou com um "problema" no desenvolvimento do meu TCC para a formação em Técnico em Eletrônica. Bom o projeto com está no titulo é um "mini osciloscópio" por tanto a validação do projeto via proteus está um pouco difícil.

Estou deixando os anexos abaixo se alguém tiver uma solução ou visualizar algum erro eu agradeço.2447491534552079630.thumb.png.276c56f2f960eb66d52baf19fe2bbf11.pngScreenshot_1.thumb.png.0fb214250d1ef417135b51530011b142.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Num insight rápido vejo instabilidade naquele +4.5V(gnd) e incompatibilidade com o esquema do proteus. Aquilo era pra ser um terra virtual. Tente com ampop seguidor de tensão

Seguidor.jpg

VI no divisor, V0 vai ser seu "terra"

Forneça também a bibliografia do projeto mas não sem antes ler o que o autor escreveu e eventuais comentários sobre ele. O supramencionado é o que eu faria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Lucas Willian disse:

@Eder Neumann Não consigo simular o projeto no proteus

Como disse a excelentíssima @Isadora Ferraz, leia bem as bibliografias e entenda o que o autor propôs. Tendo entendido cada etapa do circuito penso que não terás muita dificuldade em "simular mentalmente".

Se a ideia estiver correta (ainda que os valores não), você pode avançar e simular na protoboard, fazendo então os devidos ajustes.

 

Ps. nunca usei Proteus e não sei como usar nem quais as limitações dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Willian ,

 

O que no circuito está marcado como 0V é que tem de ser o GND do Proteus.

 

A alimentação de 4,5V você cria a parir de um gerador DC e coloca capacitares grandes entre esse pino e o GnD e entre esse pin o e o +9v.

 

Observe com cuidado essas alimentações.

 

Paulo

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
49 minutos atrás, Lucas Willian disse:

estudando melhor o projeto e buscando algum upgrade que posso fazer neste projeto

você já pensou em montar como está, ver o funcionamento e depois pensar em algum upgrade? Isso me parece razoável.

O projeto é bem legalzinho e não vislumbro nenhuma melhoria pro seu propósito didático. Pra uso prático, claro tem suas limitações. Eu ia até te falar sobre o uso de osciloscópio a microcontrolador (fiz um simulável pro pic há anos com bom sucesso) mas pelo preço de um mini dso penso que pra algo prático quase fica inviável a simples menção de ... pic.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, estou pensando em montar na protoboard e fazer os testes, o upgrade que pensei  foi na troca do display matrix o mesmo do projeto original é um 7x5, e o que propus é um 8x8 mas primeiramente tenho que verificar os pinout e verificar se é realmente é viável.

Eu não tenho muito conhecimento com microcontroladores já utilizei algumas vezes o pic18F4520 mas para projetos extremamente simples.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, aphawk disse:

@Lucas Willian ,

 

O projeto não é “inacabado”, eu lí e está completo, inclusive tem a descrição bem legal de cada parte do circuito.

Eu acho que você vai aprender muito com essa montagem

 

Paulo

Nao foi nesse sentido de faltar algo, usei esse termo pois o autor do projeto só chegou a fazer, ou apenas mostrar até a montagem na protoboard não foi mostrado a placa de circuito impresso etc.

Sim o projeto é bem interessante mas ainda tenho q estudar com calma pra não deixar passar nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Willian ,

 

Só para te lembrar de uma coisa : é um TCC, portanto seus professores não vão gostar nem um pouco de você apresentar um projeto dos outros como se fosse seu.

 

E se aceitarem, pode apostar que irão te perguntar detalhes do funcionamento de coisas que você nem imagina, então monte e estude muito bem como cada coisa funciona para explicar de bate-pronto ...


uma mudança legal : use 8 displays adicionando um LM3914 , um CD4017 e um CD4081 .... melhora bastante a visualização, pense como seria ...

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O bacana do TCC, é que trata-se de um momento único onde você vai por em prática toda a capacidade de aprendizado que você desenvolveu durante o curso.

Na dura vida real você vai se deparar com problemas diversos que nao possuem solução pronta na internet, e para isto você precisará buscar conhecimentos diversos para juntá-los e resolver o problema em questão.

O TCC é a mesma coisa, você cria um problema hipotético, busca e desenvolve uma solução.

 

Admito que durante minha faculdade fiz alguns trabalhos copiados, mas eram atividades práticas não tinha parte escrita teórica, então a copia do trabalho foi tirada para entender como funcionava o circuito (foi um relógio digital com um mc). Mas digo sem sombra de dúvida que os trabalhos que demandaram algum esforço de pesquisa e desenvolvimento foram os mais divertidos e com melhor aprendizado.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...