Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

VisualG Como inserir matrizes como parâmetros em subrotinas no Visual_G


Ir à solução Resolvido por MATEUS GOMES85,

Posts recomendados

Exercicio 4

 

Faça uma subrotina que receba uma matriz M(10,10), o número de uma linha L, o numero de uma coluna C e retorne a matriz N(9,9), resultante da remoção da linha L e da coluna C.

 

Boa tarde galerinha! Estava reforçando a minha lógica emm uma bateria de questoes e me deparei com esta...Estou com problemas de interpretação do enunciado, pois pelo que entendi ele pede pra fazer uma função com três parametros: um deles é uma matriz.

 

Como nunca vi nada parecido peço a ajuda de vcs como montar esse código! Obrigado!  😁

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Este exercício é para VisualG? pelo que sei (lembro), o VisualG não aceita vetores como parâmetro.

 

 

Uma forma lógica de funcionar seria algo assim (mas não funcionam):

procedimento tentandoUsarVetorComoParametro(x : vetor [1..5] de inteiro)

outra, análoga ao Pascal:

tipo
  t_meuVetor = vetor [1..5] de inteiro

var
   meuVetor :t_meuVetor

procedimento tentandoUsarVetorComoParametro(v : t_meuVetor)

Mas no VisualG não aceita vetores como tipo, nem subrotinas aceitam tipos na definição do parâmetro.

 

Logo, sugiro deixar a variável da matriz (vetor com 2 parâmetros) como variável global, e passa apenas L e C como parâmetro. Tenta fazer aí e posta o código aqui.

 

 

adicionado 15 minutos depois

Já no Pascal dá para usar vetores como parâmetro:

 

program NomeDoMeuPrograma;

type
  t_meuVetor = array [1..5] of integer;
  
procedure tentandoUsarVetorComoParametro(x :t_meuVetor);
  begin
  writeln(x[2]);
  end;

var
  meuVetor :t_meuVetor;
  
begin
meuVetor[1] := 2;
meuVetor[2] := 7;
meuVetor[3] := 11;
tentandoUsarVetorComoParametro(meuVetor); //vai escrever 7
readln;
end.

 

Ou seja: apesar do VisualG ser meio que um "filho do Pascal", onde basicamente seria uma "versão em Português", esta funcionalidade de "passar vetores por parâmetro" não está disponível (a não ser que eu esteja enganado, é claro).

 

@MATEUS GOMES85, sugiro que migre logo para o Pascal ou o C puro. Entendo que o VisualG serve apenas como um "chamariz" para o mundo das técnicas de programação... especificamente pela questão de está em Português (o inglês assusta alguns iniciantes). Como você já tem uma base, vá para uma linguagem mais avançada!!! As técnicas de programação são universais, mas você ficará muito menos limitado pela tecnologia. O VisualG tem suas vantangens, entretant,o ao mesmo tempo, tem muito bug e limitações!

adicionado 25 minutos depois

PS: No Pascal, fará quase tudo que é feito no VisualG e tento ainda mais flexibilidade. A sintaxe é muuuito semelhante (o VisualG se inspirou no Pascal)... meio que só muda para inglês. Já no C, terá todo um mundo de possibilidades!!

 

Sugestão:

Tente fazer estas mesmas questões que você já resolveu no Pascal. Desta forma, você NÃO precisará se preocupar tanto com a lógica, apenas com a "nova" sintaxe do Pascal (que é bem semelhante ao VisualG). Isso ajudaria a desenvolver a capacidade de adaptação / capacidade de aprender coisas novas...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Simon Viegas

Boa tarde Simon! Muito obrigado por suas dicas...elas são sempre muito valiosas pra mim. Lendo o seu comentário, logo fui buscar uma linguagem de programação pra desenvolver todas as questões do meu exercício com mais eficiência. Instalei a Linguagem C no meu notebook e estou me familiarizando com os comandos e rotinas. Logo estarei postando aqui no clube os programinhas que eu vinha treinando, inclusive essa questão que mecionei acima.

 

PS:. Vinha tentando implementar todos os meus programas com a ferramenta VisualG (que realmente tem a limitação de passar vetores ou matrizes por parâmentro), então seguindo seu conselho estou treinando na Linguagem C e logo estarei interagindo com a galerinha minhas dúvidas e compartilhando o que venho praticando!!! 

 

Vamos em frente! 

.            💭

👊 😃

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...