Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe LGA 775 suporta qualquer processador de mesmo socket?


kleber_07

Posts recomendados

ola pessoal, estou com um pc velho e nem o abrir para ver qual e a sua placa-mãe.

porém me veio uma duvida de um amigo

se uma placa-mãe trabalha com lga775 tem um processador core i2

e possivel colocar qualquer outro processador lga775? ou somente funciona aqueles que estão em sua lista de permitidos em seu manual ?

 

teoricamente se encaixa funciona ? ou nem liga? ou funciona apenas no limite maximo permitido por seu manual ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kleber_07 sobre a parte do manual você está certo. Sempre tem que ler com antecedência qual processadores podem ser usados para a placa-mãe. Especialmente para as LGA's 775, que são mais antigas

 

adicionado 1 minuto depois

Tem vezes que a placa não reconhece o processador por conta de ela ter outro barramento mesmo ela sendo 775, mas claro sempre ler o manual da placa para ver se é ela reconhece. Por exemplo uma placa-mãe LGA 775, aceita barramentos de 900mhz até 1333mhz, portanto ela aceita cpus de barramento de 900 até 1333, sacas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem outro exemplo, uma ASUS p5kpl-am, uma lga 775, que aceita quase todas as cpus 775. 

 

https://www.asus.com/br/Motherboards/P5KPLAM/HelpDesk_CPU/

 

O interessante é que às vezes 775 tem barramentos de 1600mhz mas por meio de overclocking

adicionado 1 minuto depois

@kleber_07 sim, teoricamente. Não bro

adicionado 2 minutos depois

Na prática isso não acontece

adicionado 3 minutos depois

Para poder funcionar a CPU teria que ter FSB (barramento) de acordo com a da placa, aí sim ela pode funcionar normalmente @kleber_07

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora entendi, o barramento da placa tem que ser o mesmo do processador, se for menor que o do processador nao vai atingir o desempenho...

 

existe alguma software que mostra exatamente qual e a placa-mãe?

olhei aqui, e so mostra escrito Asus, sem nem uma outra especificação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kleber_07 baixa o CPU-Z programa top que mostra quase todos os teus componentes, CPU, Mem, Mobo (placa-mãe), etc.... Também fica escrito na placa-mãe o nome dela se você analisar melhor. Ah lembrado que sempre tem que ver o fsb da placa e da cpu para lga's775 e ler o manual da placa-mãe 

adicionado 0 minutos depois

Bom, dei o melhor que pude pra ajudar :). Outra coisa também, caso se for fazer upgrades futuros, sempre verificar o valor da potência da sua fonte se poderá aguentar algum periférico novo que exige ernegia e etc. 

 

Tem um site bom para calcular um setup inteiro:

 

https://outervision.com/power-supply-calculator

 

Como saber o valor real da fonte:

 

https://www.google.com/amp/s/www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/12/como-descobrir-potencia-real-da-fonte-do-meu-computador-confira.amp

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caramba o programa e perfeito ..rs

achei ela, e a Mainboard Model        Maximus Formula

 

https://www.asus.com/br/Motherboards/MAXIMUS_FORMULA/HelpDesk_CPU/

 

porém na lista de processadores suportados, pensei que falava alguma coisa de suporte ao xeon

achei um modelo de xeon 3.0GHz, que e o dobro da que esta nela hoje.

 

se colocar um xeon nela, pode funcionar ou nem liga?

que tenha o mesmo barramento e claro!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Xeon é LGA 771 e por isso que ele não aparece na lista de processadores suportados.
Mas a maioria dos Xeon 771 que tem pra vender por ai já são adaptados para encaixar no socket LGA 775, porém para ele funcionar corretamente voce vai precisar atualizar a BIOS da sua placa-mãe com os microcodes do xeon, ou seja precisa editar a BIOS e inserir nela os códigos dos processadores xeon(porque a BIOS original da sua placa-mãe tem apenas os códigos dos processadores Core2Quad e não dos Xeon)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obviamente não é oficial já que essa é uma adaptação. 
Procura por tutoriais no youtube pra voce entender como funciona. Se voce procurar pelo modelo da sua placa-mãe as vezes até encontra a BIOS da sua placa já modificada com os microcodes, aí é só fazer uma simples atualização e pronto, não dá trabalho nenhum!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende. Se voce instalar uma BIOS errada teoricamente voce poderia danificar a sua placa-mãe, e ai para poder recuperar ela voce teria que levar numa assistência para eles poderem regravar a sua BIOS através de um gravador EPROM...

 

Porém se voce baixar uma BIOS de outra placa-mãe, eu acredito que voce nem vai conseguir prosseguir com a atualização porque o sistema ja iria detectar que o arquivo esta errado. O risco poderia ser de acabar a energia no meio do processo e danificar a BIOS. Nas placas da Gigabyte existe o sistema "Dual Bios", ou seja existem duas bios, a BIOS principal é a que voce atualiza, e se voce danificar ela o sistema recupera através da BIOS secundaria que mantem as informações originais da bios...

Nas placas da ASUS existe um outro sistema que eu nao sei como é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi, onde eu acho esse tipo de assistencia aqui em sp ?

assim eu ja levo la, e eles fazem tudo.

menos arriscado !

 

obs: eu nao consigo baixar a bios original e instalar novamente no caso de problemas ?

adicionado 7 minutos depois

uma duvida, essa atualização e limitada a algum xeon ?

ou poderia servir o mais top dos lga775  ?

 

e como faco para saber, quais sao os melhores ( mais fortes ) xeon de lga775 ?

 

valeu pela ajuda em pessoa

esta ajudando muito o forum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, kleber_07 disse:

entendi, onde eu acho esse tipo de assistencia aqui em sp ?

assim eu ja levo la, e eles fazem tudo.

menos arriscado !

 

obs: eu nao consigo baixar a bios original e instalar novamente no caso de problemas ?

adicionado 7 minutos depois

uma duvida, essa atualização e limitada a algum xeon ?

ou poderia servir o mais top dos lga775  ?

 

e como faco para saber, quais sao os melhores ( mais fortes ) xeon de lga775 ?

 

valeu pela ajuda em pessoa

esta ajudando muito o forum

 

Acredito que qualquer loja de informática que faça manutenção em computador deve ter esse gravador de eprom pra poder recuperar uma BIOS...

 

Esses microcodes ja englobam todos os Xeon lga771. O xeon mais forte é o X5470 que tem clock 3,33Ghz, mas acho que esse nao vale a pena pois ele tem TDP de 125W e não é toda placa-mãe que vai ser compatível com ele.

Se voce realmente quiser um Xeon, sugiro o E5450 que tem clock 3,0Ghz e TDP 80W, ou seja qualquer placa-mãe suporta.

Esse Xeon E5450 é igual ao Core2Quad Q9650, a vantagem do Xeon é que geralmente ele custa a metade do preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao sabia deste negocio da placa-mãe suportar

minha placa-mãe e a   Mainboard Model        Maximus Formula

https://www.asus.com/br/Motherboards/MAXIMUS_FORMULA/HelpDesk_CPU/

 

e o processador que tenho nela e o

    Name            Intel Core 2 Quad Q6600
    Codename        Kentsfield
    Specification        Intel(R) Core(TM)2 Quad CPU    Q6600  @ 2.40GHz
    Package (platform ID)    Socket 775 LGA (0x4)

    Number of cores        4 (max 4)
    Number of threads    4 (max 4)
 

colocar um Xeon E5450, vou notar diferença?

 

e como faço para saber a tdp da minha placa-mãe e se ela suporta esse xeon E5450 ?

 

reparei em algo em todos os processadores xeon e outros

eles sempre descrevem numero de  de núcleos  e Nº de threads

isso interfere no desempenho ?

 

alguns processadores tem Frequência baseada em processador (ex 2.1 GHz ) e núcleos  e  threads altos ( 6 núcleos e 12  threads ) e outros como esse citado, tem  Frequência baseada em processador (ex 3.1 GHz ) alta e núcleos e threads baixo

qual e a relação disto entre eles?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando que voce já possui um Core2Quad, se voce fizer um overclock nele acho que consegue chegar proximo a 3,0Ghz e portanto teria um desempenho próximo ao Xeon E5450, só que vai precisar de um cooler melhor para isso...

 

Todos os Core2Quad e todos os Xeon são 4 Cores e 4 Threads.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

poxa, entao nem precisa perder tempo em atualizar bios e comprar xeon

 

eu achei alguns xeon 775 de 6 Cores e 12 Threads.

 

agora qual cooler e bom ? e com preco legal?

achei cooler de 2 fans, de 3fans

cooler a agua nao sei se precisa, pois me falaram que se pegar um cooler que trabalhar com alto tdp, ja da conta de sobra do aquecimento

o que sugere?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xeon com 6 Cores e 12 Threads na plataforma 775 não tem. Qual foi o modelo que voce viu?

 

Para deixar ele em 3,0Ghz acredito que um air cooler com 4 heatpipe e uma fan de 120mm já esta de bom tamanho. Esse Gammaxx 400 que custa 70 reais na Kabum já esta ótimo.

https://m.kabum.com.br/produto/107078/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-400-blue-bssic-led-amd-intel-dp-mch4-gmx400p-bl?gclid=Cj0KCQiAv8PyBRDMARIsAFo4wK3-UbcdyCxMGhXVq8m0VtDQdGO3zIgWceeLCFJ6-otdnb9f_-RA7tkaAg7YEALw_wcB

 

Mas se quiser fazer um overclock maior para deixa-lo em 3,4Ghz ou 3,6Ghz aí acho que precisaria de um bom water cooler, que custa uns 200 reais.

A sua placa-mãe eu vi que é muito boa, ela possui ótimos dissipadores de VRM então nessa parte voce não terá problema nenhum...

 

Se quiser fazer um overclock aí com o seu cooler box só pra testar, vai subindo o clock devagarinho e monitorando a temperatura pra ver ate quanto chega?

voce sabe fazer overclock? Qual a sua fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acabei de comprar este cooler

poxa legal voce ter avisado, iria gastar dinheiro à toa, pois pelo visto teria a mesma performance .

 

logo logo vou fazer os testes do clock e lhe aviso

 

mas poxa, esta acontecendo algo bem estranho

sumiu o som!!!

nao aparece no painel de controle e nem quando vou adcionar novo hardware

 

como este e outro assunto vou abrir novo topico e ver se alguem consegue dar uma ajuda

vamos nos falando Guto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...