Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compartilhar pastas entre PCs no Windows 10


misterjohn

Posts recomendados

Como usei o XP por mais de 10 anos e depois o sete já faz um tempo, não lembro detalhes, mas até agora não consegui criar uma comunicação semelhante a antes dele, onde por exemplo eu acessava meu notebook pela rede e o hd externo, hoje só consigo transferir algo pela pasta pública que está no C do notebook.

Já vi mil tutoriais, 999 repetem a mesma coisa, tem que ir la na barra, marcar em compartilhar com quem "todos" mas nada ocorre, quero enxergar meu notebook e os outros dois pcs qeu tenho aqui em casa pelo meu pc, sabes como fazer isso?

Obs: Meu pc e note com o w10 e os outros dois com W7....se puder agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Luiz Pedrosa Dias Tenho uma rede cabeada com 3 computadores e um notebook, minha conexão é Vivo Fibra de 200 Mb, já tive de 50 Mb e funcionava perfeitamente sem mexer no roteador, apenas configurando a rede, isso quando tinha ou xp com W7 e mesmo depois só com w7 em todas máquinas, funcionava tudo no grupo doméstico, agora essa p****** de Microsoft tirou esse recurso, só para piorar.

Meu computador é o principal, embora todos estão em rede, eu acessava todos os discos em todos os pcs, sejam externo ou não, com o w10 eu até conseguia com o grupo doméstico, com a tal atualização 1908 parece, esse recurso foi extinto, agora só consigo acesso as pastas públicas que ficam no disco C dos demais, então se quiser mover arquivos dos demais para o meu, tenho que primeiro colocar nessa pasta para depois transferir para o meu pc.

Sobre IP fixo ou não isso é meio complicado, o ip das máquinas são fixos, creio eu.

Obs: Eu sempre fiz as minhas redes, crimpei os conectores, etc, nunca tive sérios problemas, agora com o w10 não consigo de jeito nenhum, mas não sou conhecedor do assunto, apenas o suficiente para meu uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
14 horas atrás, misterjohn disse:

@Pedro Luiz Pedrosa Dias Tenho uma rede cabeada com 3 computadores e um notebook, minha conexão é Vivo Fibra de 200 Mb, já tive de 50 Mb e funcionava perfeitamente sem mexer no roteador, apenas configurando a rede, isso quando tinha ou xp com W7 e mesmo depois só com w7 em todas máquinas, funcionava tudo no grupo doméstico, agora essa p****** de Microsoft tirou esse recurso, só para piorar.

Meu computador é o principal, embora todos estão em rede, eu acessava todos os discos em todos os pcs, sejam externo ou não, com o w10 eu até conseguia com o grupo doméstico, com a tal atualização 1908 parece, esse recurso foi extinto, agora só consigo acesso as pastas públicas que ficam no disco C dos demais, então se quiser mover arquivos dos demais para o meu, tenho que primeiro colocar nessa pasta para depois transferir para o meu pc.

Sobre IP fixo ou não isso é meio complicado, o ip das máquinas são fixos, creio eu.

Obs: Eu sempre fiz as minhas redes, crimpei os conectores, etc, nunca tive sérios problemas, agora com o w10 não consigo de jeito nenhum, mas não sou conhecedor do assunto, apenas o suficiente para meu uso.

 

Qual pasta você quer compartilhar especificamente?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Iniciar - Sistema do Windows - Executar

 

services.msc

(depois OK)

 

Procure na primeira coluna por "Server" e veja se na sua terceira coluna está "Em execução".

Em server está automático ( serviço no gatilho)....o que é isso? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu quero é o que sempre funcionou vou citar antes de instalar o w10, quando era apenas o w7 nas 4 máquinas aqui em casa:

- Meu computador é o digamos pricipal, onde tenho o ssd e demais hds;

- Meu notebook tem um ssd e um hd externo;

- Um computador no quarto do filho 1;

- Um computador no quarto do filho 2;

Como sou eu que formato, instalo programas, conserto todos eles, preciso ter os computadores do quartos em rede com o meu, assim eu posso baixar programas novos, drivers atualizados, mesmo eles estando desligados, depois que ligarem ai eu transfiro o conteúdo;

- Meu notebook é para apoio em caso de defeito no meu e precise pesquisar para resolver o problema, fica mais fácil do que fazer no próprio, já que ele está no mesmo ambiente, atrás de mim, basta fazer a busca do que preciso, virar a cadeira presidente e ir aplicando as instruções obtidas. Também uso esse note para baixar conteúdos, muitas vezes ele fica ligado apenas fazendo isso, depois transfiro via rede para o meu pc.

Como o w7 tinha o grupo doméstico era fácil fazer isso, agora algum gênio da Microsoft acha que ela não tem utilidade (quem não tem é ele ao mexer no que está quieto), agora no w10 o máximo que consigo é o mesmo jeito que ensinam dezenas de sites e blogs, ir lá em compartilhar, marcar com quem quer compartilhar, mas isso só dá acesso a pasta pública em meus documentos, mas quero acesso como antes, em todos os discos de qualquer pc na rede, mesmo alterando as permissões de compartilhamento, com tudo permitido, não tem jeito de por exemplo eu abrir no meu pc em  rede, aparecer todos os pcs, e ao clicar em qualquer um todos os discos ficam acessíveis para tudo já que configurei permissão total para todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 22/02/2020 às 11:53, f_neto disse:

No Windows 10 tem o detalhe de colocar em automático alguns serviços

Cliente DNS
Descoberta SSDP
Host de dispositivo UPnP
Publicação de Recursos de Descoberta de Função

Você poderia fazer o favor de especificar melhor como realizar esses procedimentos?

adicionado 6 minutos depois

@mick 07 Se isso for par mim, o inglês aqui foi o menor dos problemas graças ao tradutor, só que é muita "frescura" de alguém da Microsoft ter complicado tanto, nem dá para aplicar isso ai, já tive experiências anteriores com outros assuntos e tutoriais "kilométricos" porque a gente se perde no caminho, a partir de um ponto a coisa rola diferente, as telas ficam diferentes, portanto eu nem tentei, fala sério, é muita coisa. Antes com o grupo doméstico tudo rolava na maior facilidade, para que complicaram desse jeito? Só para dizerem ao patrão (Bill Gates) que estão trabalhando? Hoje os procedimentos estão todos automatizados, agora esses "gênios" querem aparecer não vejo outra explicação.

Seja como for, se isso é para mim, te agradeço 👏mas é muita coisa, muita alteração e não vai rolar...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 22/02/2020 às 09:36, misterjohn disse:

mas quero acesso como antes, em todos os discos de qualquer pc na rede, mesmo alterando as permissões de compartilhamento, com tudo permitido, não tem jeito de por exemplo eu abrir no meu pc em  rede, aparecer todos os pcs, e ao clicar em qualquer um todos os discos ficam acessíveis para tudo já que configurei permissão total para todos.

 

Pelo que entendi, você quer compartilhar o volume C inteiro, isso?

 

Antes, vamos entender como a coisa funciona. Há três camadas de autenticação para compartilhamentos de rede no Windows:

 

- A autenticação de usuário. Sempre que tentamos acessar um compartilhamento de rede em outra máquina, o Windows atuando como cliente envia as credenciais do usuário atual que estiver logado. No servidor, caso o usuário exista e esteja ativado o compartilhamento de arquivos e impressoras, a senha é conferida. Caso esteja correta, partimos para a próxima etapa. Nota: existe uma política de grupo (GPO) que rejeita credenciais com senha em branco no acesso a compartilhamentos de rede; não lembro se vem habilitada por padrão, mas deveria, pois sem senha não aproveita-se a criptografia do protocolo SMB3.

 

- Permissões do compartilhamento em si. Caso o usuário autenticado anteriormente esteja liberado nas permissões, partimos para a próxima etapa.

 

- Permissões do sistema de arquivos NTFS. Caso o usuário autenticado anteriormente esteja liberado, daí as pastas e arquivos serão servidos pela rede.

 

Se qualquer uma dessas validações falhar, o acesso não funcionará.

 

Temos duas opções que alteram o funcionamento da primeira etapa. No servidor, quando marcamos aquela opção "Desativar compartilhamento protegido por senha", dizemos ao Windows permitir acessos de usuários que não existam na máquina. Esses acessos serão liberados na primeira etapa e passarão pelas duas etapas seguintes usando a conta "Convidado". Já no cliente, podemos fazê-lo enviar credenciais diferentes, não as do usuário logado, usando o "Gerenciador de Credenciais". Nele, é possível definir, pelo nome de máquina, quais credenciais (usuário/senha) serão enviadas.

 

Como fica claro, ao compartilhar o volume C inteiro, invariavelmente será preciso liberar acesso, possivelmente com permissão de escrita, a vários locais críticos do sistema operacional: a pasta C:\Windows, etc. Se a opção "Desativar compartilhamento protegido por senha" estiver habilitada, pior ainda: uma catástrofe no quesito segurança, pois qualquer um terá acesso, basta que esteja na mesma rede que você. Talvez por isso a Microsoft tenha abolido o esquema do Grupo Doméstico (chute, pois não sei como funcionava).

 

Aquele assistente de compartilhamento do Windows se encarrega de acertar as permissões das duas últimas etapas (precisam estar sincronizadas!).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM Não só disco C, mas todos e tudo que estiver plugado ou conectado nos demais pcs, eles não precisam me ver e nem devem....kkkkk.....agora eu quero ter acesso a disco C, D, E....dos demais pcs, como era antes, bastava clicar em meu computador, à esquerda em rede, pronto, aparecia tudo que está ligado e conectado.

Você citou várias etapas mas precisa me orientar como conferir e aplicar se for o caso; quanto a retirada do grupo doméstico porque qualquer um na rede podia ver tudo ou entendi mal ou se isso mesmo eu discordo, isso porque se não for em cada driver e escolher compartilhamento avançado e liberar o conteudo, ninguém a não ser quem eu permitir verá. Continuo na tese de que "para que melhorar se pode complicar" ou então "algum gênio" tirou algo que era feito automatizado, por ter que ser feito "à unha" apenas para mostrar que existe, medo de perder emprego, a tal coisa de empresa moderna, as famosas "metas" que aterrorizam funcionários, "os iluminados" estabelecem metas ai os caras apavorados mexem no que está quieto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...