Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação de fibra óptica


Posts recomendados

Boa tarde, logo de inicio vou deixar bem claro, sou bem leigo quanto ao assunto. Bom, eu moro no interior da minha cidade(entre minha cidade e a cidade vizinha), uso internet via radio, porém, o provedor que eu contrato a internet, tem internet de fibra, e essa, passa para a cidade vizinha, o cabo de fibra óptica  está a cerca de 200-400 metros(não tenho muita noção de distância, mas é mais ou menos isso), contatei eles para ver se não tem como fazer algo para a fibra chegar até minha casa, os mesmos disseram que seria muito caro, porém, sem falar valores. Gostaria de perguntar a vocês os valores dessa instalação(em media), e como é o processo de instalação(é zona rural, porém tem postes até minha casa) ou como eu poderia propor uma negociação para eles instalarem, afinal, quando falei com eles, os mesmos disseram que não iriam fazer o procedimento. Obrigado por qualquer ajuda !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Grande Mestre Lucas disse:

@Brenno Lucas_770370 aqui na cidade que moro, a instalação da fibra óptica está custando a partir de  R$ 200,00

 

O valor varia de empresa para empresa. Como não existe uma tabela fixa de preços, podem muito bem passar a caneta na cara-dura. 

Opa, obrigado por responder, já dá uma ajuda para eu ter uma noção de valores, eu acabei de editar o tópico, percebi que esqueci de pedir algumas informações. Se possível fico mais agradecido, caso possa contribuir em mais algo. :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brenno Lucas_770370 em zona rural é possível que  instalem, mas talvez eles nem darem um preço pra você seja por algum desses dois motivos: falta de pessoal para fazer a instalação ou sabem que a qualidade da internet pode apresentar problema. 

 

Perto da cidade que  moro, existe uma área com umas dezenas de propriedades que ficam próximas a duas rodovias e um tempo desse queriam instalar fibra ótica, mas devido a complexidade do serviço e pouca gente que iria pagar pelo serviço, eles deixaram de mão. Se a quantidade de clientes não é atrativa fora da cidade, em um determinado local, a empresa vai preferir expandir sua instalação pela cidade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

1 hora atrás, Grande Mestre Lucas disse:

@Brenno Lucas_770370 em zona rural é possível que  instalem, mas talvez eles nem darem um preço pra você seja por algum desses dois motivos: falta de pessoal para fazer a instalação ou sabem que a qualidade da internet pode apresentar problema. 

 

Perto da cidade que  moro, existe uma área com umas dezenas de propriedades que ficam próximas a duas rodovias e um tempo desse queriam instalar fibra ótica, mas devido a complexidade do serviço e pouca gente que iria pagar pelo serviço, eles deixaram de mão. Se a quantidade de clientes não é atrativa fora da cidade, em um determinado local, a empresa vai preferir expandir sua instalação pela cidade. 

Então, até entendo o ponto, mas tipo, tem como eles pegarem esse cabo que passa à cerca de 200m daqui e de alguma forma(emendar) outro nele para minha casa ? ou eles teriam que pegar um outro da cidade até minha casa ? porque tipo, a depender do valor eu poderia tentar arcar com os custos(se não forem extremamente altos, é claro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brenno Lucas_770370 tem que ligar para a empresa para ver isso. 

 

Eu já to de boa no momento com 10 megas. Fibra ótima com 120 megas, 320 megas, tem uma velocidade muito maior, contudo tem que ver se vai conseguir utilizar ela para não sobrar metade ou mais. Internet demais para pouco uso é um gasto há mais. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Brenno Lucas_770370 disse:

cabo de fibra óptica  está a cerca de 200-400 metros

O cabo grosso de fibra, pode passar na frente da sua casa isso não importa, 

O que interessa nesse caso, é onde fica a caixa hermetica que desmembra esse cabo e transforma em varias portas,

Se tu nao esta perto dessa caixa, pode desistir.

Desmembrar um cabo entre cidades só pra por uma caixa para tu usar, fica monetariamente inviável.

 

unnamed.jpg.817511230f65c4fc461deff8681eeb3c.jpg

Esses cabos grosso de rodovia nao passa uma unica fibra, mas sim muitas fibras dentro desse cabo, cortar esse cabo pra descer uma caixa e depois continuar a rota desse cabo. Gasta se muita grana, ainda mais se for no estado do parana, Tipo, No parana foi tipo uma estatal estadual que passou esses cabos grossos e vendeu as rotas para os pequenos provedores, O pequeno provedor em si nem tem mao de obra qualificada pra decapar um cabo optico de 80 vias. rs rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/02/2020 às 21:31, Tio Chang disse:

O cabo grosso de fibra, pode passar na frente da sua casa isso não importa, 

O que interessa nesse caso, é onde fica a caixa hermetica que desmembra esse cabo e transforma em varias portas,

Se tu nao esta perto dessa caixa, pode desistir.

Desmembrar um cabo entre cidades só pra por uma caixa para tu usar, fica monetariamente inviável.

 

unnamed.jpg.817511230f65c4fc461deff8681eeb3c.jpg

Esses cabos grosso de rodovia nao passa uma unica fibra, mas sim muitas fibras dentro desse cabo, cortar esse cabo pra descer uma caixa e depois continuar a rota desse cabo. Gasta se muita grana, ainda mais se for no estado do parana, Tipo, No parana foi tipo uma estatal estadual que passou esses cabos grossos e vendeu as rotas para os pequenos provedores, O pequeno provedor em si nem tem mao de obra qualificada pra decapar um cabo optico de 80 vias. rs rs

Entendi, eu moro em Sergipe, cidade pequena, já vi algumas caixas dessas em algumas regiões no interior. Tipo, na região em que moro tenho certeza que pelo menos umas 4 pessoas iriam usar, porém, acho que é pouco para o valor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Brenno Lucas_770370 disse:

Entendi, eu moro em Sergipe, cidade pequena, já vi algumas caixas dessas em algumas regiões no interior. Tipo, na região em que moro tenho certeza que pelo menos umas 4 pessoas iriam usar, porém, acho que é pouco para o valor.

voce poderia ate por conta propria puxar uma fibra apagada da sua casa ate a caixa mais proxima. que nao exeda os 20 quilometros e negociar a banda com o dono da caixa. problema que o dono do poste vai descobrir que sua fibra é clandestina e vai passar a tesoura nela.

 

Outra extrategia é ter um parente ou uma residencia que de visada para o seu sitio, comprar as bandas de internet e enviar para o seu sitio via radio, 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@Tio Chang e @Grande Mestre Lucas estava conversando o provedor da internet, ele disse que sairia extremamente cara o projeto para minha região, falou de antenas com radomi, disse que sairia por volta 8mil, provavelmente mais caro, visto à alta do dólar, você sabe se procede esse valor ? Ele também me disse que a empresa concorrente possui fibra num restaurante próximo à minha casa(cerca de 800m à 1km) em conversa com um técnico deles os mesmos afirmaram que talvez pudessem trazer o cabo, porém, sairia tudo do meu bolso, e com custo médio de 2000mil à 3000mil, tem uma noção se é real esse valor também ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Brenno Lucas_770370 disse:

@Tio Chang e @Grande Mestre Lucas estava conversando o provedor da internet, ele disse que sairia extremamente cara o projeto para minha região, falou de antenas com radomi, disse que sairia por volta 8mil, provavelmente mais caro, visto à alta do dólar, você sabe se procede esse valor ? Ele também me disse que a empresa concorrente possui fibra num restaurante próximo à minha casa(cerca de 800m à 1km) em conversa com um técnico deles os mesmos afirmaram que talvez pudessem trazer o cabo, porém, sairia tudo do meu bolso, e com custo médio de 2000mil à 3000mil, tem uma noção se é real esse valor também ?

pior que é, uns 2mil reais sim, é so ver os preços das bobinas de rolo de fibra optica

 

Nesse de 2 mil reais tem que ver qual a velocidade maxima que vão te mandar tambem. pra ver se compensa.

adicionado 14 minutos depois

@Brenno Lucas_770370 é mais fácil tu descobrir qual modelo de cabo eles querem, Funciona assim pra tu pesquisar, cabo optico 1fo, ou 2fo ou 3fo ou 4fo

 

Xfo = numero de fibras que vem dentro do fio, e tu mesmo compra no mercado livre.

 

Fora o cabo existe outras peças, Tipo a Roseta, o cto e a caixa de emenda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brenno Lucas_770370 Olá amigo, tudo bem?

Faça uma pesquisa de cabo drop, acho que poderia facilitar em um preço mais em conta. Tem que saber onde fica a cto (caixa de terminação óptica) ou a caixa de emenda (cto é para projeto ftth e caixa de emenda é para sdh ou ptp)... Vale lembrar também que não é só a fibra, você vai ter que ver as ferragens como também o conector para o conversor de média (sc ou lc, apc ou upc).

 

Este provedor seria o sergipeweb?

 

att;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cadu Campos  e @Tio Chang Nop, é provedor local(New Speed), acabei falando com algumas pessoas, e as mesmas vem relatando muitos problemas com o serviço deles, acho que não irei desembolsar a grana para o projeto, já pensou gastar essa grana e ter problemas constantes, ia ser muito frustante. Infelizmente não sei mais o que fazer. Tem a questão daquelas antenas radomi, porém nem sei se ficaria bom e o valor é absurdamente alto, segundo o provedor gira em torno de 8000mil, complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...