Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de fonte quasar qa 1150


Posts recomendados

Achei um amplificador Quasar QA1150 no lixo, ele está com todos os componentes aparentemente intactos (visivelmente), mas a placa de fonte dele está quebrada ao meio, existem somente os fusíveis que foram soldados com arame por fora, o resto da placa não encontrei, procurei algumas na web, mas sem sucesso do modelo QA1150 em si, o nome da placa é PS55, eu poderia construir uma se fosse necessário, mas precisaria de um esquema, não sou profissional, apenas me arrisco a soldar componentes...ps55.jpg.e7368054bd1029c811abd7c2051a41c0.jpg

Se alguém souber me dizer quais componentes posso usar, eu tenho algumas peças velhas aqui que serviriam de doadores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei mais informações sobre a placa, como ela não cotinha os resistores da foto acima, acho que é a versão a seguir.

ps55a.thumb.jpg.85765282642127677bc21bdb76d11801.jpg

Aparentemente preciso de 4 diodos de 3 amperes. 2 resistores de (24.2k Ohms 5% 25ppm? tá certo isso), e 2 capacitores os quais não sei o modelo, se alguém souber identificar fico grato, penso em fazer o circuito sem um pcb visto que não tenho nenhum... tenho duvida ao pino central entre os 2 capacitores

ps55aa.jpg.6b44148039ddf10b1c6ae09f382bd8ca.jpg

isto vai ligado a algum lugar? Alguém sabe quais terminais sairão excluindo os 2 da alternada e os 4 dos fusíveis?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Esse "GO" é o fio comum (terra) do amplificador.

Os de símbolo de alternada vão ligados ao secundário do trafo do amplificador.

Os fusíveis de saída da fonte vão ligados ao pares (um - e outro +) para cada canal do amplificador, na placa do amplificador deve ter o local de ligar cada um, geralmente tem a descrição +V e -V que vão para os fusíveis, o GND (terra) do amplificador vai ligado a esse GO da fonte.

 

Os capacitores tem polaridade correta e podem ser usados de 4700uF/50Volts, ou 6800uF essa tensão terá que ser medida no trafo  ou verificada nos capacitores originais que você tem ai! Pode ser que eles sejam para 80V.

Os resistores são só para fazer a descarga dos capacitores quando o som for desligado, pode ser usado de 27K Ohms por 2W de potência.

Os diodos são para 3A, pode ser usados os 1N5408 que são bem comuns a baratos...

Se os seus estiverem bons, pode reaproveitar tanto os diodos como os resistores, já os capacitores devem estar secos e é melhor comprar novos.

 

O esquema dessa fonte esta na figura abaixo:

Fonte simétrica.jpg

 

No seu caso ai, a fonte não possui os dois capacitores C1 e C2, mas pode colocar, não prejudicará em nada, só melhora...

O símbolo de tracinhos um pouco acime do resistor R27K é o Terra que mencionei...

 

As tensões indicadas também não serão as que você terá ai, pois depende do trafo original de amplificador.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...