Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
sandrofabres

C++ Quero fazer uma função que mude a variável do parâmetro passado

Posts recomendados

Em primeiro lugar eu queria saber qual o nome da prática de se mudar o valor da variável-parâmetro da função via ponteiro, por acaso seria Bypass? Gente, sou novato e não sei.
Vou ser sincero, pra programação simples, a única utilidade prática dos ponteiros, pra mim  , é enganar o tipo char quando se precisa fazer uma string que na verdade é um array de letrinhas. Eu sei que C++ é baseada nos tempos onde o programador precisava criar apps que precisavam calcular bit a bit para as coisas, hoje em dia isso ficou mais para programação de drivers , mesmo assim as esquisitices do C/C++ ficaram, vide o parto que é a conversão de tipos e o uso de array pra camuflar um 'tipo string' verdadeiro.  

Pensando nisso eu gostaria de achar mais utilidades práticas para o ponteiro na minha vida, então fiz o seguinte modelo que não deu certo :

int bEleitor = 17;
Petismo(&bEleitor);
void Petismo(int *bEleitor)
{
    int *lula = &bEleitor;
    *lula = 13;
} 

// onde cout << bEleitor <<endl; deveria imprimir 13 e não 17 apos rodar-se a função Petismo(bEleitor);

Com isso eu poderia retornar várias informações de uma vez só, sem precisar return, algumas APIs do windows gostam de fazer isso, eu queria fazer também, porém o exemplo acima não funcionou dando o erro: In function 'void Petismo(int*)': 8:21: error: cannot convert 'int**' to 'int*' in initialization. Como a função acima funcionaria para mudar um valor de uma variável sem precisar usar return e nem variáveis 'globais'?

• Amei 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

void Petismo(int *bEleitor) esta esperando uma direção e não o valor da variável, o correto é chama-la assim-> Petismo(&bEleitor). Mas me da que você ja sabe isso e quer abrir debates, como das outras vezes... Toma-lo ou deixa-lo.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, vangodp disse:

void Petismo(int *bEleitor) esta esperando uma direção e não o valor da variável, o correto é chama-la assim-> Petismo(&bEleitor). Mas me da que você ja sabe isso e quer abrir debates, como das outras vezes... Toma-lo ou deixa-lo.

Muito bem, figura risonha sinistra! Você estava certa!

Refiz o programa acima e funcionou usando o E comercial.  O deixei assim:

#include <iostream>
#include <string>
using namespace std;

void Petismo(int *eleitor)
{
   int *lula = eleitor;
   *lula = 13;
}    

int main()
{
   int bEleitor = 17;
   // mudando o valor de bEleitor usando ponteiro ao invés de return
   Petismo(&bEleitor);
   // imprimindo o valor alterado depois de se chamar o método Petismo()
   cout << bEleitor << endl;

return 0;
}

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Se em uma variável você faz assim:
int x;
int *ptr;
ptr = &x;
Nos parâmetros é a mesma coisa:
int x;
void foo(int *ptr){...}
int main(){
foo(&x);

...

adicionado 1 minuto depois

foo(&x) equivale a fazer ptr = &x;

adicionado 1 minuto depois

Até a próxima homem vintage.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, vangodp disse:

Se em uma variável você faz assim:
int x;
int *ptr;
ptr = &x;
Nos parâmetros é a mesma coisa:
int x;
void foo(int *ptr){...}
int main(){
foo(&x);

...

Muito bom! Agora eu achei uma utilidade prática para os ponteiros.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, sandrofabres disse:

dando o erro: In function 'void Petismo(int*)': 8:21: error: cannot convert 'int**' to 'int*' in initialization

Atente para o que está escrito na mensagem de erro

Veja o código

void Petismo(int *bEleitor)
{
    int *lula = &bEleitor;
    *lula = 13;
} 

Isso dá na mesma que escrever

int* bEleitor;
int* lula;

mas ao escrever desse modo ajuda a ler que bEleitor é um ponteiro para int e lula é um ponteiro para int.

• Quando você escreveu &bEleitor está buscando o endereço de um ponteiro para int, e o resultado então seria int**
  • E quando você escreve *lula = &bEleitor está atribuindo a um int* um valor int**, que é exatamente o que diz a mensagem de erro.

E não há razão para declarar outra variável, já que poderia escrever simplesmente

*bEleitor = 13;

Em geral é melhor descobrir o que está errado do que ir mudando a olho até parecer certo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

montagem2018-capa-newsletter2.jpg

PROMOÇÃO DE QUARENTENA

De R$ 39,90 por apenas R$ 19,90 só até as 23h59min deste domingo 29/03/2020

CLIQUE AQUI E COMPRE AGORA MESMO!