Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Minha fonte está dando choque


Posts recomendados

@Eduardo1809 Falta de Aterramento ou Fase invertido, se não for só 1, é logo os 2.

 

Qual é o modelo exato dessa fonte ? Segundo pesquisa achei uma que tem chave seletora de tensão, então a marca já fica marcada no mercado de produto ruim, agora só com marca e modelo da pra saber mesmo qual é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Eduardo1809 Falta de Aterramento ou Fase invertido, se não for só 1, é logo os 2.

 

Qual é o modelo exato dessa fonte ? Segundo pesquisa achei uma que tem chave seletora de tensão, então a marca já fica marcada no mercado de produto ruim, agora só com marca e modelo da pra saber mesmo qual é.

Não tenho certeza do modelo, a minha não tem a chave seletora de tensão, ela é bivolt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo o pino terra não é a solução para o problema, isso é apenas para em caso de um contato acidental de energia com a carcaça descarregar pelo terra sem ferir ninguém. Você tem multímetro? Se tiver teste se existe contato entre os pinos de alimentação e a estrutura metálica, para isso basta selecionar na função  adequada, colocar uma ponta do aparelho  em um pino do plug e o outro na estrutura da fonte, não segure ambos os pinos com as mãos se não terá a continuidade pelo teu corpo. Se não tiver, pode usar uma lâmpada teste, mas ai é mais perigoso, teria que pegar uma lâmpada em um soquete, com dois fios mais ou menso de uns 30 cm cada, ligar uma ponta na tomada e a outra enrole no pino do plug da fonte e prenda com fita isolante para não encostar no outro pino, ai peque um pedaço de fio, enrole no outro pino  (já está um em uso) prende com fita isolante, e a outra ponta na tomada.

Se a lâmpada acender forte o curto é significativo, se acender fraca é menos, mas o correto não é nem um nem outro é não acender....só faça isso se tiver segurança e intimidade com essas coisas senão esqueça fique só com o multímetro ou então use uma fonte de baixa tensão como a bateria de um carro de 12 V e uma Lâmpada da mesma tensão.

E como na imagem abaixo, normalmente se usa para saber principalmente se alto está em curto e não tem um multimetro, mas serve para o seu caso...de qualquer forma, não é para dar choques seja fraco ou forte, instalar um terra não resolve e agrava o problema, fio terra é algo como uma emergência não para conviver com o problema.

 

lampada-teste.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, KairanD disse:

@Eduardo1809 Confira a polarização da tomada:

 

image.pngminha tomada e o novo padrão Brasileiro

 

adicionado 2 minutos depois
19 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Eduardo1809 Dê uma olhada na fonte e veja se tem rótulos e pegue o modelo.

 

Ou a caixa.

 

Bivolt não quer dizer nada, além disso, esse é o termo para fontes antigas.

 

Se a sua fonte tem PFC Ativo e se realmente for de qualidade, ela é Full Range.

Estou sem a caixa, achei uma foto dela na internet 

fonte-atx-500w-real-mgs-selo-80-plus-bronze-promoco-D_NQ_NP_940240-MLB27371609947_052018-F.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Polarização é só para circuitos monofásicos de 115/127 V o popular 110 VAC, para circuitos bi-fásico, 220/240 V isso não prevale porque não tem polaridade pelo motivo óbvio, como você não citou a tensão, optei por achar ser igual a minha aqui na baixada, 220 VAC 60Hhz....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Eduardo1809 disse:

 

adicionado 2 minutos depois

Estou sem a caixa, achei uma foto dela na internet 

fonte-atx-500w-real-mgs-selo-80-plus-bronze-promoco-D_NQ_NP_940240-MLB27371609947_052018-F.jpg

 

 

Recomendo também o teste de outra fonte, de marca confiável, algo como Corsair, por exemplo.

 

Eu tinha achado uma fonte igual essa da imagem no mercado livre, mas precisava ter confirmação do modelo da sua para saber qual era, e como você falou, é igual essa ai, agora tenho a confirmação.

 

Ao procurar por ela encontra-se poucas coisas, mas cai várias fontes genéricas junto da pesquisa, inclusive, o modelo dessa fonte existem 2, então tem um que marcou a marca como ruim e tentaram refazer colocando essa no mercado.

 

Fontes de marca confiável é Corsair, EVGA, Thermaltake, XFX e Pcyes.

 

Pega uma fonte dessas marcas que citei e testa, até porque você mesmo disse que seu pc as vezes desliga, e desligar pode ser sinal de má alimentação.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo1809 O choque elétrico não depende da qualidade da fonte e sim de um contato acidental de um fio energizado na estrutura metálica, isso pode acontecer com uma genérica ou uma de centenas de reais.

Mas como chegaste a conclusão que é a fonte? Que teste fizeste para alegar isso? Perguntar não ofende, teu monitor é CRT ou LCD/LED?

Antigamente dava muito choque em gabinete por fuga de tensão no monitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, misterjohn disse:

@Eduardo1809 O choque elétrico não depende da qualidade da fonte e sim de um contato acidental de um fio energizado na estrutura metálica, isso pode acontecer com uma genérica ou uma de centenas de reais.

Mas como chegaste a conclusão que é a fonte? Que teste fizeste para alegar isso? Perguntar não ofende, teu monitor é CRT ou LCD/LED?

Antigamente dava muito choque em gabinete por fuga de tensão no monitor.

Meu monitor e de led.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo1809 Isso ai é para mostrar o que está demandando mais processamento e fazendo consumir mais, não tem nenhuma relação com sua fonte dar choque.

 

Em meu pc também aparece isso ai do consumo, coisa das novas versões do Windows 10.

 

O seu ai de dar choque é mal de tomada sem Aterramento.

 

E desligar é mal de fonte vagabunda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Eduardo1809 disse:

Meu monitor e de led.

Então o choque dificilmente virá do monitor.

adicionado 7 minutos depois

Vocês tem que considerar o seguinte, toda eletrônica funciona em sua maioria em 12 VDC ou menos, e a presença de 110/220 VAC 60 Hz só existe na fonte. Antigamente eram com transformadores então apenas o primário do trafo recebia esse tensão e entregava os 12 V que é uma tensão insuficiente para dar choques. Então se está sentindo eles no gabinete, só pode estar vindo desse equipamento, não tem como se diferente disso, essa tensão é insuficiente para vencer a resistência da pele do ser humano, pode pegar nos dois bornes de bateria e não levarás choque e se alguém já levou algum choque forte em um veículo, esse veio da bobina que na na real é um transformador que tem a corrente continua alternada pelo platinado, gerando a alta tensão enviada a vela para dar a faísca, mas isso é outra história....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...